Pesquisar No Site

Caraguatatuba se antecipa e abre vacinação Covid-19 para população geral de 50 a 59 anos em Dia D no próximo sábado

Destaques
Caraguatatuba se antecipa e abre vacinação Covid-19 para população geral de 50 a 59 anos em Dia D no próximo sábado
Caraguatatuba se antecipa e abre vacinação Covid-19 para população geral de 50 a 59 anos em Dia D no próximo sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba se antecipou e já abre para a população geral (sem comorbidades) de 50 a 59 anos a vacina contra Covid-19, em Dia D de vacinação que acontece no próximo sábado, dia 12.

Caraguatatuba se antecipa e abre vacinação Covid-19 para população geral de 50 a 59 anos em Dia D no próximo sábado

#PraCegoVer: Enfermeira aplica dose da vacina contra a Covid-19 (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Serão imunizados também os profissionais de educação (municipal, federal, particular e estadual) a partir dos 45 anos, pessoas acima de 18 anos com comorbidades ou deficiência permanente física, sensorial e intelectual que estejam recebendo ou não o BPC e gestantes e puérperas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades. 

Os idosos, com mais de 60 anos, que ainda não foram vacinados também poderão procurar os postos no Dia D para que recebam o imunizante.

Desde o início da campanha de imunização o foco tem sido os idosos e graças a esta ação efetiva, o número de doentes e de óbitos acima dos 60 anos reduziu significativamente. No entanto, a preocupação agora são os jovens e adultos, e por isso a cidade resolveu já adiantar a faixa etária prevista pelo Governo do Estado para as próximas semanas.

Dados mostram que nos meses de abril e maio, o número de casos entre adultos até 59 anos foi superior nos dois meses. Em abril, dos 1844 casos, 70% foi de 20 a 59 anos, enquanto que em maio esse número subiu para 76%, do total de 1.491 casos.

A cidade, após diversos relatos de defasagem de doses junto ao Governo do Estado, recebeu reforço do imunizante, o que possibilitou a abertura desta nova faixa etária.

Para agilizar a vacinação neste sábado, todos deverão estar cadastrados no ‘Vacina Caraguá’ do aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. A pessoa que não tiver cadastrada será vacinada, mas precisa realizar o cadastro na hora, o que pode gerar demora no atendimento e filas.

Serão 50 vacinadores divididos em 11 postos de vacinação e quatro exclusivos para o atendimento de profissionais de Educação, na escola do Indaiá.

Atenção profissionais de Educação: além do ‘Vacina Caraguá’, os profissionais da educação precisam realizar o cadastro no ‘Vacina Já Educação’ do Governo do Estado. No dia, a pessoa deverá levar impresso o comprovante de vacinação gerado pelo próprio site (QR Code). Como toda a infraestrutura do Dia D já está planejada de acordo com o grupo definido até hoje, de profissionais de educação a partir de 45 anos, a nova faixa etária a partir de 18 anos será agendada para iniciar na próxima segunda-feira, 14 de junho.

O Dia D será realizado em 12 postos de vacinação, sendo uma escola específica para Profissionais de Educação e outros 11 postos para os demais grupos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades escolares. São eles:

Unidades de saúde – UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim); UBS Porto Novo; UBS Morro do Algodão; UBS Jaraguazinho; UBS Rio do Ouro; UBS Casa Branca; UBS Jetuba.

Unidades escolares – EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim); Ciase Wilson Francisco Valente (Sumaré); EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE (Tinga).

Todas as unidades e escolas estarão abertas das 8h às 17h.

Já para os profissionais de educação a vacinação acontece das 8h às 13h, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá.

Para o grupo de comorbidades, é importante ressaltar que só serão vacinadas conforme as comorbidades apontadas pelo Ministério da Saúde:

  • Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
  • Doenças crônicas – diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV;

Documentos necessários para a vacinação

No caso da pessoa com comorbidades, para receber a dose do imunizante é necessário apresentar um documento que comprove a condição e que contenha o CRM do médico. Podendo ser: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. Para os PCDs e grávidas e puérperas é necessário apresentar documentos que comprovem a condição.

Além disso, todas as pessoas devem estar munidas do RG ou CNH e apresentar um comprovante de residência que comprove moradia na cidade.

Com o Dia D de vacinação da Covid-19 e a abertura de novos grupos a Prefeitura de Caraguatatuba se mantém empenhada na imunização de toda a população, visando à saúde de seus moradores e a retomada da economia na cidade.

Serviço:

Dia D de vacinação Covid-19Sábado, 12 de junho, das 8h às 17h | Exceto para profissionais de educação, que será das 8h às 13h

Grupos de vacinação no Dia D

– população geral 50 a 59 anos

– profissionais de educação (municipal, federal, particular e estadual) a partir dos 45 anos;

– pessoas acima de 18 anos com comorbidades;

– pessoas acima de 18 anos com deficiência permanente física, sensorial e intelectual que estejam recebendo ou não o BPC;

– gestantes e puérperas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades;

– idosos acima de 60 anos.

Locais de vacinação

Profissionais de educação: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá.

Demais grupos: UBS José Maurício Borges (Perequê-Mirim); UBS Porto Novo; UBS Morro do Algodão; UBS Jaraguazinho; UBS Rio do Ouro; UBS Casa Branca; UBS Jetuba; EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu); EMEF Prof.ª Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim); Ciase Wilson Francisco Valente (Sumaré); EMEF Prof.ª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE (Tinga).

Documentação

– cadastro no aplicativo Caraguatatuba 156;

– RG ou CNH;

– comprovante de endereço;

– Profissionais de educação: cadastro no ‘Vacina Já Educação’ do Governo do Estado (QR Code);

– Comorbidades: documento que comprove a condição e que contenha o CRM do médico;

– Pessoa com deficiência: laudo ou outro documento que comprove a deficiência;

– Grávidas: documento que comprove a condição (carteira de acompanhamento/pré-natal);

– Puérperas: certidão de nascimento da criança.

Mais Sem categoria

Veja Também Recentes

969E5A97-0F06-47F2-9A49-74069506D261
Prefeitura de Caraguatatuba libera trecho da Rodovia SP-55

As Secretaria de Obras Públicas e de Mobilidade e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba liberaram o trecho da Rodovia SP-55, no sentido Centro, após a conclusão da colocação de aduelas do Canal Extravasor, no Jardim Britânia. O motorista que trafega pela via deve ficar atento, já que a empresa responsável

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 23/12/2021
Vale natalino dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba será pago nesta quarta-feira (22)
Vale natalino dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba será pago nesta quarta-feira (22)

A Prefeitura de Caraguatatuba deposita o Vale Alimentação Complementar dos servidores públicos municipais da ativa, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) nesta quarta-feira (22/12), em razão das festividades de Natal e Ano Novo. O Decreto 1.564/2021, de autoria do prefeito Aguilar Junior, autorizou a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 21/12/2021
Banco de Leite de Caraguatatuba recebe certificado da Fiocruz por ações realizadas para promoção do aleitamento materno
Banco de Leite de Caraguatatuba recebe certificado da Fiocruz por ações realizadas para promoção do aleitamento materno

O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba recebeu o Certificado de Reconhecimento pela dedicação na ‘Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno’ e das ações realizadas desde a sua implantação em 2018. Enviado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite da Fundação

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/12/2021
Caraguatatuba participa de pesquisa sobre percepção do Turismo do governo do Estado
Caraguatatuba participa de pesquisa sobre percepção do Turismo do governo do Estado

Até o próximo dia 28 de janeiro, moradores de Caraguatatuba podem votar na Pesquisa Online de Percepção do Turismo, do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR SP). O formulário pode ser respondido por meio do link

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 07/01/2022
‘Operação Verão’ do CCZ de Caraguatatuba continua nesta semana e vai até fevereiro
‘Operação Verão’ do CCZ de Caraguatatuba continua nesta semana e vai até fevereiro

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com a ‘Operação Verão’ nesta semana, principalmente com o aumento de turistas na cidade. A ação segue até o final da temporada de verão, em fevereiro. Durante a operação, as equipes realizam vistorias e orientações sobre dengue em marinas, hotéis,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 27/12/2021