Pesquisar No Site

Mudança na taxa de administração do CaraguaPrev é aprovada no Legislativo

Publicado em: 01/07/2021
Previdência Complementar dos servidores efetivos municipais de Caraguatatuba é aprovada
Mudança na taxa de administração do CaraguaPrev é aprovada no Legislativo

O projeto de lei que adéqua à taxa de administração do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) a uma exigência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) foi aprovado na última terça-feira (29/6), na Câmara Municipal.

#PraCegoVer: Servidor do CaraguaPrev atendendo duas seguradas do CaraguaPrev na recepção do instituto (Foto: Luis Gava/PMC)

Com a aprovação da alteração na Lei Complementar 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev), a taxa de administração de 2% deixa de ser calculada sobre a remuneração bruta dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, passando a ter somente a base de cálculo sobre as contribuições dos servidores da ativa.

A proposta atende uma determinação da Portaria nº 19.451/20 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), ligada ao Ministério da Economia, que determina a alteração na taxa de custeio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no atual exercício, para aplicação em 2022. A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas online nos dias 16 e 17 de junho.

Dessa forma, a redação do artigo 116 da legislação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) passou ser a seguinte: “As despesas necessárias às atividades e ao funcionamento do CaraguaPrev serão custeadas pela taxa de administração, conforme definição da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que é de 2% (dois por cento) do valor total das remunerações de contribuição de todos os servidores ativos vinculados ao regime próprio de previdência social de Caraguatatuba, apurado no exercício financeiro anterior.”

“Com esta adequação, o CaraguaPrev reduzirá os valores destinados a taxa de administração, aplicando cerca de mais de R$ 1,7 milhões por ano para pagamento de benefícios previdenciários. Estamos cortando na própria carne”, disse o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau.

Até o momento, o instituto gerencia 715 aposentadorias e pensões por morte dos segurados da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.

O CaraguáPrev está localizado na Av. Prestes Maia, 302 – Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 14h, nos dias úteis. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas

O Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, abriu Edital de Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Edital nº 02/2024 para o curso FIC de Introdução ao Controle Tecnológico em Usinas de Concreto. O curso ocorrerá de 18 de março a 30 de abril de 2024, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 06/03/2024
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica

A Concessionária Tamoios informa que será realizado um bloqueio momentâneo na Rodovia dos Tamoios, na manhã de sexta-feira (01/03), para aferição de lombada eletrônica. O equipamento está localizado na altura do km 82, sentido litoral. A interdição será realizada pela Concessionária com apoio da Polícia Militar Rodoviária. O bloqueio acontece

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/02/2024
Jogos Recreativos da Melhor Idade de Caraguatatuba reúne centena de atletas
Jogos Recreativos da Melhor Idade de Caraguatatuba reúne mais de uma centena de atletas

Caraguatatuba recebeu neste final de semana a 13ª edição dos Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (JOREMI). As competições foram realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, e no Centro Convivência da Terceira Idade, no Cidade Jardim. Os atletas disputaram várias modalidades, entre elas, atletismo, bocha, buraco,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promove a revitalização de diversas sinalizações de trânsito no bairro do Indaiá, região central da cidade. Nas avenidas Maranhão e Minas Gerais, foram demarcadas vagas para estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024