Pesquisar No Site

Covid-19: Caraguatatuba registra 3.223 recuperados da doença

Publicado em: 11/12/2020
Covid-19: Caraguatatuba registra 3.223 recuperados da doença
Covid-19: Caraguatatuba registra 3.223 recuperados da doença

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Serviço de Atendimento Call Center, já registrou 3.223 recuperados da Covid-19.

Esses casos do novo coronavírus recebem monitoramento diário por telefone, inclusive aos feriados e finais de semana, das 7h às 21h.

A equipe conta com uma rede de apoio que inclui uma médica e outros profissionais capacitados e treinados para prestar um atendimento mais humanizado aos pacientes.

O acompanhamento começa desde a notificação até completarem os 14 dias de sintomas ou por maior período, se o paciente permanecer sintomático.

Segundo a médica do Serviço de Atendimento, Catarine Marques Frozza, o acompanhamento é importante e essencial, mas as pessoas precisam ter consciência sobre a evolução da doença.

“Às vezes, a gente acompanha um paciente que está com sintomas leves que acaba evoluindo para um quadro pior em uma velocidade muito grande. Por isso é importante procurar atendimento desde os primeiros sintomas”, disse.

Orientações

A Prefeitura de Caraguatatuba orienta os pacientes que apresentem qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) procure atendimento na UPA Covid-19, localizada no Jardim Primavera.

A dica é para qualquer paciente, principalmente os idosos que estão no grupo de risco. No local, os idosos passam por consulta, realizam a tomografia e o teste rápido.

“É necessário a procura do serviço de saúde na fase inicial para o diagnóstico precoce e o tratamento ideal que Caraguatatuba faz pioneiramente. O paciente atendido sai da unidade na fase inicial com o protocolo de medicamentos de tratamento precoce que possuem cinco itens. Já os que ficam internados na UPA Covid recebem tratamento que é o protocolo em hospitais de ponta como Sírio Libanês e Albert Einstein. Quando mais cedo o atendimento, maior a chance de cura”, destaca o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leandro.

Levantamento da Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba aponta que homens com mais de 60 anos, com comorbidade, são as principais vítimas da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Entre as principais doenças estão: renais crônicas, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos.

Uma observação importante constatada pela Secretaria de Saúde é que esse grupo mais suscetível também é o que procura atendimento médico de forma mais tardia.

“A gente percebe que muitas vezes já estão com alguma outra doença e não percebem ou não levam os sintomas a sério e só procuram uma Unidade de Saúde quando a situação se agrava”, alerta André Leandro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024