Pesquisar No Site

Captura de abelhas volta a ser principal ocorrência atendida pela Defesa Civil em março

Captura de abelhas volta a ser principal ocorrência atendida pela Defesa Civil em março
Captura de abelhas volta a ser principal ocorrência atendida pela Defesa Civil em março

A captura de abelhas voltou a ser a principal ocorrência atendida pelas equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba no mês de março. Ela também ficou no ranking no mês de fevereiro. Em 31 dias foram registradas 58 ocorrências, sendo 26 com abelhas, sete com marimbondos e uma com vespas.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil está com roupa protetora para a captura de abelha e no alto de uma roda gigante (Foto: Divulgação/PMC)

Os outros registros foram de nove quedas de árvores, quatro vistorias no geral e uma de deslizamentos, além de 10 checagens feitas após recebimento de demanda via Canal 156.

O agente da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, que tem curso de apicultor, explica que neste período mais quente a incidência é realmente maior com abelhas porque elas têm mais flores para coletarem a seiva, levarem para a colmeia e se movimentam mais.

“Paralelamente, a população também usa esse período de calor para fazer reformas em casa e acaba por encontrar mais colmeias”, esclarece. 

Neste caso, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 que a equipe vai até o local para fazer a remoção. Isso ocorre porque no Brasil as abelhas das espécies europeias e africanas foram introduzidas, mas são mais nocivas e agressivas. “Por isso a orientação é não tentar fazer a remoção sozinho”, alerta Medeiros.

Ele ainda explica que a rainha coloca uma media de 1.500 a 2 mil ovos por dia para manter as operárias trabalhando nas colmeias, até porque o ciclo de vida delas é de 45 dias entre o nascimento e a morte.

O coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, explica que a meta é atuar sempre com a captura e não o extermínio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba continua imunizando idosos contra Covid; agendamento deve ser feito pela Central ‘156’
Prefeitura de Caraguatatuba continua imunizando idosos contra Covid; agendamento deve ser feito pela Central ‘156’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, continua com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 nos 11 postos de vacinação, instalados em unidades de saúde e escolares. Nesta semana, devem receber a primeira dose da vacina os idosos com mais de 67 anos. Para serem imunizados,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 13/04/2021
Em 1° dia de intervenção, Prefeitura de Caraguatatuba paga Vale Alimentação atrasado de funcionários da Praiamar
Em 1° dia de intervenção, Prefeitura de Caraguatatuba paga Vale Alimentação atrasado de funcionários da Praiamar

Em menos de um dia de intervenção a Prefeitura de Caraguatatuba pagou os vales alimentações atrasados dos funcionários da Praiamar. Ao todo, foram repassados R$ 55.181,85 reais em VR, para 124 funcionários. De acordo com funcionários, o Vale Alimentação do mês de abril estava atrasado desde o dia 31 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2021
Nutricionista participa de live do Cresan-Butantan e abordará trabalho feito no Banco de Alimentos de Caraguatatuba
Nutricionista participa de live do Cresan-Butantan e aborda trabalho feito no Banco de Alimentos de Caraguatatuba

A nutricionista Cíntia Franciele de Araújo Claudino, chefe da área de Convênios e Segurança Alimentar de Caraguatatuba, fará uma participação na live em comemoração aos 11 anos do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – CRESAN – Butantã, cujo tema será ”Boas Práticas nos Cresans”. O evento será

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 23/03/2021
Concurso fotográfico e literário “Caraguatatuba: Pontos de vista, vista de um ponto
Concurso fotográfico e literário “Caraguatatuba: Pontos de vista, vista de um ponto” segue com inscrições até dia 29

O concurso fotográfico e literário “Caraguatatuba: Pontos de vista, vista de um ponto”, composto pela união do 4º Concurso Literário e do 7º Veja Caraguá, segue com inscrições até as 14h do dia 29 de abril pelo formulário online disponível na aba de Oportunidades do Mapa Cultural de Caraguatatuba, no

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 13/04/2021
Ministério Público pede cancelamento temporário do FIDA
Ministério Público pede cancelamento temporário do FIDA

O Promotor de Justiça do Ministério Público, Renato Queiroz, pediu o cancelamento temporário do Fundo Municipal de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA). De acordo com a recomendação encaminhada para a Prefeitura de Caraguatatuba, serão apurados os processos realizados em anos anteriores. O promotor recomenda, ainda, que a Prefeitura e a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 16/04/2021