Pesquisar No Site
Rede municipal realiza Dia da Família da Escola

Rede municipal realiza Dia da Família da Escola
A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último sábado (29), o Dia da Família na Escola. A data faz parte do calendário letivo, instituída pela Lei Municipal n.º 1245/2006, e teve suas atividades adequadas devido as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

#PraCegoVer: Imagem de várias marmitex sob uma mesa. Alimentos foram preparados para serem entregues em sistema Drive Thru.(Imagem: Reprodução/PMC)
Atendendo aos propósitos pedagógicos, mas se atendo aos protocolos de biossegurança, as unidades escolares realizaram a entrega de materiais impressos para as próximas semanas; entrevistas remanescentes com pais e responsáveis; receberam atividades concluídas pelos alunos e atenderam as famílias esclarecendo dúvidas sobre o andamento das atividades presenciais.
O Dia da Família na escola também foi realizado de maneira virtual. Em parceria com a Fundacc, houve transmissão pela rede social, de contação de histórias, com os queridos Nhá Rita e Leco Borba.

#PraCegoVer: Montagem com diversas fotos de alunos da rede municipal preparando sobremesas durante aula de Empreendedorismo.(Imagem: Reprodução/PMC)
A secretária de educação, Márcia Paiva, explicou que a escola tem um papel social que vai muito além do ensinar. Por isso, a comunicação entre família e escola é essencial, sobretudo em tempo de pandemia. “A pandemia ressaltou ainda mais a necessidade da participação da família no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. A expressão interação escola família, se baseia na ideia de reciprocidade e de influência mútua. Com a necessidade de trabalharmos no modelo de atividades remotas, a parceria entre essas duas importantes instituições está fazendo a diferença na superação dos desafios educacionais impostos por essa nova realidade”, disse.
As Associações de Pais e Mestres (APMs), também se adequaram às necessidades da pandemia, se organizaram e obtiveram êxito com a venda antecipada de marmitex, bandejas de salgados, bolos, etc., que foram retirados no decorrer do dia 29.
Ainda sob o ponto de vista pedagógico, houve a interação das atividades com a disciplina de Empreendedorismo, onde alunos participaram das preparações de sobremesas que foram comercializadas. A renda obtida será revertida para aquisição de materiais diversificados aos alunos.
As unidades escolares também inovaram no momento da venda, disponibilizando o recebimento dos pagamentos via PIX (meio de pagamento eletrônico), sempre com objetivo de se manter nos protocolos de segurança.
Veja Também Recentes

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização