Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia vacinação contra Covid-19 para idosos de 80 a 84 anos a partir de segunda-feira (1)

Publicado em: 26/02/2021
Prefeitura de Caraguatatuba inicia vacinação contra Covid-19 para idosos de 80 a 84 anos a partir de segunda-feira (1)
Prefeitura de Caraguatatuba inicia vacinação contra Covid-19 para idosos de 80 a 84 anos a partir de segunda-feira (1)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), irá iniciar a partir do dia 1º de março (segunda-feira) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com idades entre 80 e 84 anos.

Para aplicar a vacina nesse público-alvo, a Prefeitura decidiu manter os cinco postos de vacinação instalados em unidades escolares nos bairros: Porto Novo, Morro do Algodão, Indaiá, Sumaré e Jetuba. O horário de funcionamento dos postos será das 8h às 16h.

Dos cinco postos apenas um sofreu alteração de endereço. No Sumaré, a vacinação era realizada no núcleo CIASE – Wilson Francisco Valente. Agora, os idosos deverão se dirigir ao CIEFI Prof.ª Adolfina Leonor Soares dos Santos. 

É importante ressaltar que para receber a vacina é necessário que a pessoa esteja devidamente cadastrada no Programa de Saúde da Família (PSF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

#PraCegoVer: Casal de idosos é atendido por um agente comunitário de saúde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para o idoso cadastrado, a Sesau orientou levar apenas o comprovante de residência. Caso não seja, ele deve apresentar: documento com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Com eles em mãos, o cadastro será efetuado na hora. 

O idoso ou responsável que não quiser acessar um dos postos de vacinação, basta ficar em frente à unidade escolar que a equipe de imunização aplicará a dose dentro do veículo. Importante frisar que cada idoso poderá levar um acompanhante para evitar aglomeração.

2ª dose para profissionais de saúde e idosos acima dos 90 anos

A vacinação para idosos com mais de 90 anos, que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, também será iniciada no dia 1º de março. Entretanto, não será preciso procurar um posto de vacinação. A segunda dose será aplicada na própria residência do idoso, das 8h às 16h.

A Prefeitura prevê ainda a vacinação dos profissionais de saúde, linha de frente ou não, que já receberam a primeira dose do imunizante. Isso irá depender do fornecimento de doses pelo Governo Estadual.

Caso sejam enviadas, a vacinação desses profissionais será realizada nos dias 4 e 5 de março, exclusivamente, na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá. No dia, será necessário apresentar o cartão de vacinação para comprovar o recebimento da primeira dose.

A coordenadora de imunização e enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Danielle Rodrigues, ressalta que, se a vacinar for enviada pelo Governo estadual, a estratégia montada para esses dias é importante. “Esses profissionais devem se programar para receberem a segunda dose nesses dois dias. Mas vale lembrar que a vacinação depende da vinda do imunizante”, alerta.

Além disso, tanto os idosos quanto os profissionais podem agilizar o processo de vacinação fazendo o cadastramento prévio no site: vacinaja.sp.gov.br,

Profissionais de saúde ou idosos que pertencem ao grupo especial (mulheres que estão amamentando, puérperas, gestantes, pessoas em tratamento oncológico, transplantados, imunodeprimidas e com doenças autoimunes) deverão apresentar a prescrição médica no dia da vacinação. A Sesau explica que importante a avaliação feita pelo médico que acompanha o paciente de risco-benefício da vacinação.

Confira locais de vacinação e endereço:

Posto 1: EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio (Avenida Primeiro de Maio, 205 – Porto Novo);

Posto 2: Centro Comunitário, Cultural e Social do Morro Do Algodão (Rua São Miguel, 825-889 – Morro do Algodão);

Posto 3: EMEF Dr. Carlos De Almeida Rodrigues (Avenida Pernambuco, 1.101 – Indaiá);

Posto 4: CIEFI Prof.ª Adolfina Leonor Soares dos Santos (Av. Siqueira Campos, 1.257 – Sumaré);

Posto 5: CIEFI Jetuba – Profª Maria Thereza De Souza Castro (Rua Seishi Yoshimoto, 120 – Jetuba).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024