Pesquisar No Site

FUNDACC e Editora Fonte de Ideias lançam projeto de incentivo à leitura ‘Escambo Literário’

Publicado em: 22/07/2021
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), a Editora Fonte de Ideias, com a Comissão Municipal Setorial de Livro, Leitura e Literatura, apresentam o projeto ‘Escambo Literário’ que propõe a doação e empréstimo de livros por todo município. Os estabelecimentos e espaços públicos interessados em fomentar o projeto, devem entrar em contato com o coordenador de literatura da FUNDACC, Felipe Leite, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelo número (12) 3897-5660. Vale ressaltar que, por ora, o número de caixas é limitado e será disponibilizado conforme ordem de manifestação de interesse. Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, a ideia do projeto é espalhar as caixas pelos bairros mais afastados da região central com o intuito de levar os livros aos locais mais distantes, facilitando e incentivando o acesso à leitura. “Queremos atender e encontrar pessoas, amantes da leitura, que realmente possam adotar o projeto em seu estabelecimento comercial e que tenham vontade e disponibilidade de se responsabilizar pelas caixas, e divulgar o projeto em seu bairro”, concluiu a presidente. A proposta do projeto ‘Escambo Literário’ consiste na reutilização de caixas de madeira de frutas ou paletes, obtidas por doação de supermercados e feirantes, que passam pelo processo de lixamento e pintura para, após, receberem livros doados pela Fundação e pela Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Para ter acesso aos livros disponíveis nas caixas, o leitor deverá realizar a leitura no próprio local ou solicitar o empréstimo do exemplar, podendo levá-lo para casa, posteriormente devolvendo-o ou substituindo-o por outra obra. “Pedimos que esse controle seja realizado pelos estabelecimentos que nos ajudarem a fomentar esta iniciativa para que haja um bom andamento do projeto”, salientou o coordenador Felipe Leite.
FUNDACC e Editora Fonte de Ideias lançam projeto de incentivo à leitura ‘Escambo Literário’

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), a Editora Fonte de Ideias, com a Comissão Municipal Setorial de Livro, Leitura e Literatura, apresentam o projeto ‘Escambo Literário’ que propõe a doação e empréstimo de livros por todo município.

Os estabelecimentos e espaços públicos interessados em fomentar o projeto, devem entrar em contato com o coordenador de literatura da FUNDACC, Felipe Leite, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelo número (12) 3897-5660. Vale ressaltar que, por ora, o número de caixas é limitado e será disponibilizado conforme ordem de manifestação de interesse.

Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, a ideia do projeto é espalhar as caixas pelos bairros mais afastados da região central com o intuito de levar os livros aos locais mais distantes, facilitando e incentivando o acesso à leitura.

“Queremos atender e encontrar pessoas, amantes da leitura, que realmente possam adotar o projeto em seu estabelecimento comercial e que tenham vontade e disponibilidade de se responsabilizar pelas caixas, e divulgar o projeto em seu bairro”, concluiu a presidente.

A proposta do projeto ‘Escambo Literário’ consiste na reutilização de caixas de madeira de frutas ou paletes, obtidas por doação de supermercados e feirantes, que passam pelo processo de lixamento e pintura para, após, receberem livros doados pela Fundação e pela Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Para ter acesso aos livros disponíveis nas caixas, o leitor deverá realizar a leitura no próprio local ou solicitar o empréstimo do exemplar, podendo levá-lo para casa, posteriormente devolvendo-o ou substituindo-o por outra obra.

“Pedimos que esse controle seja realizado pelos estabelecimentos que nos ajudarem a fomentar esta iniciativa para que haja um bom andamento do projeto”, salientou o coordenador Felipe Leite.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define semifinalistas
Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define semifinalistas

O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entrou em sua reta decisiva com as quartas de final disputadas no último domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 16/06/2025
Neste sábado tem lançamento do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” no Cinema Centerplex
Neste sábado tem lançamento do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” no Cinema Centerplex

Será lançado neste sábado (7/6), às 11h, em uma exibição especial no Cinema Centerplex, no Serramar Shopping, o documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf”, produzido e dirigido pelo surfista Luciano Sant’Anna. O ingresso é solidário e pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível ou agasalho na sede

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025
Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Os atletas de Caraguatatuba continuam com um excelente desempenho no cenário estadual do BMX. No último domingo (8), atletas da cidade participaram da 4ª etapa do Campeonato Paulista da modalidade, realizada em Jarinu, no interior do Estado, e conquistaram importantes resultados. O evento reuniu mais de 400 pilotos de diversas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/06/2025
Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos
Caraguatatuba participa da 9ª Semana Nacional de Arquivos

Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, que será realizada entre os dias 9 e 13 de junho, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove, por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma série de atrações.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025
Caraguatatuba recebe Pan-americano de Beach Tennis com atletas de 22 países em setembro
Caraguatatuba recebe Pan-americano de Beach Tennis com atletas de 22 países em setembro

Caraguatatuba foi confirmada como sede oficial do Pan-Americano de Beach Tennis, competição que deve reunir atletas de 22 países entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento promete movimentar o calendário esportivo e turístico da cidade, com disputas válidas por pontos nos rankings internacionais. A seleção brasileira, campeã

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 02/06/2025