Pesquisar No Site

Temperatura se mantém abaixo de 10 graus até domingo e ressaca persiste

Temperatura se mantém abaixo de 10 graus até domingo e ressaca persiste
Temperatura se mantém abaixo de 10 graus até domingo e ressaca persiste

O final de semana promete ser de muito frio, ainda, e com registro de ressaca no mar devido à frente fria que passa pela região. Conforme o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos (CPTEC), a probabilidade de chuva até domingo em Caraguatatuba é de 5%.

A temperatura mínima no sábado (31) deve ficar em torno de 9 graus e a máxima 21. No domingo, ela esquenta um pouquinho, subindo para 10 e 23, respectivamente.

Marinha do Brasil alerta para ventos de 75 km/h, ondas de 3 metros e risco de ressaca na região

#Pracegover: Imagem mostra onda arrebentando em pedra formando espumas (Foto: Luis Gava/PMC)

Já o boletim emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil mantém a previsão de ressaca com ondas de direção sudoeste a sudeste, com até 4 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este alerta é muito importante aos navegantes das comunidades de pesca e esporte e recreio, que devem consultar essas informações antes de saírem ao mar.

Na quinta-feira (29), forte ressaca voltou a provocar estragos na Praia da Mococa, atingindo quiosques e árvores. Hoje, equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Defesa Civil estiveram no local para definir as medidas de contenção a serem tomadas.

Como medidas paliativas para ajudar os quiosqueiros da Mococa, já foi realizada a demarcação topográfica das novas áreas a serem ocupadas pelos quiosques, conforme projeto aprovado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), com o objetivo de autorizar a colocação de contêineres em caráter provisório, inicialmente, para as unidades que foram significativamente afetadas pelas ressacas da última semana e, assim, possam continuar em funcionamento.

De acordo com diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, que também é oceanógrafo, com base em informações técnicas e científicas baseadas em monitoramentos oficiais realizados por órgãos reconhecidos mundialmente como a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), atualmente, está ocorrendo a transição do período do fenômeno “La Niña” para o “El Niño”.

Ele disse ainda que essas mudanças, em geral, afetam os padrões climáticos de maneira significativa, inclusive no hemisfério sul e, por consequência, podem resultar no aumento da frequência de frentes frias que chegam à costa sul e sudeste do Brasil.

“Importante ressaltar que, durante esses fenômenos cíclicos e naturais que ocorrem aproximadamente a cada quatro anos, pelo menos em princípio, é esperado que existam fases em que as ressacas, principais responsáveis pelos processos erosivos em praias arenosas, sejam mais intensas”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jornada de 8h diárias dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba recomeça na próxima segunda-feira (3/1)
Jornada de 8h diárias dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba recomeça na próxima segunda-feira (3/1)

O expediente de trabalho de 8h diárias dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba recomeça na próxima segunda-feira (3/1). A volta da jornada de 8h/diárias (40h/semanais de trabalho) está prevista no Decreto nº 1.560, de 30 de novembro de 2021 Desde março de 2020, a Prefeitura seguiu uma escala de trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/12/2021
Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta
Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta

Técnicos da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado estiveram neste sábado (1º/1) em Caraguatatuba para vistoriar áreas de risco. Diante do quadro, eles decidiram colocar o município em estado de alerta, o segundo mais restritivo dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC). As avaliações

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/01/2022
Campeonatos municipais do Arena Verão começam nesta sexta-feira
Campeonatos municipais do Arena Verão começam nesta sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, em mais um ano, promove a partir desta sexta-feira (07) as emoções do Arena Verão 2022. Além das atrações com jogadores de vôlei medalhistas olímpicos, artistas e ex-jogadores, o evento traz ainda as emoções dos campeonatos municipais de Beach Tennis, Beach Soccer, Vôlei de Praia e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/01/2022
Fiscalização de Caraguatatuba desmonta 23 acampamentos irregulares na Virada e apreende 5 Busers
Fiscalização de Caraguatatuba desmonta 23 acampamentos irregulares na Virada e apreende 5 Busers

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba tiveram bastante trabalho nos dois dias que antecederam a Virada de 2021 para 2022. Foram localizadas 14 barracas de camping nas praias entre o Centro e o Camaroeiro e mais nove debaixo da tenda da Praça da Cultura. Todas foram desmontadas. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba divulga convocados do PEAD para apresentação na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba divulga convocados do PEAD para apresentação na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar na limpeza e manutenção de praças, ruas e praias do município. A apresentação dos convocados (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) será nas próximas segunda, terça e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 07/01/2022