Pesquisar No Site

Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid

Publicado em: 20/07/2021
Destaques
Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid
Caraguatatuba vacina população adulta em situação de rua contra Covid

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, vacinou a população acima de 18 anos em situação de rua contra a Covid-19.

#PraCegoVer: Equipe das Secretarias de Saúde e Social durante abordagem a uma pessoa em situação de vulnerabilidade. Eles estão próximos ao veículo que leva a equipe e os imunizantes. É possível observar o profissional do Social durante a abordagem, enquanto os enfermeiros estão dentro do veículo fazendo a preparação da aplicação da vacina (Foto: Luís Gava/PMC)

A abordagem foi feita por uma equipe de cada secretaria que percorreu os bairros Jardim Jaqueira, Centro e Martim de Sá. A vacinação para esse público ocorreu na última semana. Ao todo, 46 pessoas receberam o imunizante.

Para garantir a imunização dessa parte da população, a Prefeitura optou por utilizar a vacina ‘Janssen’, a dose única.

Os profissionais entenderam que não seria ideal imunizar essas pessoas com outra vacina que necessitasse de duas doses, pela dificuldade em alcançar a imunização completa.

A vacinação dessa população também é muito importante por serem mais vulnerável e não conseguir seguir os protocolos sanitários. Além disso, a Secretaria de Saúde considera que a vacinação é essencial para controle da doença no município.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzzi, reforça que o grupo é de extrema vulnerabilidade social, com hábitos e vivências diferenciados. “Nesse sentido, a vacinação contra a Covid-19 torna-se prioritária a essa população”.

Ângela ainda ressalta que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania tem intensificado diariamente a abordagem social para a população em situação de rua, em parceria com a ‘Casa do Caminho’ e a ‘Comunidade Restituí’. “Nós ofertamos acolhimento provisório, retorno ao município de origem e a possibilidade de reinserção social e familiar”.

Abordagem social

Diariamente, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza o serviço de abordagem em pontos estratégicos da cidade como forma de acolhimento das pessoas em situação de rua.

Na última semana, a ação foi feita em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar e abordou 15 pessoas, mas apenas cinco aceitaram acolhimento para o abrigo provisório.

Neste ano, cerca de 800 pessoas foram abordadas. Durante a abordagem, é ofertado o encaminhamento para uma Casa Transitória (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizados tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão as devidas providências.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo, tráfico de drogas ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) – Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024