Pesquisar No Site

Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

Publicado em: 20/07/2021
Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais
Caraguatatuba se destaca em tecnologia com criação de aplicativos e sistemas digitais

A Prefeitura de Caraguatatuba, desde o ano de 2017, vem se destacando na criação e formulação de sistemas digitais e aplicativos para uso da população. Algumas das principais ações estão o ‘Vacina Caragua’, ‘Caraguatatuba 156’, câmeras de monitoramento e a recém-disponibilização do Cittamobi, que auxilia os passageiros da Praiamar na utilização do transporte público.

#PraCegoVer: Mulher utiliza o Cittamobi (Foto: Luis Gava/PMC)

Os trabalhos são liderados pela Secretaria de Tecnologia da Informação, que desde a data citada, desenvolveu quase 30 projetos para agilizar os processos da gestão municipal, desde atendimento até aprimoramento dos serviços.

O perfil inovador do Prefeito Aguilar Junior, permitiu um salto do desenvolvimento tecnológico e modernização dos serviços públicos municipais, tornando Caraguatatuba uma cidade digital e inteligente.

Uma ação que auxiliou neste desenvolvimento foi transformar a Diretoria de Informática na atual Secretaria de Tecnologia da Informação, em 2017. No mesmo ano, a cidade foi reconhecida pelo prêmio ‘Projeto Inovador’, concedido pela Rede Cidade Brasil. Com o prêmio, foi possível investir e desenvolver a capacidade dos servidores, executar projetos e apoiar as secretarias com as demandas que envolvam tecnologia.

Aguilar Junior participou, nesta terça-feira, do webinar organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), que teve como objetivo debater os benefícios da tecnologia na entrega de serviços mais eficientes e acessíveis para a população.

“Caraguatatuba nunca teve um investimento tão grande em tecnologia como tem agora. Minha missão, é transformar cada vez mais o município em uma cidade inteligente nos próximos anos”, explica Aguilar Junior.

Vacina Caragua

Lançado no início do mês de abril, o sistema ‘Vacina Caragua’, disponível no aplicativo ‘Caraguatatuba 156’, trouxe para os munícipes, agilidade na vacinação. Com ele, as pessoas podem realizar o seu cadastro e entrar na fila eletrônica da vacina. Quando sua faixa etária é liberada para vacinação, o morador recebe o seu agendamento e, em seguida, a vacina.

Com o sistema, todos os cadastros receberam a sua dose contra a Covid-19, sem filas ou aglomerações. Além disso, com a inscrição, as vacinas foram garantidas e nenhum munícipe após o agendamento, ficou sem receber a sua dose. Ao todo, em Caraguatatuba, foram aplicadas mais de 82 mil vacinas com o auxilio do sistema.

Caraguatatuba 156

Disponível desde o 2º semestre de 2019, a plataforma aproximou a interação entre a administração e os munícipes. A Central Integrada de Relacionamento consiste em três canais de atendimento ao munícipe: por meio de aplicativo de celular nos sistemas IOS e Android; pelo portal web no endereço eletrônico 156.caraguatatuba.sp.gov.br; e pelo telefone 156.

Até junho, a central ‘Caraguatatuba 156’ já registrou 138.309 solicitações. Destas, 87.633 foram concluídas, representando 63,36% de demanda atendida. Também foram realizados 78.167 downloads do aplicativo, sendo 18.930 apenas no mês de junho.

Câmera de Monitoramento

Já em março de 2017 foi realizada a entrega de 17 câmeras de monitoramento, reativadas após análise técnica de viabilidade e adequação dos equipamentos e recursos disponíveis. Os pontos de monitoramento foram definidos pelo Comando da Polícia Militar da cidade, conforme os índices de criminalidade. O Centro de Controle é baseado em uma sala da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Os agentes de trânsito e de segurança pública do Estado (polícia civil e policia militar) de plantão tem acesso ao sistema em tempo real. Além de servir de apoio a Polícia Militar, as câmeras servem para o monitoramento dos prédios públicos para evitar ocorrências relacionadas a furtos e atos de vandalismo.

Outros projetos

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ainda outros projetos voltados para a tecnologia. O portal da gestão municipal foi 100% atualizado, adequando todas as abas e páginas, além de tornar o site acessível para pessoas com deficiência ocular, motora e com problemas de audição.

Além disso, a Secretaria de Tecnologia da Informação automatizou a entrega de exames laboratoriais; aprimorou os sistemas da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Ouvidoria, Gabinete do Prefeito, SAM e site do Procon; instalou internet fibra ótica em todas as Unidades Básicas de Saúde; criou os sistemas de Cadastramento dos Programas Habitacionais, de autorização para veículos de fretamento turístico, do monitoramento de temperatura e umidade dos CPDs; instalou e criou o projeto Wi-fi Livre, com pontos de internet espalhados por praças e pontos turísticos; implantou o servidor de Raio X para laudos terceirizados nas UPAs e Centro de Especialidades; migrou servidores físicos para virtualizados; entre outros projetos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado
Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado

No próximo sábado, dia 5, a partir das 16h, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove uma festa julina em parceria com entidades socioassistenciais parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba. Haverá várias barracas com bebidas e comidas

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/06/2025
Caraguatatuba realiza nova feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Caraguatatuba realiza nova feira de adoção de cães e gatos neste sábado

Dez animais estarão à espera de um novo lar na 2° edição da Feira de Adoção realizada neste sábado (14), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 12/06/2025
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público

A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 07/07/2025
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 11/06/2025
Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B

Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/06/2025