Pesquisar No Site

Mês do Meio Ambiente: programação aborda temáticas sobre preservação e consumo consciente de recursos

Publicado em: 09/06/2021
Mês do Meio Ambiente: programação aborda temáticas sobre preservação e consumo consciente de recursos
Mês do Meio Ambiente: programação aborda temáticas sobre preservação e consumo consciente de recursos

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo diversas ações de educação ambiental, buscando ampliar a conscientização sobre a preservação e consumo consciente dos recursos naturais. A programação iniciada no dia 1 de junho, segue até o final do mês.

#PraCegoVer: Educadora utiliza material pedagógico em formato de tartaruga e apresenta à criança, durante ações lúdicas realizada no Centro de Educação Infantil (CEI). (Imagem: Reprodução/PMC)

Devido à realidade imposta pela pandemia houve a necessidade de adequação do cronograma de atividades.

Refletindo sobre os impactos do isolamento social, a restrição do contato com a natureza, aumento de consumo e de produção de resíduos, as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, pensaram em diversas temáticas para trabalhar na educação ambiental junto à comunidade.

Para as unidades escolares, foram elaboradas temáticas por dia da semana, facilitando a organização e motivando as ações internas nas unidades. Devido à pandemia, cada unidade receberá no decorrer da programação, uma das atividades e os materiais pedagógicos necessários para que os educadores possam ter a oportunidade de aplicar a atividade a todos os grupos de alunos.

#PraCegoVer: Dois alunos durante atividade de arborização urbana. (Imagem: Reprodução/PMC)

Os centros de educação infantil (CEIs) receberão intervenções culturais e contadores de histórias, em parceria com a Fundacc. A proposta é inserir o tema de maneira lúdica e leve para os pequenos alunos.

A equipe de Arborização Urbana da Secretaria de Meio Ambiente, estará nas unidades mapeadas conversando com os alunos sobre a importância da arborização e realizando pequenos plantios no entorno da unidade.

Em parceria com a Sabesp, uma das pautas será sobre Saneamento Básico e Biodiversidade. A equipe da Sabesp visitará algumas unidades para falar sobre “Água e Saneamento”, abordando a importância do uso consciente da água e o impacto ambiental do saneamento básico nas cidades.

O tema “Biodiversidade” será trabalhado pelos técnicos do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), que vão conversar com os alunos sobre a preservação e cuidados com a nossa fauna e flora local.

Alunos do bairro Tabatinga, receberão uma atividade direcionada à comunidade local. Através de uma parceria, a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental vai conversar com os estudantes sobre os aspectos da biodiversidade local e sobre a ação de limpeza do Rio Tabatinga, tão importante para a comunidade do entorno.

O tema “Política de Resíduos Sólidos”, será abordado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente contemplando os aspectos do ciclo do lixo: desde sua fabricação e consumo até o descarte; além de apresentar um pouco mais dos nossos programas municipais: Coleta Seletiva e Ecopontos.

Representantes da Defesa Civil também participarão da programação, levando informações sobre os impactos da degradação ambiental em áreas de risco e da problemática do descarte irregular em locais de enchentes e alagamentos.

As atividades foram distribuídas conforme mapeamento de demandas e necessidades locais. Todas as ações seguem os protocolos de segurança.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

É Proibido Beijar_Divulgação
Cineclube exibe comédia romântica dos anos 1950 na Videoteca Lúcio Braun

O projeto Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (19/3), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme “É Proibido Beijar”, produzido em 1954 pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A obra é o segundo e último

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/03/2026
WhatsApp Image 2025-05-07 at 11.49.53 (2)
Prefeitura de Caraguatatuba divulga convocação do processo seletivo com 15 agentes de apoio escolar

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 15 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima sexta-feira (20/3), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/03/2026
Foto CAPA Cláudia Moysés Satartup Day
1º Startup Day do Litoral Norte reúne mais de 150 pessoas em Caraguatatuba

O maior movimento de startups do Brasil (12º Startup Day/Sebrae) foi realizado no sábado (21) e Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber o encontro este ano, junto com Jacareí e Taubaté, simultaneamente. O 1º Startup Day do Litoral Norte foi realizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/03/2026
Ini-Berê (1)
Arte e inclusão: Peça aborda autismo de forma lúdica nesta quarta Teatro Mario Covas

Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (8/4), no Teatro Mario Covas, em duas sessões, às 9h30 e às 14h, a peça teatral infantil “Ini Berê: Somos Todos Estrangeiros”, da Cia. Aya, do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado com até uma hora de antecedência. O

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
1
Caraguatatuba promove campanha de prevenção ao câncer bucal neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste sábado (28) uma campanha de prevenção ao câncer bucal em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A ação ocorre das 8h às 17h simultaneamente ao Dia D de vacinação contra a influenza e é aberta para toda a população, sem necessidade de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/03/2026