Pesquisar No Site
Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia
Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia
Dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esse dia tem como objetivo conscientizar a sociedade para igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar na inclusão desse segmento na sociedade, para que influencie os programas e políticas que o afetam.
Excepcionalmente, devido à pandemia, não haverá atividades comemorativas, mas a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi) se adequou ao “novo normal” e continuou com a prestação de atendimento às pessoas com deficiência que as procuraram.

#PraCegoVer: Carro da Sepedi parado em frente a uma residência, enquanto três profissionais aguardam usuário (Foto: Divulgação/PMC)
O setor de atendimento técnico e articulação, continuou acolhendo, recebendo e encaminhando denúncias de violações de direitos e em estado de vulnerabilidade, com articulação da rede de atendimento e proteção, junto às demais políticas públicas.
Pessoas com Deficiência anteriormente atendidas no Centro-Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) recebem monitoramento em suas residências e os cuidados, saíram do núcleo de atendimento para o domicílio.
As ações de acompanhamento realizadas pela equipe técnica incluem os cuidados com alimentação adequada, com oferta de kits de alimentação diários (almoço, café da tarde e jantar). Equipes do Centro de Convivência através das plataformas online continuaram perto dos usuários, levando conhecimento e tratando de temas variados, como os de promoção e prevenção de saúde, atividades físicas e aulas de informática e celular.

#PraCegoVer: Mulher entrega kit higiene para usuário na frente de sua casa (Foto: Divulgação/PMC)
Em 2020, foram mais de 3 mil atendimentos na Sepedi; 6.317 na Associação Acalento; 26.690 no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e mais de 31 mil nos Centros de Convivência com entidades parceiras (Asilo Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”).
O setor de empregabilidade da pessoa com deficiência também seguiu ativo e recebeu 66 currículos novos e atualizados, 196 currículos foram encaminhados aos empregadores, nove pessoas com deficiência admitidas encaminhadas pela Sepedi e 43 pessoas com cadastro foram empregadas.
A Sepedi fica na Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3109.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba vence Taubaté por 87 a 37 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17
A equipe de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17. Em partida realizada no último sábado (10), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time venceu o Tênis Clube Taubaté por 87 a 37 e manteve a invencibilidade na competição, completando 11 jogos e 11
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada por descarte irregular e transforma espaço no Massaguaçu
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação de recuperação de área degradada pelo descarte irregular de resíduos. Desta vez, o trabalho foi concentrado no bairro Massaguaçu, onde uma área que vinha sendo utilizada de forma inadequada para o despejo de materiais passou por
Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia espetáculo “En_tre” em novembro
O Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia no dia 1º de novembro (domingo), às 20h, no Teatro Mario Covas, o espetáculo “En_tre”, com concepção e direção de Elisa Venâncio e orientação artística de Kika de Souza. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com até 30 minutos de
Nota Oficial – Serviço 156 indisponível
A Prefeitura de Caraguatatuba informa por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento que o Serviço 156 está indisponível, por apresentar erros na execução, impossibilitando o registro e o acompanhamento das solicitações dos munícipes. A Administração Municipal cobra providências da empresa responsável para que o serviço retorne funcionando