Pesquisar No Site

Diante de feminicídios, Caraguatatuba reforça a importância dos serviços oferecidos à proteção da mulher

Destaques
Agosto Lilás: Técnicas do Social ministram palestra sobre violência contra a mulher em Escolas Estaduais
Diante de feminicídios, Caraguatatuba reforça a importância dos serviços oferecidos à proteção da mulher

Mesmo diante dos avanços na defesa dos direitos da mulher, a violência ainda é um assunto que necessita ser falado. Caraguatatuba presenciou em menos de uma semana casos de feminícidio que chocaram a cidade pela forma como ocorreram. Muitas vezes, por medo ou intimidação, as vítimas de violência doméstica não denunciam os agressores e o final pode ser brutal.

Em Caraguatatuba, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) atua na investigação de crimes contra a mulher, cometidos no âmbito doméstico e familiar, além de delitos contra a dignidade sexual de mulheres, crianças e adolescentes e no enfrentamento aos crimes envolvendo crianças e adolescentes, tais como maus-tratos, tortura, abandono de incapaz, entre outros.

Segundos dados da DDM, os crimes com maior incidência foram de lesão corporal e ameaça no âmbito da violência doméstica, com 553 boletins de ocorrência desta natureza registrados de 2020 até os dias de hoje. A Delegacia já conseguiu esclarecer cerca de 220 casos, resultando na prisão ou aplicação de medidas protetivas contra o agressor.

Outro dado foi o aumento dos casos de feminicídios. Em 2020, nenhum caso foi registrado, este ano, já foram quatro registros na DDM.

A delegada da mulher, Patrícia Casanova Crivochein, reforça às mulheres para que façam a denúncia e, o mais importante, que auxiliem nas investigações, comparecendo ao Instituto Médico Legal (IML) para realização do exame de corpo de delito, apresentando testemunhas e documentos para contribuir no esclarecimento dos casos.

“A sociedade também precisa colaborar. Ser testemunha, ou “meter a colher”, é um passo importante na defesa das mulheres, que muitas vezes se veem sozinhas nessa luta. Mas não estão! Devemos nos sentir empoderadas e encorajadas a nunca se calar diante da violência. Uma por todas, todas por uma. Esse é o lema! Estou à disposição de todas”, ressaltou a delegada.

Caraguatatuba possui uma rede de proteção que auxilia na resolução dos casos. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), inaugurado em 2017, presta atendimento às mulheres vítimas de violência.

As denúncias chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria vítima busca ajuda. O processo de acolhimento é realizado em duas por etapas: avaliação e acompanhamento.

Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido junto com a mulher as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistente social, psicóloga e orientação jurídica.

Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia).

Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) atende vítimas de violência em Caraguatatuba

Arte simbolizando uma mulher com o número do 180 para ligação anônima (Foto: Arquivo/PMC)

O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Dados da violência

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, é o responsável por atender todos os casos de violência do município, seja criança, adolescente, mulher ou idoso que tiveram seus direitos violados. Em 2021, os números de atendimento, principalmente com crianças, adolescente e mulheres, aumentaram.

A violência psicológica registrou um aumento de 30% nos casos contra criança e adolescente. Já em relação às mulheres os números triplicaram. O confinamento imposto pela pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais os casos de violência doméstica no Brasil.

Serviço:

– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3886-2960.

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma ação coordenada para apreender um ambulante clandestino que atuava sem autorização na região Norte da cidade. O comerciante era proveniente de Ubatuba e já havia sido notificado em outra

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/03/2024
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024