Pesquisar No Site

Diante de feminicídios, Caraguatatuba reforça a importância dos serviços oferecidos à proteção da mulher

Destaques
Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) atende vítimas de violência em Caraguatatuba
Diante de feminicídios, Caraguatatuba reforça a importância dos serviços oferecidos à proteção da mulher

Mesmo diante dos avanços na defesa dos direitos da mulher, a violência ainda é um assunto que necessita ser falado. Caraguatatuba presenciou em menos de uma semana casos de feminícidio que chocaram a cidade pela forma como ocorreram. Muitas vezes, por medo ou intimidação, as vítimas de violência doméstica não denunciam os agressores e o final pode ser brutal.

Em Caraguatatuba, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) atua na investigação de crimes contra a mulher, cometidos no âmbito doméstico e familiar, além de delitos contra a dignidade sexual de mulheres, crianças e adolescentes e no enfrentamento aos crimes envolvendo crianças e adolescentes, tais como maus-tratos, tortura, abandono de incapaz, entre outros.

Segundos dados da DDM, os crimes com maior incidência foram de lesão corporal e ameaça no âmbito da violência doméstica, com 553 boletins de ocorrência desta natureza registrados de 2020 até os dias de hoje. A Delegacia já conseguiu esclarecer cerca de 220 casos, resultando na prisão ou aplicação de medidas protetivas contra o agressor.

Outro dado foi o aumento dos casos de feminicídios. Em 2020, nenhum caso foi registrado, este ano, já foram quatro registros na DDM.

A delegada da mulher, Patrícia Casanova Crivochein, reforça às mulheres para que façam a denúncia e, o mais importante, que auxiliem nas investigações, comparecendo ao Instituto Médico Legal (IML) para realização do exame de corpo de delito, apresentando testemunhas e documentos para contribuir no esclarecimento dos casos.

“A sociedade também precisa colaborar. Ser testemunha, ou “meter a colher”, é um passo importante na defesa das mulheres, que muitas vezes se veem sozinhas nessa luta. Mas não estão! Devemos nos sentir empoderadas e encorajadas a nunca se calar diante da violência. Uma por todas, todas por uma. Esse é o lema! Estou à disposição de todas”, ressaltou a delegada.

Caraguatatuba possui uma rede de proteção que auxilia na resolução dos casos. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), inaugurado em 2017, presta atendimento às mulheres vítimas de violência.

As denúncias chegam ao CIAM por meio da Delegacia da Mulher (DDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por demanda espontânea, quando a própria vítima busca ajuda. O processo de acolhimento é realizado em duas por etapas: avaliação e acompanhamento.

Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido junto com a mulher as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistente social, psicóloga e orientação jurídica.

Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia).

Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) atende vítimas de violência em Caraguatatuba

Arte simbolizando uma mulher com o número do 180 para ligação anônima (Foto: Arquivo/PMC)

O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Dados da violência

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, é o responsável por atender todos os casos de violência do município, seja criança, adolescente, mulher ou idoso que tiveram seus direitos violados. Em 2021, os números de atendimento, principalmente com crianças, adolescente e mulheres, aumentaram.

A violência psicológica registrou um aumento de 30% nos casos contra criança e adolescente. Já em relação às mulheres os números triplicaram. O confinamento imposto pela pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais os casos de violência doméstica no Brasil.

Serviço:

– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3886-2960.

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições abertas para micro e pequenas empresas na Rodada de Negócios Virtual do Sebrae-SP
Sebrae-SP promove Rodada de Negócios Virtual para micro e pequenas empresas

O Sebrae-SP convida você a participar da Rodada de Negócios Virtual que será realizada no dia 8 de julho, das 13h30 às 17h30. O objetivo desta iniciativa é promover encontros empresarias online que fomentem a realização de negócios entre empresas compradoras e micro e pequenas empresas fornecedoras do Estado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 29/06/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reforma do IML e estuda ampliação do Cemitério Municipal
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reforma do IML e estuda ampliação do Cemitério Municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou no final de junho a reforma e ampliação do Instituto Médico Legal (IML) da cidade, localizado no Cemitério Municipal, no Indaiá, região central. O serviço acontece devido a defasagem do prédio e equipamentos. O IML de Caraguatatuba atende

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 08/07/2021
Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais
Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

A Prefeitura de Caraguatatuba, desde o ano de 2017, vem se destacando na criação e formulação de sistemas digitais e aplicativos para uso da população. Algumas das principais ações estão o ‘Vacina Caragua’, ‘Caraguatatuba 156’, câmeras de monitoramento e a recém-disponibilização do Cittamobi, que auxilia os passageiros da Praiamar na

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/07/2021
Venda de fita devocional do Santo Antônio contribui com ações do Fundo Social de Caraguatatuba
Venda de fita devocional do Santo Antônio contribui com ações do Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba continua com a parceria com a Igreja Matriz – Paróquia Santo Antônio para fomentar o turismo religioso, no alto do Morro do Santo Antônio. Devotos podem amarrar as fitas devocionais no gradil, aos pés da imagem e realizar pedidos. O kit com 10 fitas pode

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 29/06/2021
Ciapi promove live sobre fortalecimento muscular respiratório no pós-Covid-19
Ciapi promove live sobre fortalecimento muscular respiratório no pós-Covid-19

O novo coronavírus pode afetar o organismo de várias formas e causar sequelas. Com o objetivo de esclarecer e orientar pessoas que foram afetadas pelo Sars-CoV-2, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) promove nesta quinta-feira (22), às 10h, live com o fisioterapeuta Marcelo

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 21/07/2021