Pesquisar No Site

‘Protege’ permite escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência em Caraguatatuba

Publicado em: 16/11/2020
‘Protege’ permite escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência em Caraguatatuba
‘Protege’ permite escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência em Caraguatatuba

Pioneira no Litoral Norte, Caraguatatuba instituiu em 2019 o serviço ‘Protege’, que objetiva a não revitimização das crianças e adolescentes vítimas de violência e a possibilidade de inserção em atendimento intersetorial integrado, com acompanhamento médico e psicológico, buscando minimizar o sofrimento vivenciado.

Desde a implantação, mais de 500 casos foram referenciados, atendidos e encaminhados para atendimento compartilhado com outros equipamentos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O grande diferencial deste programa é atender todos os tipos de violência descritos na Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Por mês, cerca de 100 crianças e adolescentes são atendidos pelo serviço.

O ‘Protege’ é um setor da Prefeitura de Caraguatatuba, ligado à Secretaria de Saúde, formado por profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, psiquiatria, serviço social e pediatria que recebem as fichas de notificações de violência (SINAN) encaminhadas por qualquer profissional que identifica ou suspeita de uma violência nas áreas da educação, saúde e social. Estas notificações chegam em um prazo curto e as vítimas são atendidas em, no máximo, 72 horas.

A escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre a situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado ao relato estritamente  necessário para o cumprimento de sua finalidade, que no caso, é a proteção e inserção em atendimento em rede, objetivando a não revitimização, ou seja, proporciona acolhimento e assistência logo no primeiro atendimento.

A coordenadora do ‘Protege’, Erica Perroni, explica que, anteriormente, as crianças e adolescente eram atendidas fragmentadas pelos equipamentos, ocorrendo por diversas vezes a revitimização.

“Com a implantação do ‘Protege’, além de não sofrerem a revitimização, encontram acolhimento de profissionais capacitados para este fortalecimento, pois foram criados fluxos de atendimentos que envolvem todos os equipamentos do município como Social, Educação, Saúde, Hospitais, IML, DDM, Ministério Público, entre outros”, explicou Erica.

Dados

O ‘Protege’ mostra que, em 2019, foram recebidas 605 notificações de violência, sendo as mais predominantes a física e a psicológica, seguidas de 85 de abuso sexual.

Em 2020, apesar de ocorrer o enfrentamento da pandemia, o setor continuou com os atendimentos conforme os dados. Até setembro, entraram 319 notificações, sendo que 60 foram de abuso sexual.

Dentro destas notificações também são recebidos casos de automutilação e suicídio, que são encaminhados para acompanhamento no ambulatório de saúde mental infantil.

Denúncia

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

Além do Disque 100, as denúncias podem ser realizadas nas escolas municipais e estaduais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Conselho Tutelar. Todos os profissionais desses equipamentos passaram por capacitações para identificar situações de violência e realizar a notificação compulsória.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024