Pesquisar No Site

Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Marmundo estreia nesta quinta-feira

Publicado em: 14/04/2021
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Marmundo estreia nesta quinta-feira
Lei Aldir Blanc Caraguatatuba: Festival Marmundo estreia nesta quinta-feira

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC) apresentam o Festival Marmundo, projeto que compõe a segunda fase de exposições dos trabalhos contemplados pela Lei Aldir Blanc.

#ParaCegoVer: Arte do festival.

Com conteúdos que variam entre clipes, videoartes, documentários, contação de história, teatro, música, dança e mais, o Festival ocorre nos dias 15, 20 e 22 de abril, a partir das 20h, pelo Facebook da Fundação (facebook.com/Fundacc) e do Conselho (facebook.com/conselhoculturacaragua).

O Festival Marmundo tem como objetivo contemplar a diversidade artística e cultural local. Sua principal missão é oferecer entretenimento de qualidade que acolha os mais diferentes gostos e preferências, para valorizar e dar visibilidade à riqueza, potência e pluralidade dos artistas da cidade. Sendo assim, Marmundo é um momento de apreciação para o público e de diálogo entre múltiplas manifestações da arte.

“[…] a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balança nem com barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós […]”, Manoel de Barros.

De acordo com a organização do Festival, arte é a tentativa de relacionamento com o mundo e consigo mesma, é o construir, o conhecer e o se expressar das mais diversas formas. É engolir o que o mundo dá e devolver como se vê, é o encantamento constante. A importância da arte, como disse o velho poeta, não tem como medir, não há alcance para isso.

“Marmundo é o mar de gente que habita o mundo, que vive, que expressa, que sobrevive. Nesse Marmundo, os artistas são o respiro, o olhar sublime sobre coisas que outros olhares talvez não alcançariam. Marmundo é mar, é gente, é mundo, é vida”.

Programação completa

Dia 15/4 – (quinta-feira) – às 20h

Apresentação: Pedro Caetano (@pedrocaetano.ambiental)

  • Henrique Leone Vitório Paes (Clipe)

Sinopse: “Bom é viver em família, projeto do criador Amor de mãe, amor de irmão, carinho, abraço e calor. O som do violão, os versos que não se escrevem. O avesso do direito e o amor que não se perde”.

  • Fabio Rodrigo Pereira – FelipeVernezzi (Documentário)

@rodrigocinema @felipevernizzi

Sinopse: Dito Artista autodidata de Caraguatatuba.

  • Ekaterina Abashina dos Santos (Clipe)

 @clube_do_choro_de_caragua

Sinopse: O resultado pretendido neste clipe é a exposição e o oferecimento das riquezas culturais que o Choro, através do Clube do Choro de Caraguatatuba, representa e oferece para todos os brasileiros em território nacional com suas lindas e marcantes peças atemporais.

  • Cristian Souza da Silva (Videoarte)

    @rarocrise

Sinopse: “Levei como inspiração as mudanças corporais que acontecem com os adolescentes durante a puberdade. Foi algo que me afetou e me instigou a transformar essa experiência em algo artístico. Decidi então gravar esse vídeo falando sobre o meu corpo, com intenção de mostrar que mudanças acontecem e nós temos que aprender a lidar com isso, e também aceitar a nós mesmos como realmente somos”.

  • Bruno Pedroso dos Santos (Videoarte)

@pezuza

Sinopse: “No meu lugar, como artista, surge a dúvida: e a LIBERDADE? Como minha saúde mental se relaciona a quatro paredes? Eu, preso, isolado, dentro de minha casa, morando com os meus avós – que fazem parte do grupo de risco; o dilema constante de estar ou não infectado, se eu tenho o poder de colocar um ponto final em tudo”.

  • Diogo de Souza Cesar (Clipe)

@murilo_net @masthifi

Sinopse: “Esse clipe leva a mensagem de superação, e mostra ao público que em nossa cidade há artistas capazes de lançar conteúdos de alto padrão musical e audiovisual”.

  • Bruna Guimarães Prior (Contação de História)

@plantadeiradehistorias

Sinopse: Nesta contação, a Plantadeira de Histórias traz ao público a lenda da Pedra da Freira e Pora – O Guardião do Rio Juqueriquerê, assim realizando o resgate da cultura caiçara e o fomento da arte de contar histórias.

  • Fernando Dragone Pessoto (Clipe)

@samamba

Sinopse: O clipe traz a valorização da cultura local e a importância da conscientização e prevenção no combate a Covid-19. Seu público alvo é o povo brasileiro em geral, trabalhadores da saúde que enfrentam a pandemia de frente, professores que se desdobram para exercer sua profissão, e artistas que “gritam” e lutam por seus direitos, e a todos que apreciam a arte.

Dia 20/4 – (terça-feira) – às 20h

Apresentação: Ruty Helen (@ruty_helen)

  • Matheus Vinicius de Souza (Videoarte)

@alaranjou

Sinopse: Essa proposta se estrutura na vontade em representar toda a força dos elementos, e como podemos subverter as ações negativas sobre o meio, possibilitando ao público repensar todos os atos do seu cotidiano, para que assim haja um futuro mais equilibrado com o meio em que estamos inseridos e todo o resto da cadeia. A pretensão é que este conteúdo seja o mais livre e abrangente possível, conseguindo dialogar com todas as faixas etárias, fortalecendo a cena regional, além de multiplicar a educação ambiental de uma maneira poética e orgânica.

  • Emerson Reis de Oliveira (Videoarte)

Sinopse: Dado o momento de distanciamento social, como principal medida contra a crise pandêmica da Covid-19, surgem discussões e pensamentos sobre a reclusão e isolamento, sobre a dificuldade de se manter longe e sem contato direto com os outros.

 Como público alvo, pode-se compreender uma ampla faixa etária, visto que toda população sofre com esta crise sanitária, tendo a necessidade do confinamento. Porém, o vídeo retrata a perspectiva de uma parcela dos adolescentes de Caraguatatuba.

  • Hannah Carolina Silva Ferreira (Teatro Virtual)

@aquelahannah

Sinopse: Teatro de… rua?! Em casa?! Em tempos de pandemia, a rua passa a se reinventar nas janelas virtuais. Assim, O Grupo Teatro de Trincheira procura novas perspectivas do fazer teatral, no aqui e agora, compartilhando seus anseios com a plateia atrás da tela.

  • Jose de Barros Pinto Filho (Videoarte)

@z.j.barros

Sinopse: As motivações para este videoarte partiram das muitas reflexões sobre o atual momento histórico ligado ao processo de pandemia, que alterou toda a dinâmica das relações humanas, reverberando no ambiente escolar com novas práticas pedagógicas, diante da necessidade de distanciamento social. Este curta-metragem busca reviver memórias ainda recentes do convívio escolar, dos espaços vazios na espera da normalidade, dos detalhes de um cotidiano agora nostálgico.

  • Davi Silva de Oliveira (Dança)

@dv_silva13

Sinopse: A construção da proposta foi estruturada nos tempos atuais, onde o olhar e a percepção humana para fatos do dia a dia, e para o outro, passam cada vez mais despercebidas no mundo caótico e veloz que habitamos. As técnicas do Hip hop e da expressão corporal humana compõe as cenas, além dos olhares de diversos pontos que enriquece a percepção do telespectador.

Dia 22/4 – quinta-feira – às 20h

Apresentação: Michael Douglas

  • Esdras Cabral Pereira (Show infantil)

@esdrascabralmusico

Sinopse: A OssoBanda desenvolve o seu trabalho pensando seriamente na criança ouvinte. O músico Esdras Cabral, grande contribuidor da OssoBanda, também carrega em sua bagagem pesquisa e ensino na área de educação musical, e deseja que todos os pequenos tenham acesso à música de qualidade.

No modelo online do show, Cabral, com versão voz e violão, traz composições autorais e esquetes divertidas e bem humoradas envolvendo os mascotes da OssoBanda.

  • Angelo Pereira da Silva (Contação de Histórias)

@angelopereiraator

Sinopse: Através da Contação de Histórias, músicas e instrumentos musicais a interação se torna efetiva. Com técnicas de teatro de rua, tais como: teatro de rua, mímica, animação, jogos e brincadeiras tradicionais.

  • João Carlos Correa da Silva (Show de Blues)

@joaomontanha78

Sinopse: Nesse show, João Carlos Correa da Silva aborda aspectos históricos apresentados em Workshop musical, contando passagens da história e apresentando canções que ilustrem os acontecimentos e relações com a música.

As produções exibidas durante o Festival foram realizadas por meio dos editais da Lei Aldir Blanc, pertencem ao Acervo da FUNDACC e poderão ser exibidas em diversas atividades e espaços conforme previsto no Edital.

 O Festival seguirá com novas fases nos próximos meses, com a curadoria da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou dois importantes aliados nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba, unidade Poiares, juntamente com o Colégio Módulo, assumiram a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, localizada entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024