Pesquisar No Site

Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu

Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu
Caraguatatuba inicia projeto de arborização urbana no bairro Massaguaçu

Em alusão ao Dia Nacional do Pau-Brasil, comemorado no dia 3 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) de Caraguatatuba, inicia projeto de arborização urbana, na praça do bairro Massaguaçu, onde fica instalado o Ecoponto.

#PraCegoVer: Quatro pessoas na praça fazem plantio de mudas (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é realizar ações de educação ambiental em comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, e da preservação do meio ambiente.

Nesta segunda-feira (3), serão plantadas 10 mudas das espécies: Pau-Brasil, Ipê (roxo e amarelo), Manacá da Serra e Abiu. O projeto prevê o plantio de 60 mudas até sexta-feira (7).

Segundo a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, “o projeto de arborização urbana tem objetivo de aumentar a área verde e a cobertura vegetal do município. As mudas utilizadas são cultivadas no Viveiro Municipal, oriundas de compensação ambiental”, destacou.

“As árvores desempenham relevante melhoria da qualidade de vida da população. É importante que esse plantio seja preservado pela comunidade local. Algumas mudas são de árvores frutíferas, proporcionando aos moradores, o consumo dos frutos no pé. Contamos com a consciência de todos para que conservem este trabalho”, acrescentou a secretária.

O morador do bairro, José Benedito Belarmino, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e reforçou “Deus nos dá a natureza para preservar, então precisamos que cada um faça sua parte, para mantê-la sempre linda”, disse.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui o Plano de Arborização Urbana­­­­­­­, que objetiva aumentar a cobertura verde da cidade, dentro dos programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

No site da Prefeitura é possível baixar a Cartilha de Arborização Urbana, que possui as orientações necessárias para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência. Para baixar a cartilha gratuitamente, acesse: https://issuu.com/prefeituradecaraguatatuba/docs/arborizacao_urbana_cartilha_2018.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024