Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem programação especial durante ‘Novembro Azul’

Publicado em: 16/11/2020
Caraguatatuba tem programação especial durante ‘Novembro Azul’
Caraguatatuba tem programação especial durante ‘Novembro Azul’

Depois das mulheres, agora é vez dos homens receberem uma atenção especial da Prefeitura de Caraguatatuba durante o mês de novembro, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em alusão ao ‘Novembro Azul’.

Quem procurar as UBSs irá receber orientações e recomendações importantes das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) que foram preparadas e instruídas para dar todo o suporte à saúde do homem, de qualquer idade.

Para homens acima de 45 anos, o atendimento será intensificado nos dias 13 e 27 de novembro. As unidades preparam uma ação especial. Eles irão passar por acolhimento e receber orientações sobre câncer de próstata e vasectomia.

Nesses dois dias específicos, os homens poderão passar por consultas, realizar o eletrocardiograma (ECG) e todos os exames laboratoriais necessários.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Saúde do município, Amélia Ferreira, caso o exame apresente alguma alteração, ele será encaminhado ao urologista.

O ‘Novembro Azul’ foi formulado para promover ações de saúde que chamem a atenção do homem para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, com foco na prevenção do câncer de próstata.

O médico urologista do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba, Paulo Sérgio Martins de Abreu, falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “Quando o câncer está em sua fase inicial, a pessoa tem mais de 90% de chance de ser curada”.

Ele explicou que existem dois exames para identificar a doença. Um deles é o de toque retal. Nele, é possível saber se existe algum nódulo. O outro é o exame de sangue que mostra a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Caso os exames estejam alterados, será preciso diagnosticar melhor, através de biópsia, guiada por ultrassom. Se o resultado for positivo, o homem será encaminhado ao tratamento.

Paulo Sérgio orientou que a melhor conduta para o tratamento de câncer de próstata em sua fase inicial é a prostatectomia, que consiste na cirurgia de remoção de toda a glândula (próstata) e as estruturas ao redor, como as vesículas seminais.

“Por isso, todos os homens a partir dos 45 anos de idade devem procurar o médico urologista anualmente para fazerem o rastreio do câncer de próstata, para não deixar a doença chegar em nível de doença avançada”, salientou.

A ação do ‘Novembro Azul’ será realizada em todas as 11 UBSs de Caraguatatuba. Entretanto, há duas unidades que passam por reformas e, por isso, se adequaram para prestar um melhor atendimento ao munícipe. Elas são: UBS Massaguaçu e UBS Tinga.

Moradores atendidos pela UBS Massaguaçu podem se dirigir até a EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca, que fica Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

Já quem precisa do atendimento da UBS Tinga pode ir à EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto, que está localizada na Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Serviço – O endereço das demais unidades pode ser encontrado no link: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira

O Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) começa no dia 1º de maio e segue até o dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Funcionários efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024