Pesquisar No Site

Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

Publicado em: 20/07/2021
Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais
Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

A Prefeitura de Caraguatatuba, desde o ano de 2017, vem se destacando na criação e formulação de sistemas digitais e aplicativos para uso da população. Algumas das principais ações estão o ‘Vacina Caragua’, ‘Caraguatatuba 156’, câmeras de monitoramento e a recém-disponibilização do Cittamobi, que auxilia os passageiros da Praiamar na utilização do transporte público.

#PraCegoVer: Mulher utiliza o Cittamobi (Foto: Luis Gava/PMC)

Os trabalhos são liderados pela Secretaria de Tecnologia da Informação, que desde a data citada, desenvolveu quase 30 projetos para agilizar os processos da gestão municipal, desde atendimento até aprimoramento dos serviços.

O perfil inovador do Prefeito Aguilar Junior, permitiu um salto do desenvolvimento tecnológico e modernização dos serviços públicos municipais, tornando Caraguatatuba uma cidade digital e inteligente.

Uma ação que auxiliou neste desenvolvimento foi transformar a Diretoria de Informática na atual Secretaria de Tecnologia da Informação, em 2017. No mesmo ano, a cidade foi reconhecida pelo prêmio ‘Projeto Inovador’, concedido pela Rede Cidade Brasil. Com o prêmio, foi possível investir e desenvolver a capacidade dos servidores, executar projetos e apoiar as secretarias com as demandas que envolvam tecnologia.

Aguilar Junior participou, nesta terça-feira, do webinar organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), que teve como objetivo debater os benefícios da tecnologia na entrega de serviços mais eficientes e acessíveis para a população.

“Caraguatatuba nunca teve um investimento tão grande em tecnologia como tem agora. Minha missão, é transformar cada vez mais o município em uma cidade inteligente nos próximos anos”, explica Aguilar Junior.

Vacina Caragua

Lançado no início do mês de abril, o sistema ‘Vacina Caragua’, disponível no aplicativo ‘Caraguatatuba 156’, trouxe para os munícipes, agilidade na vacinação. Com ele, as pessoas podem realizar o seu cadastro e entrar na fila eletrônica da vacina. Quando sua faixa etária é liberada para vacinação, o morador recebe o seu agendamento e, em seguida, a vacina.

Com o sistema, todos os cadastros receberam a sua dose contra a Covid-19, sem filas ou aglomerações. Além disso, com a inscrição, as vacinas foram garantidas e nenhum munícipe após o agendamento, ficou sem receber a sua dose. Ao todo, em Caraguatatuba, foram aplicadas mais de 82 mil vacinas com o auxilio do sistema.

Caraguatatuba 156

Disponível desde o 2º semestre de 2019, a plataforma aproximou a interação entre a administração e os munícipes. A Central Integrada de Relacionamento consiste em três canais de atendimento ao munícipe: por meio de aplicativo de celular nos sistemas IOS e Android; pelo portal web no endereço eletrônico 156.caraguatatuba.sp.gov.br; e pelo telefone 156.

Até junho, a central ‘Caraguatatuba 156’ já registrou 138.309 solicitações. Destas, 87.633 foram concluídas, representando 63,36% de demanda atendida. Também foram realizados 78.167 downloads do aplicativo, sendo 18.930 apenas no mês de junho.

Câmera de Monitoramento

Já em março de 2017 foi realizada a entrega de 17 câmeras de monitoramento, reativadas após análise técnica de viabilidade e adequação dos equipamentos e recursos disponíveis. Os pontos de monitoramento foram definidos pelo Comando da Polícia Militar da cidade, conforme os índices de criminalidade. O Centro de Controle é baseado em uma sala da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Os agentes de trânsito e de segurança pública do Estado (polícia civil e policia militar) de plantão tem acesso ao sistema em tempo real. Além de servir de apoio a Polícia Militar, as câmeras servem para o monitoramento dos prédios públicos para evitar ocorrências relacionadas a furtos e atos de vandalismo.

Outros projetos

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ainda outros projetos voltados para a tecnologia. O portal da gestão municipal foi 100% atualizado, adequando todas as abas e páginas, além de tornar o site acessível para pessoas com deficiência ocular, motora e com problemas de audição.

Além disso, a Secretaria de Tecnologia da Informação automatizou a entrega de exames laboratoriais; aprimorou os sistemas da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Ouvidoria, Gabinete do Prefeito, SAM e site do Procon; instalou internet fibra ótica em todas as Unidades Básicas de Saúde; criou os sistemas de Cadastramento dos Programas Habitacionais, de autorização para veículos de fretamento turístico, do monitoramento de temperatura e umidade dos CPDs; instalou e criou o projeto Wi-fi Livre, com pontos de internet espalhados por praças e pontos turísticos; implantou o servidor de Raio X para laudos terceirizados nas UPAs e Centro de Especialidades; migrou servidores físicos para virtualizados; entre outros projetos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
título eleitoral Foto divulgação TRE-AL
Eleitores de Caraguatatuba têm até dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título eleitoral

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024