Pesquisar No Site

Caraguatatuba elege novos membros para Conselho do Fundeb

Publicado em: 22/03/2021
Caraguatatuba elege novos membros para Conselho do Fundeb
Caraguatatuba elege novos membros para Conselho do Fundeb

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb de Caraguatatuba elegeu na quinta-feira (18), novos membros, em pleito realizado na Secretaria Municipal de Educação.

Compete aos membros do Conselho, o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb, no âmbito do município de Caraguatatuba. A atuação dos conselheiros é considerada atividade de relevante interesse social e não é remunerada.

Foram eleitos, por segmento, os seguintes conselheiros: Representantes dos diretores das escolas básicas públicas – Deborah Regina Gonçalves Galter como titular e Maria Aparecida dos Santos como suplente.

Representantes dos pais de alunos da educação básica pública – Camila Vieira de Paula e Marina Cacique Leandro dos Santos, como titulares; e Lúcia Helena Aparecida Tobias e Cláudia Regina Ivanov, como suplentes.

Representantes dos estudantes da educação básica pública – Mércia Silva de Souza, titular; e Sandra Neli Santos, suplente. Da entidade de estudantes secundaristas Geovane Barros Silva, titular; e Fernanda Alves Mendes, suplente.

Representantes de organizações da sociedade civil – Célia Maria Ambrósio Eberl e Júlio Carlos Marques da Silva, como titulares; e Débora Lopes Fernandes e Rúbia de Freitas Silveira Duhau como suplentes.

Sobre o FUNDEB

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi instituído como instrumento permanente de financiamento da educação pública, por meio da Emenda Constitucional n° 108, de 27 de agosto de 2020, e encontra-se regulamentado pela Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Independentemente da fonte de origem dos valores que compõem o Fundo, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na manutenção e no desenvolvimento da educação básica pública, bem como na valorização dos profissionais da educação, incluída sua condigna remuneração.

Os recursos oriundos do Fundeb são destinados/distribuídos aos Estados, Distrito Federal e Municípios, para o financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, levando-se em consideração os respectivos âmbitos de atuação prioritária, conforme estabelecido no art. 211, §§2º e 3º da Constituição Federal. Nesse sentido, os municípios utilizam os recursos provenientes do Fundeb, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e os Estados no Ensino Fundamental e Médio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro
Operação Tapa Buracos atende mais de 400 locais em dezembro

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o balanço dos serviços realizados durante o mês de dezembro em parceria com a empresa Electra, responsável pela Operação Tapa Buracos e outras melhorias de zeladoria no município. Foram utilizadas 34 toneladas de massa asfáltica CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e 17 toneladas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/01/2022
3º Concurso de Presépios
Obra ‘Tear Encantado em Jerusalém’ é a 1ª colocada no Concurso de Presépios da Fundacc

O presépio ‘Tear Encantado em Jerusalém’, de Norma Gomes da S. França, de Caraguatatuba, conquistou o 1º lugar no 3º Concurso de Presépios para o Natal promovido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com a soma de 238 pontos, votados pela Comissão Julgadora e Voto Popular. Confeccionado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/12/2021
Papai Noel, presentes e brincadeiras marcam encerramento do ano letivo em Caraguatatuba
Papai Noel, presentes e brincadeiras marcam encerramento do ano letivo em Caraguatatuba

Em um ano marcado pela superação de grandes desafios devido às fases críticas da pandemia, as unidades escolares da rede municipal de Caraguatatuba estão em um clima festivo e se aproximam do encerramento do ano letivo de 2021. Atualmente, a rede atende mais de 20 mil estudantes em suas 54

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 16/12/2021
Coleta Seletiva e Ecopontos de Caraguá mudam cronograma no Natal e Ano Novo
Coleta Seletiva e Ecopontos de Caraguá mudam cronograma no Natal e Ano Novo

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba informa que a coleta seletiva e os ecopontos operam em horários diferenciados no final do ano, em razão das festividades de Natal e Ano Novo. A coleta seletiva funciona normalmente nos dias úteis, mas nas vésperas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/12/2021
Equipe de basquete de Caraguatatuba fica em terceiro lugar na Liga Paulista
Equipe de basquete de Caraguatatuba fica em terceiro lugar na Liga Paulista

O time de basquete da ABASC Basketball School de Caraguatatuba participou da disputa pela Liga Paulista de Basquete com a equipe masculina Sub-16. O campeonato ocorreu pela série B da Federação Paulista de Basketball e aconteceu no sábado (18) na cidade de Poá. A equipe masculina Sub-16 venceu a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/12/2021