Pesquisar No Site

Caraguatatuba entra na Fase Vermelha; profissionais de Saúde divulgam carta aberta e pedem conscientização

Destaques
Caraguatatuba entra na Fase Vermelha; profissionais de Saúde divulgam carta aberta e pedem conscientização
Caraguatatuba entra na Fase Vermelha; profissionais de Saúde divulgam carta aberta e pedem conscientização

Após anúncio do governador João Dória colocando o Estado na Fase Vermelha do Plano São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba publicou decreto nesta sexta-feira (5) com as novas regras do que pode ou não funcionar a partir deste sábado até o dia 19 de março. A medida acompanha também o toque de restrição imposto pelo governo estadual de manter fechado os serviços não essenciais das 20h às 5h.

O Decreto Municipal 1.416/2021 define que podem abrir os chamados comércios essenciais, estando neles farmácias e serviços de saúde, mercados, supermercados e locais que vendam comida, mas sem consumo local, escolas (só até 35% de ocupação), cursos da área de saúde em universidades e igrejas (até 30% de ocupação).

Ainda na lista de comércios que podem funcionar estão construção civil e indústria, lavanderias, serviços de segurança pública e privada, empresas de locação de veículos, serviços de comunicação e meios de hospedagem.

Ficam proibidos de abrir shoppings, galerias e comércio de rua, salões de beleza e barbearias, cinemas, teatros e casas de show, universidades (autorizados apenas cursos de saúde), eventos, convenções e atividades culturais, atividades com aglomeração, academias de esporte e centros de ginástica, concessionárias e parques.

Os bares, restaurantes e quiosques podem funcionar com delivery, retirada no local e sistema ‘drive thru’. A retirada e o ‘drive thru’ devem parar às 20h, ficando permitido, após o horário mencionado, apenas o delivery.

Em relação às academias, embora o município tenha criado uma lei que transforma essa atividade em essencial, o Governo do Estado não colocou na relação de estabelecimentos que devem funcionar, por isso, o município teve de acatar a decisão.

Festas e praias

Apontados como os principais responsáveis pelo aumento de casos e óbitos de Covid-19 no Brasil, as festas e encontros que provocam aglomeração estão proibidos.

Segundo o governador João Doria, a polícia pode ser acionada para acabar com esse tipo de evento pelo 190.

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, os prefeitos do litoral devem se reunir para discutir o controle às praias. “Fizemos recomendação de que praias são para atividades individuais, com máscara. É essa postura que pedimos e esperamos adesão majoritária, com parceria para superar esse momento”.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, lembra que essa ação precisa do apoio da Polícia Militar, uma vez que a fiscalização das praias é de competência do Governo do Estado. “Estamos em processo de implantação da nossa GCM (Guarda Civil Municipal) e neste momento precisamos do apoio do Estado”.

Ainda conforme o prefeito, este é um momento muito delicado e justificou a adesão do município à fase vermelha do Plano São Paulo. “Embora a cidade esteja em uma situação de controle, há uma preocupação de o governo do Estado requisitar os leitos da região para pacientes de outras cidades e até mesmo de outros Estados”.

Segundo ele, Caraguatatuba tem 42 leitos de UTI entre a UPA e a Casa de Saúde Stela Maris e mais 30 do Hospital Regional “e eles podem ser requisitados a qualquer momento”, reforçou e acrescentou que “não se pode ser irresponsável, destoar do Estado inteiro, caso contrário, mais pessoas vão querer descer para a região e este não é o momento”.

Ainda de acordo com o prefeito Aguilar Junior, há um pedido expresso dos profissionais de Saúde para que o município fique na fase vermelha.

Eles elaboraram uma Carta Aberta à População onde apontam o esgotamento de profissionais e pedem a conscientização das pessoas nestes 15 dias da Fase Vermelha do Plano São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a última contagem nas unidades de atendimento de pacientes com Covid, a média era de 360 pessoas por dia.

“As pessoas estão procurando o serviço de saúde muito tarde, por isso reforço que aos primeiros sintomas elas devem procurar o atendimento, porque o risco é chegarem com estado mais grave”, complementou o prefeito.

Zona Azul e estacionamento

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a partir de sábado (06/03) a cobrança do estacionamento rotativo, Zona Azul, está suspensa pelo tempo que perdurar esse decreto. O mesmo ocorrerá com estacionamentos ao longo das avenidas nas orlas como forma de evitar que as pessoas se dirijam às praias.

Os ônibus municipais devem trafegar levando apenas 50% da capacidade de cada veículo, além de serem higienizados ao final de cada viagem.

Em relação às autoescolas, as aulas práticas e teóricas presenciais estão suspensas. Porém, as aulas teóricas podem ser ministradas na modalidade remota. Exames teóricos e práticos devem ser cancelados.

Quanto ao Poupatempo, o atendimento será digital e de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, “foi feito trabalho grande para garantir que todos os serviços fiquem disponíveis”. Ainda conforme ela, o trabalho do Detran será feito com atendimento digital e drive-in, além de agendamento para entrega.

Paço Municipal

Pelo novo decreto, neste período de fase vermelha, as secretarias ficarão com atendimento presencial ao público suspenso. Somente serviços online, email e telefone vão funcionar das 8h às 14h.

Fiscalização

A fiscalização será realizada pelos agentes do Poder Público Municipal com o apoio dos órgãos do Governo do Estado de São Paulo, de modo que o seu descumprimento acarretará sanções, como multa no valor equivalente a 1.000 VRMs (R$ 3.740), dobrando em caso de reincidência e podendo chegar ao valor de 3.000 VRMs (R$ 11,2 mil), além de interdição imediata do estabelecimento, bem como a cassação do alvará de funcionamento.

Quer ter acesso ao decreto, acesse o link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/03/Edital_491.pdf

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024