Pesquisar No Site

Caraguatatuba imunizou 58.659 pessoas durante campanha contra sarampo, poliomielite e influenza

Publicado em: 11/12/2020
Caraguatatuba imunizou 58.659 pessoas durante campanha contra sarampo, poliomielite e influenza
Caraguatatuba imunizou 58.659 pessoas durante campanha contra sarampo, poliomielite e influenza

A Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba divulgou nesta sexta-feira (11) o resultado das Campanhas de Vacinação contra sarampo e poliomielite. As duas foram encerradas no fim do mês passado pela Prefeitura.

IMG 2 #PraCegoVer: Criança recebe dose da vacina contra a paralisia infantil (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo a VE, 2.084 adultos, de 20 a 49 anos, receberam a dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O dado apontou que a faixa etária de 35 a 39 anos foi a mais imunizada, com 589 doses aplicadas.

Na campanha contra paralisia infantil, indicada às crianças, de um ano a menores de cinco anos de idade, foram aplicadas 3.795 doses da vacina oral poliomielite (VOP), que corresponde a 61,42% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, ou seja, 6.179 crianças.

A VE reforçou a importância de a população procurar um posto de saúde para se vacinar independente de o município estar em período de campanha, já que, segundo o Ministério da Saúde, existem 19 tipos diferentes de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.

O órgão municipal explicou que imunização deve começar ainda quando recém-nascido com as vacinas BCG, que previne a criança da tuberculose, principalmente a miliar, e da meningite, além da vacina contra hepatite B.

No Calendário Nacional de Vacinação ainda existem as vacinas penta, que imuniza a população contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B, e a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.

Outras vacinas também são importantes para prevenir doenças, como varicela, rotavirose, febre amarela, doença pneumocócica, HPV (Papilomavírus Humano), difteria e tétano.

Vacinação influenza (H1N1) 2020

A Campanha Nacional contra influenza (H1N1), iniciada em março, se encerrou no final de novembro. Ao todo, 52.780 pessoas, entre idosos, crianças (de seis meses a cinco anos), puérperas (com 45 dias pós-parto), grávidas e trabalhadores de saúde, receberam a dose da vacina em uma das salas de vacinação do município.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica vacina em uma mulher (Foto: Divulgação/PMC)

Desse total de imunizados, 19.836 são idosos. Também foram imunizadas 141 puérperas (c/ 45 dias pós-parto), 8.130 crianças (de seis meses a cinco anos), 967 gestantes. O número de profissionais de saúde chegou a 4.406 e o total de professores de ensino básico e superior foi de 989, que totaliza 18.311 imunizados.

Outros 34.469 vacinados pertencem aos grupos de adultos (de 55 a 59 anos), pessoas com ou sem comorbidades; profissionais de segurança e salvamento; trabalhadores de transporte coletivo, caminhoneiros e portuários; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; pessoas com deficiência.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reconhecimentos projetam Caraguatatuba em áreas estratégicas da gestão pública
Reconhecimentos projetam Caraguatatuba em áreas estratégicas da gestão pública

O trabalho desenvolvido em diferentes frentes de Caraguatatuba vem ganhando destaque em premiações, rankings, certificações e seleções regionais, estaduais e nacionais. O levantamento reúne 47 registros de reconhecimentos, indicações, colocações, medalhas, certificações, seleções e finalismos, identificados entre janeiro de 2025 e a primeira quinzena de outubro de 2026, em áreas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 20/10/2026
Fundacc abre inscrições para 15º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba
Fundacc abre inscrições para 15º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para o 15º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba até o dia 25 de outubro. O festival será realizado entre os dias 22 e 28 de novembro, no Auditório Maristela de Oliveira. Os interessados podem se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 13/10/2026
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte

Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê

Atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (27), do 32º Campeonato CEMC de Karatê, realizado no Grêmio Nestlé, em Caçapava (SP). A competição reuniu cerca de 300 participantes, entre eles 10 representantes do município. Sob orientação da técnica e sensei Maria do Carmo de Oliveira, a equipe caraguatatubense conquistou 17

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 29/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba entrega quase 2 toneladas de alimentos e beneficia 17 instituições socioassistenciais
Prefeitura de Caraguatatuba entrega quase 2 toneladas de alimentos e beneficia 17 instituições socioassistenciais

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba, ligado à Secretaria de Assistência Social, recebeu, na última semana, mais uma doação por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinando quase dois mil quilos de alimentos a 17 instituições socioassistenciais do município. Foram 1.200 kg de banana e 706 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/10/2026