Pesquisar No Site
Campanha “Minha Família Sem Dengue” continua com ações na Região Norte de Caraguatatuba
Campanha “Minha Família Sem Dengue” continua com ações na Região Norte de Caraguatatuba
As ações da campanha “Minha Família Sem Dengue” continuam sendo realizado pelas equipes de controle da dengue de Caraguatatuba, compostas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e agentes comunitários de saúde (ACSs) na região norte do município.

#PraCegoVer: Agente de controle da dengue faz vistoria em quintal de uma residência (Foto: Divulgação/PMC)
A região norte, também titulada como ‘Área 1’, tem recebido as ações de combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti desde dezembro passado. O local foi o primeiro da cidade a receber as ações para o controle da dengue já que o resultado da última avaliação de densidade larvária (ADL), realizada no mês de novembro, foi de 3,66%.
A ADL da ‘Área 1’ (3,66%), que inclui os bairros: Tabatinga, Costa Verde, Mar Verde, Mococa, Cocanha, Verde Mar, Massaguaçu, Sertão dos Tourinhos e Jardim do Sol, superou o índice do município que foi de 2,44%.
Para o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, já que quando o índice obtido é de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.
Seguindo todos os protocolos sanitários para a prevenção do novo coronavírus (Covid-19), as equipes de controle da dengue irão fazer vistorias em imóveis e dar orientações aos moradores do bairro Massaguaçu até sexta-feira (8) no sentido Tabatinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fiscalização
Segundo o médico veterinário e coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, as equipes de controle da dengue estão realizando fiscalização mediante as denuncias. “Elas podem ser realizadas através do portal 156 da Prefeitura. Nossa equipe irá até o local e realizará a verificação do imóvel e, dependendo da situação, o mesmo poderá ser multado”.
Casos de dengue
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), da Secretaria Municipal de Saúde, Caraguatatuba encerrou o ano com 701 casos confirmados de dengue, e nenhum deles veio a óbito. Ao todo, foram 2.728 notificações. Dessas, 2.025 eram negativos.
Em 2019, os casos confirmados de dengue chegaram a 3.238. O município registrou sete óbitos em função da doença.
Na primeira semana de 2021, a VE notificou apenas dois casos da doença. Ambos aguardam resultado para confirmação.
Veja Também Recentes
Parceria entre Guarda Civil de Caraguatatuba e Polícia Municipal de São Sebastião resulta em apreensão e prisão
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada no último domingo (22) por agentes da Polícia Municipal de São Sebastião, durante patrulhamento preventivo na região sul, informando que uma motocicleta com sinais identificadores adulterados teria transitado recentemente pela Avenida Odisseu, bairro Canto do Mar, em São Sebastião, com destino
Caraguatatuba inicia curso de Promotoras Legais Populares para fortalecimento dos direitos das mulheres
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última terça-feira (24), o cerimonial de abertura do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no Indaiá. A formação é voltada a mulheres referenciadas pelos equipamentos socioassistenciais
Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em ação rápida em Caraguatatuba
A Polícia Civil do Estado de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (14), um homem suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada em Caraguatatuba. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do município durante diligências investigativas no bairro Tinga, com cumprimento de mandado judicial. O suspeito, um homem
CCZ apresenta profissão de veterinário a alunos de escola estadual em Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou uma palestra para cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior no último dia 10 de abril. A palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Luiz Felipe Noronha de Magalhães Venosa. A iniciativa buscou apresentar a
Caraguatatuba encerra “Todos por Elas” com imersão sobre estratégias de negócios, visão de futuro e posicionamento nas mídias digitais
A empresária, mentora, consultora, palestrante, e apresentadora do programa “Empreenda Aí” na TV aberta, Priscilia Queiroz, reuniu mais de 80 mulheres no auditório do Instituto Federal São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP) para uma imersão de dois dias, no encerramento da semana “Todos por Elas”, na semana passada (26 e