Pesquisar No Site

Mostra fotográfica ‘Mudanças de um Contorno’ entra em exposição em pontos de ônibus de Caraguatatuba

Publicado em: 15/07/2021
Destaques
Mostra fotográfica ‘Mudanças de um Contorno’ entra em exposição em pontos de ônibus de Caraguatatuba
Mostra fotográfica ‘Mudanças de um Contorno’ entra em exposição em pontos de ônibus de Caraguatatuba

O fotógrafo Felipe Santos, conhecido por Felipe Samurai, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e da Prefeitura Municipal, apresenta um recorte do projeto fotográfico Mudanças de um Contorno, que através da técnica lambe-lambe – atividade ambulante de fotografia realizada em espaços públicos – exibirá imagens do ‘Contorno’ (um trecho da Rodovia dos Tamoios dentro do município) em dois pontos de ônibus na avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), no Centro.

#PraCegoVer: Fotografo da exposição “Mudanças de um Contorno” (Foto: Felipe Santos)

A exposição será entre os dias 20 de julho a 17 de agosto e contará com suporte para as obras os pontos de ônibus próximos à Praça Ton Ferreira, onde fica a pista de skate, e à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Praça do Artesanato.

Ao todo, serão apresentadas 12 imagens em preto e branco e coloridas, retratando o cotidiano dos trabalhadores nos canteiros das obras em vários pontos da cidade.

A abertura da mostra será na terça-feira (20), às 20h, por live via Youtube: youtube.com/channel/UC-RNndA-v6FPgFgJFK0FLzQ, com a exibição do Vídeo-Exposição. Seguindo a programação, serão realizadas outras duas lives: Processo Criativo, na quarta-feira (21), às 19h, e Fotografia Autoral, no dia 12 de agosto, no mesmo horário.

Em 2019, Mudanças de um Contorno foi contemplada pelo ProAC Editais, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, na categoria de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais.

#PraCegoVer: Foto da Exposição “Mudanças de um Contorno”. (Foto: Felipe Santos)

Sobre o Projeto

O projeto Mudanças de um Contorno teve início em 2015, em diversos bairros de Caraguatatuba, tendo sido registradas as transformações urbanas, ambientais e sociais impactadas pela construção de uma estrada.

A inspiração para o projeto veio da coleção temática de fotos antigas do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e trechos do livro Santo Antônio de Caraguatatuba, sobre a construção da estrada de rodagem Parahybuna-Porto, em São Sebastião, para ligar o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, a atual Rodovia dos Tamoios (SP-99).

Sobre Felipe Santos

Fotógrafo autoral, natural de Guarulhos e residente em Ilhabela, Felipe Santos é formado pela escola Mercado Artístico Brasil e Escola Vanguardista de Arte. Foi membro do núcleo de fotografia da Oficina Cultural Altino Bondesan e membro do Foto Clube Câmera e Luz.

Participou do workshop Como ler suas próprias fotografias – A construção de imagens como percurso autoral com a pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas, no Madalena Centro de Estudo da Imagem.

Teve participações em concursos e prêmios, como: Nacional Pierre Verger, Diário Contemporâneo de fotografia, Urbs Brasil, entre outros; realizou palestra sobre fotografia autoral em centro de reabilitação para moradores de rua, em Caraguatatuba. Atualmente dedica-se a projetos de fotografia documental no litoral norte de São Paulo.

Serviço:

Exposição Mudanças de um Contorno

Local: Pontos de ônibus nas praças Ton Ferreira e Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – Centro

Abertura via live: 20/7, às 20h (Exibição do Vídeo-Exposição)

Cronograma de lives:

Live Processo Criativo – 21 de julho, às 19h

Live Fotografia Autoral – 12 de agosto, às 19h

Acesso às lives e abertura da mostra pelo link: youtube.com/channel/UC-RNndA-v6FPgFgJFK0FLzQ

Mais informações sobre a exposição:

Site: www.mudancasdeumcontorno.art.br

Instagram: instagram.com/exposicao.mudancasdeumcontorno/

Facebook: facebook.com/mudancasdeumcontorno

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil alerta para temporais e chuvas persistentes na primeira semana de setembro
Defesa Civil alerta para onda de calor e risco de incêndios

A Defesa Civil de São Paulo alerta para uma massa de ar quente que deve atuar no estado entre sexta-feira (28) e segunda-feira (31),  o que favorece temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em praticamente todo o território paulista, chegando entre 30ºC e 35ºC, com índice

Leia Mais Notícias Defesa Civil Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 28/08/2026
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado

Em apoio à campanha Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Universidade de Taubaté (Unitau) realizam, no dia 19 de agosto, o VIII Fórum de Apoio à Amamentação das 13h às 17h, no Auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – campus Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/08/2026
Município busca revisão de regra da ANP que reduz produção da UTGCA e royalties
Município busca revisão de regra da ANP que reduz produção da UTGCA e royalties

O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, participa nesta quinta-feira (6) de uma reunião na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para tratar das exigências impostas à Unidade de Tratamento de Gás Natural Monteiro Lobato (UTGCA). Acompanhado por uma equipe técnica, o prefeito apresenta os impactos provocados pela

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/08/2026
Aloha Spirit 2026 espera mais de 4 mil pessoas em Caraguatatuba e segue com inscrições para corrida de rua
Aloha Spirit 2026 espera mais de 4 mil pessoas em Caraguatatuba e segue com inscrições para corrida de rua

Caraguatatuba recebe, entre os dias 14 e 16 de agosto, mais uma etapa do Aloha Spirit, festival que reúne competições de esportes aquáticos, corrida de rua e atrações culturais. O evento será na Praia do Centro e deve atrair atletas e visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13

A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026