Pesquisar No Site
Caraguatatuba imunizou 58.659 pessoas durante campanha contra sarampo, poliomielite e influenza

Caraguatatuba imunizou 58.659 pessoas durante campanha contra sarampo, poliomielite e influenza
A Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba divulgou nesta sexta-feira (11) o resultado das Campanhas de Vacinação contra sarampo e poliomielite. As duas foram encerradas no fim do mês passado pela Prefeitura.

IMG 2 #PraCegoVer: Criança recebe dose da vacina contra a paralisia infantil (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a VE, 2.084 adultos, de 20 a 49 anos, receberam a dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O dado apontou que a faixa etária de 35 a 39 anos foi a mais imunizada, com 589 doses aplicadas.
Na campanha contra paralisia infantil, indicada às crianças, de um ano a menores de cinco anos de idade, foram aplicadas 3.795 doses da vacina oral poliomielite (VOP), que corresponde a 61,42% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, ou seja, 6.179 crianças.
A VE reforçou a importância de a população procurar um posto de saúde para se vacinar independente de o município estar em período de campanha, já que, segundo o Ministério da Saúde, existem 19 tipos diferentes de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.
O órgão municipal explicou que imunização deve começar ainda quando recém-nascido com as vacinas BCG, que previne a criança da tuberculose, principalmente a miliar, e da meningite, além da vacina contra hepatite B.
No Calendário Nacional de Vacinação ainda existem as vacinas penta, que imuniza a população contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B, e a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
Outras vacinas também são importantes para prevenir doenças, como varicela, rotavirose, febre amarela, doença pneumocócica, HPV (Papilomavírus Humano), difteria e tétano.
Vacinação influenza (H1N1) 2020
A Campanha Nacional contra influenza (H1N1), iniciada em março, se encerrou no final de novembro. Ao todo, 52.780 pessoas, entre idosos, crianças (de seis meses a cinco anos), puérperas (com 45 dias pós-parto), grávidas e trabalhadores de saúde, receberam a dose da vacina em uma das salas de vacinação do município.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica vacina em uma mulher (Foto: Divulgação/PMC)
Desse total de imunizados, 19.836 são idosos. Também foram imunizadas 141 puérperas (c/ 45 dias pós-parto), 8.130 crianças (de seis meses a cinco anos), 967 gestantes. O número de profissionais de saúde chegou a 4.406 e o total de professores de ensino básico e superior foi de 989, que totaliza 18.311 imunizados.
Outros 34.469 vacinados pertencem aos grupos de adultos (de 55 a 59 anos), pessoas com ou sem comorbidades; profissionais de segurança e salvamento; trabalhadores de transporte coletivo, caminhoneiros e portuários; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; pessoas com deficiência.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Exposição de Loucuras Anunciadas apresenta gravuras que retratam período mais obscuro e complexo de Goya
Segue em cartaz no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) a exposição “Loucuras Anunciadas”, com uma compilação de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya (1746 – 1828). A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 21 de junho. As gravuras são do início

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação