Pesquisar No Site
Cinco profissionais da saúde recebem primeira dose da vacina contra Covid-19 em Caraguatatuba
Cinco profissionais da saúde recebem primeira dose da vacina contra Covid-19 em Caraguatatuba
As primeiras vacinações imunizantes contra o novo coronavírus (Covid-19) foram realizadas na manhã desta quinta-feira (21) no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).
Cinco profissionais de saúde, de diferentes instituições receberam a primeira dose em público. Nesta fase foram disponibilizadas 1.840 doses.

IMG 3#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior com os cinco servidores da Saúde que receberam a dose de vacina e as profissionais da Secretaria de Saúde (Luis Gava/PMC)
O prefeito Aguilar Junior recebeu autoridades e vereadores e declarou ser este um momento histórico para a cidade, profissionais da linha de frente e toda a população. Emocionado, lembrou de momentos que dividiu com o enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Covid) Centro, Fernando Marques Giroto, 38 anos, 20 deles na área. Ele foi um dos cinco profissionais a ser imunizado.
“Uma vez conversando com ele me disse: prefeito, não tá fácil. Ali tive a oportunidade de dividir toda a dor, o sofrimento dos profissionais de saúde. Deixo aqui todo agradecimento a meu time da saúde que fez a diferença em Caraguá. Minha gratidão por todo o trabalho de vocês por darem a vida de vocês para salvarem vidas”. Ele ainda lembrou salvar vidas sempre foi o objetivo de sua gestão.
A iniciativa de vacinar cinco profissionais de saúde de uma vez foi como forma de agradecer a cada um que atua nas unidades hospitalares de Caraguatatuba.
A primeira a receber o imunizante foi a técnica de enfermagem da Casa de Saúde Stella Maris, Neusa Aparecida Barreto Florentino, 61 anos, 33 deles dedicado à profissão.
Dona Neusa conta ter ficado surpresa e emocionada ao ser chamada para receber a dose da vacina, ainda mais porque no dia anterior havia enterrado seu pai, Antonio Pedro Barreto, 92 anos, mais uma vítima da Covid.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior acompanha de perto a aplicação da primeira dose de vacina na técnica de enfermagem Neusa (Luis Gava/PMC)
Para ela, essa vacina veio para ajudar e salvar muita gente. “Quando ela chega a pessoa não sabe nem como pega. É difícil explicar o contágio. Quando vê está com os sintomas, por isso a vacinação é muito importante”.
A enfermeira Ana Claudia de Oliveira, 53 anos, representou os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Profissional da saúde há 27 anos, Ana conta que ser uma das primeiras a se vacinar é uma responsabilidade muito grande. “Mas eu aceitei porque estar na linha de frente, sendo mãe de família, também representa um grande risco”. Seu apelo é, principalmente, para que as pessoas tenham consciência e amor ao próximo.
“Ainda há esperança, por isso peço para que tomem a vacina em respeito às pessoas que acabaram doentes por conta desse vírus e por todas aquelas que correm o risco. Todos podem salvar vidas”, disse.
Quem também participou do primeiro grupo da vacina foi a enfermeira do Hospital Santos Dumont (Unimed), Fernanda Aparecida, 38 anos. “Estou super contente porque estava na expectativa. A minha sensação é de esperança e de que dias melhores virão”, contou ela que já teve a doença e apresentou sintomas leves, mas o mal-estar e o desânimo foram bem presentes.
Atuando na área da saúde há 16 anos, Fernanda disse que jamais imaginou vivenciar esse momento. Para ela, o período de 2020/2021 foi a pior época de sua vida. “A gente vê as pessoas sofrendo, infelizmente, alguns delas vão embora. Nós acompanhamos todo o sofrimento de cada paciente, o que acaba mexendo com a gente. Por isso, esse momento significa esperança”, ressaltou.
O médico Nicolas Miranda Carvalho, 33 anos, representou o Hospital Regional do Litoral Norte. Ele está há 10 meses na unidade e tem 14 anos de profissão.
Para ele, a vacinação chega como uma gota de esperança diante de uma situação bastante difícil para todos. “Nós, funcionários da saúde na linha de frente de todo o Brasil sabemos os risco, mas nenhum baixou a guarda. O medo existe por se tratar de uma condição nova, mas estamos preparados para atender da forma mais segura possível e lidar com as pessoas que estão mais assustadas ainda com essa doença”.
A enfermeira e coordenadora de vacinação de Caraguatatuba, Danielle Rodrigues Pinto Siqueira, 46 anos, explicou um pouco sobre a vacina e contou sua experiência enfrentando o coronavírus.
“A vacina é um vírus inativado, segura e eficaz contra o novo vírus. Os sintomas são difíceis e eu sei porque eu peguei Covid-19. Todos os dias, enquanto lutamos contra a doença, agradecemos por abrir os olhos e descobrir que estamos vivos. Eu só conseguia pensar no meu filho e na minha família, nas pessoas importantes para mim”.
Para que a imunização seja totalmente eficaz é necessário tomar a segunda dose. Para aqueles que tomaram a vacina hoje precisarão retornar 21 dias depois.
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda novas doses do Ministério da Saúde para continuar o programa de imunização nos grupos prioritários.
Veja Também Recentes
2ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence na quinta-feira (20/8)
A 2ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima quinta-feira (20/8). As outras datas de vencimento dos tributos são 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês
Caraguatatuba lança novo Currículo Municipal da Educação Infantil e fortalece política pública para primeira infância
A Educação Infantil de Caraguatatuba passa a contar, oficialmente, com um documento que reúne a identidade da rede municipal, organiza as práticas pedagógicas e projeta os próximos avanços da primeira etapa da Educação Básica. Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Apoio Pedagógico da Educação Infantil, o novo
Caraguatatuba se prepara para receber mais de 250 atletas no Mundial de Sambo de Praia
Caraguatatuba entra na rota do esporte internacional nos dias 12 e 13 de setembro com a realização do Campeonato Mundial de Sambo de Praia, na Praça da Cultura. A competição deve trazer ao município mais de 250 atletas de mais de 30 países e será realizada pela primeira vez na
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal
A Prefeitura de Caraguatatuba vai abrir um concurso cultural para definir o nome do mascote oficial das ações de saúde bucal desenvolvidas no município. A iniciativa é coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, e permite a participação de todos os moradores da cidade.