Pesquisar No Site
Mostra fotográfica ‘Mudanças de um Contorno’ entra em exposição em pontos de ônibus de Caraguatatuba
Mostra fotográfica ‘Mudanças de um Contorno’ entra em exposição em pontos de ônibus de Caraguatatuba
O fotógrafo Felipe Santos, conhecido por Felipe Samurai, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e da Prefeitura Municipal, apresenta um recorte do projeto fotográfico Mudanças de um Contorno, que através da técnica lambe-lambe – atividade ambulante de fotografia realizada em espaços públicos – exibirá imagens do ‘Contorno’ (um trecho da Rodovia dos Tamoios dentro do município) em dois pontos de ônibus na avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), no Centro.

#PraCegoVer: Fotografo da exposição “Mudanças de um Contorno” (Foto: Felipe Santos)
A exposição será entre os dias 20 de julho a 17 de agosto e contará com suporte para as obras os pontos de ônibus próximos à Praça Ton Ferreira, onde fica a pista de skate, e à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Praça do Artesanato.
Ao todo, serão apresentadas 12 imagens em preto e branco e coloridas, retratando o cotidiano dos trabalhadores nos canteiros das obras em vários pontos da cidade.
A abertura da mostra será na terça-feira (20), às 20h, por live via Youtube: youtube.com/channel/UC-RNndA-v6FPgFgJFK0FLzQ, com a exibição do Vídeo-Exposição. Seguindo a programação, serão realizadas outras duas lives: Processo Criativo, na quarta-feira (21), às 19h, e Fotografia Autoral, no dia 12 de agosto, no mesmo horário.
Em 2019, Mudanças de um Contorno foi contemplada pelo ProAC Editais, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, na categoria de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais.

#PraCegoVer: Foto da Exposição “Mudanças de um Contorno”. (Foto: Felipe Santos)
Sobre o Projeto
O projeto Mudanças de um Contorno teve início em 2015, em diversos bairros de Caraguatatuba, tendo sido registradas as transformações urbanas, ambientais e sociais impactadas pela construção de uma estrada.
A inspiração para o projeto veio da coleção temática de fotos antigas do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e trechos do livro Santo Antônio de Caraguatatuba, sobre a construção da estrada de rodagem Parahybuna-Porto, em São Sebastião, para ligar o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, a atual Rodovia dos Tamoios (SP-99).
Sobre Felipe Santos
Fotógrafo autoral, natural de Guarulhos e residente em Ilhabela, Felipe Santos é formado pela escola Mercado Artístico Brasil e Escola Vanguardista de Arte. Foi membro do núcleo de fotografia da Oficina Cultural Altino Bondesan e membro do Foto Clube Câmera e Luz.
Participou do workshop Como ler suas próprias fotografias – A construção de imagens como percurso autoral com a pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas, no Madalena Centro de Estudo da Imagem.
Teve participações em concursos e prêmios, como: Nacional Pierre Verger, Diário Contemporâneo de fotografia, Urbs Brasil, entre outros; realizou palestra sobre fotografia autoral em centro de reabilitação para moradores de rua, em Caraguatatuba. Atualmente dedica-se a projetos de fotografia documental no litoral norte de São Paulo.
Serviço:
Exposição Mudanças de um Contorno
Local: Pontos de ônibus nas praças Ton Ferreira e Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – Centro
Abertura via live: 20/7, às 20h (Exibição do Vídeo-Exposição)
Cronograma de lives:
Live Processo Criativo – 21 de julho, às 19h
Live Fotografia Autoral – 12 de agosto, às 19h
Acesso às lives e abertura da mostra pelo link: youtube.com/channel/UC-RNndA-v6FPgFgJFK0FLzQ
Mais informações sobre a exposição:
Site: www.mudancasdeumcontorno.art.br
Instagram: instagram.com/exposicao.mudancasdeumcontorno/
Facebook: facebook.com/mudancasdeumcontorno
Veja Também Recentes
Estudantes de Caraguatatuba preparam curta-metragem durante formação audiovisual
Cerca de 20 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba participaram, na última sexta-feira (2) e no sábado (3), de uma formação prática em audiovisual conduzida por profissionais do cinema. As atividades ocorreram na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Travessão, e no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Conselho Municipal de Assistência Social empossa conselheiros para biênio 2026-2028 e elege Mesa Diretora em Caraguatatuba
O Conselho Municipal de Assistência Social de Caraguatatuba (COMAS) empossou, na última sexta-feira (16), os novos membros para o biênio da gestão 2026-2028. A cerimônia ocorreu no auditório Monteiro Lobato, da Secretaria de Educação e contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil. Participaram do
Caraguatatuba registra mais de 105 mil eleitores aptos para votar no 2º turno
Ao todo, 105.586 eleitores estão aptos a votar no próximo domingo (25/10), das 8h às 17h, em 45 locais e 383 seções de votação de Caraguatatuba. No 2º turno das eleições, eleitores do Estado de São Paulo vão votar somente no presidente da República. Em São Paulo, o governador Tarcísio
Líder e invicta, equipe de basquete Sub-17 de Caraguatatuba busca mais uma vitória na Copa Metropolitana
A Copa Metropolitana de Basquete Sub-17 chega a Caraguatatuba para mais uma rodada da competição no dia 10 de outubro, às 14h. A equipe enfrenta o Tênis Clube Taubaté, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Líder da competição, Caraguatatuba chega ao confronto invicta e com 100% de aproveitamento, em