Pesquisar No Site

Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil de Caraguatatuba oferece apoio psicológico para crianças e adolescentes

Publicado em: 27/08/2021
Dia Mundial da Saúde Mental: Caraguatatuba oferece tratamento humanizado para quem sofre de transtornos mentais
Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil de Caraguatatuba oferece apoio psicológico para crianças e adolescentes

Desde abril 2019, o Ambulatório de Saúde Mental de Caraguatatuba, no Jardim Primavera, tem direcionado seus atendimentos psiquiátricos e psicológicos, exclusivamente, para crianças e adolescentes com até 17 anos.

#PraCegoVer: A imagem mostra a entrada do ambulatório infanto-juvenil (Foto: Divulgação/PMC)

Os dados do ambulatório são preocupantes e mostram que, no mesmo ano, foram notificados 174 casos de ideações suicidas de crianças e adolescentes, superando os números de 2018 quando foram feitas apenas 48 captações de ideações suicidas.

Ainda de acordo com os dados do ambulatório, crianças e adolescentes com até 17 anos do sexo feminino representam a maioria das notificações. Entre 2018 e julho de 2021, foram 219 contra 101 registros em crianças e adolescentes do sexo masculino.

Por mês, a unidade realiza, em média, 180 atendimentos psiquiátricos e 120 psicológicos.  Porém, de março a abril de 2020, o atendimento do ambulatório foi estritamente remoto devido às protocolos sanitários de prevenção à Covid. Todos os dias a equipe fazia o monitoramento de seus pacientes, via telefone.

Durante a pandemia da Covid-19, as notificações de casos de ideações suicidas diminuíram em 63%. No ano passado, o ambulatório registrou 63 ideações e até julho de 2021 foram 35.

A coordenadora do ambulatório, Érica Perroni, conta que “a pandemia contribuiu para que as pessoas ficassem mais isoladas e muitas não saiam de casa; além da questão de que os serviços de saúde ficaram mais direcionados à Covid, por isso essa diminuição. Mesmo assim, a equipe conseguiu captar esses casos”.

Após perceber uma piora por conta do isolamento da pandemia, o ambulatório voltou a atender presencialmente no mês de julho. “Muitos deles estavam piorando e tendo crises, o que acabou gerando um aumento expressivo na entrada dos nossos adolescentes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por automutilação e suicídio”.

De um modo geral (crianças, adolescentes e adultos), somente no primeiro quadrimestre de 2021 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 44 chamados de tentativa de suicídio. Também foram atendidos 130 chamados de psiquiatria e 56 de surto psicótico.

Como era?

Antes de o ambulatório passar a atender apenas crianças e adolescentes, toda a saúde mental no município era unificada. Adultos, crianças e adolescentes faziam acompanhamento no mesmo local. Hoje, os adultos têm à disposição o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), no Sumaré.

A decisão de atender esse público proporcionou um melhor direcionamento. De lá pra cá, a equipe percebeu que houve um melhor avanço na qualidade do serviço. O que facilita na realização de ações como, por exemplo, o ‘Setembro Amarelo’ e atividades.

Ações do ambulatório

O ambulatório realiza nas escolas palestras com foco na prevenção ao suicídio, além de oferecer ajuda à criança e ao adolescente para que ele identifique a ideação suicida a partir de sinais e sintomas, seja para ele ou algum colega.

O objetivo é mostra que ele está seguro para se expor e contar quais são as suas mágoas.

Érica explica que “as palestras são motivacionais e preventivas no sentido de saber que eles não estão sozinhos e que o município possui bons equipamentos que proporcionam tratamento e acolhimento se despindo de crenças e ideologias”.

Quando e como buscar ajuda?

Fique atento aos sintomas e sinais e preste atenção no adolescente ou criança. Ela ou ele pode ser seu amigo, filho, sobrinho. É preciso tentar identificar o porquê dele não estar mais conversando, de ficar mais isolado ou o motivo de não de ir à escola.

Entre os sintomas mais frequentes da ideação suicida estão: angústia, mudança de hábitos alimentares (perda de apetite, por exemplo), alteração no sono, isolamento social, irritação e agressividade e automutilação.

“Às vezes, o meu amigo não busca ajuda, mas eu posso buscar ajuda por ele; isso é empatia”, ressalta a enfermeira.

No Brasil, existe um canal de telefônico de ajuda que conta com profissionais capacitados para atender esses casos, o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias.

Os adolescentes e crianças também podem encontrar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.

Os enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) das unidades serão responsáveis por fazer a captação e o acolhimento necessário. Eles irão preencher a ficha do SINAN. Uma ficha de notificação de agravos à saúde.

Qualquer profissional poderá preencher o SINAN. O ambulatório capacitou os setores públicos como Educação, Social e Cidadania (CRAS e CREAS) e Esportes porque essa faixa etária tende a buscar ajuda naquela pessoa em que sente confiança.

Com a ficha do SINAN preenchida, a Secretaria de Saúde encaminha o adolescente ao ambulatório para o acolhimento e tratamento. O prazo para que ele seja atendido é de, no máximo, 72h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro
Carreta e novo equipamento de exames agilizam atendimentos na UPA Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba está desde quinta-feira (18) com novas medidas para dar mais agilidade no atendimento da UPA Central. Após a triagem, os pacientes diagnosticados com suspeita de dengue são encaminhados para carreta instalada na frente da UPA, onde passam por atendimento médico. Após passarem em consulta médica são

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024