Pesquisar No Site
Golpe do WhatsApp: Procon de Caraguatatuba alerta e dá dicas para se prevenir
Golpe do WhatsApp: Procon de Caraguatatuba alerta e dá dicas para se prevenir
Os golpes online já viraram motivo de dor de cabeça para muita gente, inclusive em Caraguatatuba. Sejam boletos falsos ou e-mails informando que o cartão de crédito foi clonado, os criminosos agora utilizam aplicativo de mensagens para enganar as vítimas.
Segundo o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, de junho a setembro deste ano o órgão recebeu cerca de 20 denúncias sobre falsos boletos.
“O consumidores devem evitar fazer qualquer tipo de transação pelas redes sociais, não devem abrir e-mails de cobrança que sejam suspeitos ou tenham um link para baixar o arquivo”, alerta.
Orientações
Aliex orienta que ao fazer uma busca por produtos de forma online, o consumidor deve ficar atento a anúncios duvidosos, cujo preço do produto esteja muito abaixo do anunciado por outros sites.
Caso a dúvida persista, o comprador pode verificar a reputação da empresa no site Reclame Aqui. Além disso, devem desconfiar se receberem uma ligação ou mensagem de alguém oferecendo o produto que ele buscou anteriormente.
Para evitar os golpes de clonagem de WhatsApp o indicado é ativar a verificação de duas etapas no aplicativo e nunca passar o código para desconhecidos.
Outra orientação do Procon é que as compras online sejam feitas preferencialmente por cartão de crédito, pois se o consumidor identificar que caiu em um golpe é possível contestar a compra, já com o boleto bancário isto não é possível.
Se receber um boleto de pessoas desconhecidas, o consumidor pode procurar o Procon para verificar a veracidade do documento.
Serviço
Procon de Caraguatatuba
Atendimentos via e-mail: procon@caraguatatuba.sp.gov
Telefone: (12) 39878282
Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.
Horário de atendimento: Das 09h às 14h – de segunda à sexta-feira
Veja Também Recentes
Vôlei feminino de Caraguatatuba conquista ouro e prata nas categorias Sub-13 e Sub-15
O projeto Caraguá Agita Esportes 2026 movimentou diferentes espaços esportivos de Caraguatatuba no último fim de semana, com partidas de diversas modalidades e categorias. A programação reuniu 12 equipes e 160 atletas, além de atrair cerca de 300 pessoas aos locais das competições. Ao longo de 24 horas de jogos,
2º Flica abre inscrições para autores e artesãos literários do Litoral Norte
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para seleção de interessados em participar do 2º Flica – Festival Literário de Caraguatatuba, que será realizado no dia 24 de outubro (sábado), das 13h às 21h, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro. A inscrição é gratuita
Atletas de Caraguatatuba conquistam 17 medalhas no 32º Campeonato CEMC de Karatê
Atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (27), do 32º Campeonato CEMC de Karatê, realizado no Grêmio Nestlé, em Caçapava (SP). A competição reuniu cerca de 300 participantes, entre eles 10 representantes do município. Sob orientação da técnica e sensei Maria do Carmo de Oliveira, a equipe caraguatatubense conquistou 17
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo
3º Fecica leva atrações circenses gratuitas à Praça da Cultura na próxima semana
Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a Praça da Cultura recebe o 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Com programação gratuita, o evento é realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A programação tem início no sábado (17), com o corso de