Pesquisar No Site

Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid

Publicado em: 20/07/2021
Destaques
Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid
Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, vacinou a população acima de 18 anos em situação de rua contra a Covid-19.

#PraCegoVer: Equipe das Secretarias de Saúde e Social durante abordagem a uma pessoa em situação de vulnerabilidade. Eles estão próximos ao veículo que leva a equipe e os imunizantes. É possível observar o profissional do Social durante a abordagem, enquanto os enfermeiros estão dentro do veículo fazendo a preparação da aplicação da vacina (Foto: Luís Gava/PMC)

A abordagem foi feita por uma equipe de cada secretaria que percorreu os bairros Jardim Jaqueira, Centro e Martim de Sá. A vacinação para esse público ocorreu na última semana. Ao todo, 46 pessoas receberam o imunizante.

Para garantir a imunização dessa parte da população, a Prefeitura optou por utilizar a vacina ‘Janssen’, a dose única.

Os profissionais entenderam que não seria ideal imunizar essas pessoas com outra vacina que necessitasse de duas doses, pela dificuldade em alcançar a imunização completa.

A vacinação dessa população também é muito importante por serem mais vulnerável e não conseguir seguir os protocolos sanitários. Além disso, a Secretaria de Saúde considera que a vacinação é essencial para controle da doença no município.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzzi, reforça que o grupo é de extrema vulnerabilidade social, com hábitos e vivências diferenciados. “Nesse sentido, a vacinação contra a Covid-19 torna-se prioritária a essa população”.

Ângela ainda ressalta que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania tem intensificado diariamente a abordagem social para a população em situação de rua, em parceria com a ‘Casa do Caminho’ e a ‘Comunidade Restituí’. “Nós ofertamos acolhimento provisório, retorno ao município de origem e a possibilidade de reinserção social e familiar”.

Abordagem social

Diariamente, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza o serviço de abordagem em pontos estratégicos da cidade como forma de acolhimento das pessoas em situação de rua.

Na última semana, a ação foi feita em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar e abordou 15 pessoas, mas apenas cinco aceitaram acolhimento para o abrigo provisório.

Neste ano, cerca de 800 pessoas foram abordadas. Durante a abordagem, é ofertado o encaminhamento para uma Casa Transitória (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizados tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão as devidas providências.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo, tráfico de drogas ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) – Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo de SP anuncia auxílio de R$ 300 às famílias das vítimas da Covid-19
Governo de SP anuncia auxílio de R$ 300 às famílias das vítimas da Covid-19

Famílias de Caraguatatuba, em situação de vulnerabilidade social, que perderam algum parente em decorrência da Covid-19, poderão ser beneficiadas com o ‘Programa de auxílio às famílias das vítimas da Covid-19’, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (29). O benefício prevê o pagamento até dezembro deste ano,

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 30/06/2021
Pescadores do Entreposto do Camaroeiro recebem orientações do Procon de Caraguatatuba
Pescadores do Entreposto do Camaroeiro recebem orientações do Procon de Caraguatatuba

Pescadores artesanais do Entreposto de Pesca do Camaroeiro participaram na manhã desta quarta-feira (30), de um encontro com a equipe do Procon de Caraguatatuba, na sala de reuniões da Secretaria de Educação. O curso faz parte de um ciclo de encontros desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/06/2021
Praiamar: Em três meses, Caraguatatuba amplia linhas, descongela benefícios para funcionários e lança aplicativo de rastreio
Praiamar: Região Sul de Caraguatatuba recebe melhorias e aprimoramentos em linhas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, informa que no último sábado (26/06) quatro linhas da Região Sul do município tiveram os quadros de horários atualizados e aprimorados. De acordo com o Departamento de Transportes Públicos, as linhas aprimoradas foram a 108

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/06/2021
Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos
Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

A conscientização dos estudantes quanto à preservação ambiental é trabalhada constantemente em diversas ações nas escolas municipais de Caraguatatuba. Com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta, a Secretaria de Educação, através do Setor de Projetos, desenvolveu uma ação que foi além da sala de aula

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/07/2021
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba são empossados e elegem diretoria da gestão 2021/2022
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba são empossados e elegem diretoria da gestão 2021/2022

Os representantes dos servidores municipais eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2021/2022 da Prefeitura de Caraguatatuba foram empossados na última sexta-feira (25/6), na Secretaria de Administração, no Centro. Após a cerimônia de posse, observando os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19, os membros eleitos

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/06/2021