Pesquisar No Site

24 de Junho – Dia Mundial de Prevenção de Quedas

24 de Junho – Dia Mundial de Prevenção de Quedas
24 de Junho – Dia Mundial de Prevenção de Quedas

A queda é um evento bastante comum e devastador entre pessoas idosas. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização.

Para alertar a população sobre os riscos e consequências, a Organização Mundial de Saúde (OMS), dedicou o 24 de junho como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Essa data foi incorporada ao calendário do Ministério da Saúde do Brasil, tendo como público-alvo a pessoa idosa.

A escolha desse segmento populacional pode ser explicada por dados de relatórios globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revela: a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos vai de 28% a 35% e entre 32% e 42% para a faixa etária com mais de 70 anos.

A cada 15 segundos, um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda, e a cada dez idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados.

Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano. A OMS registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, sendo 600 mil só no Brasil. Destas, 90% são causadas por tombos.

Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias residências.

A prevenção de quedas é tarefa difícil, devido à variedade de fatores que as predispõem.

Entre os motivos mais comuns estão os físicos como: distúrbios de marcha, vertigem, confusão mental, fraqueza muscular dos membros inferiores, osteoporose, artrose nos joelhos e quadril, diminuição da visão, entre outros.

Também fatores ambientais, pois todos os lugares de uma casa (sala, quarto, banheiro, cozinha, área de serviço) podem ser armadilhas e comprometer a circulação segura do idoso como: tapete, varal, tamanho de pias, maçanetas, altura de armários, pisos escorregadios ou desnivelados, móveis em locais de passagem, ambientes mal iluminados, etc.

Para combater as causas físicas relativas às quedas são recomendados exercícios para fortalecer a musculatura; o equilíbrio; ingestão de suplementos orais de vitamina D e cálcio para mulheres saudáveis na pós-terapia de reposição hormonal e bifosfonatos, de acordo com recomendação médica; exposição à luz solar; caminhadas e dieta específica orientada por nutricionista.

Quanto ao ambiente, simples cuidados e adaptações podem diminuir o risco de acidentes dentro de casa como: modificações na organização dos móveis para não obstruírem a passagem; móveis com quinas arredondadas; aumentos da iluminação; colocação de pisos antiderrapantes; barras de apoio, banquinhos ou cadeiras no Box para o banho; barras ao lado ou na frente do vaso sanitário, substituição de escadas por rampas ou elevadores; armários e bancadas com altura adaptada; telefone e capainha ao lado da cama; quando necessário, usar andador ou bengala; entre outras medidas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024