Pesquisar No Site
Caraguatatuba valoriza a cultura caiçara com fomento à pesca artesanal e agricultura familiar
Caraguatatuba valoriza a cultura caiçara com fomento à pesca artesanal e agricultura familiar
Desde fevereiro deste ano, famílias de pescadores artesanais expandiram seus trabalhos e obtiveram um aumento da renda em 70%. O crescimento foi devido à reforma do Entreposto de Pesca da Praia da Praia do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”. Um investimento de R$ 1,5 milhão, com melhorias nos 14 boxes de vendas, além da nova cobertura do espaço.

#PraCegoVer: Dois vendedores dentro de Box de pesca, manuseiam peixes. Eles utilizam touca descartável e máscara (Foto: Divulgação/PMC)
Para o presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral “Cabeça”, a reforma foi a melhor coisa que aconteceu para comunidade pesqueira. “Nossa venda cresceu muito e hoje nossa mercadoria vende rápido, quase nunca sobra. Além de ser um espaço bonito, valorizado e higiênico. A clientela também cresceu e diversificou com o novo espaço”, contou.
Além do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, foi realizada manutenção no Entreposto do Porto Novo. O local recebeu troca de azulejos, pintura interna e externa, instalação de drenagem com grades, revisão da parte hidráulica e elétrica e cubas novas, de aço inox, seguindo as regras da vigilância sanitária.

#PraCegoVer: Plantação de couve (Foto: Divulgação/PMC)
Também foi entregue para Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), alvará de Licença de Turismo de Base Comunitária, para o passeio de visitação na Fazenda de Mexilhão, na Praia da Cocanha. Ainda na região norte, está em fase de implantação um rancho de pesca no bairro Tabatinga, para armazenar materiais de pesca.
Apoio e fortalecimento da agricultura familiar
Para mais de 100 famílias, a agropecuária é fonte de renda e gera empregos no campo. A Prefeitura de Caraguatatuba tem por objetivo, o fomento e apoio à produção agropecuária no município, incentivando a diversificação da produção, a agregação de valor e proporcionando a ampliação do mercado consumidor, para a inserção dos produtos da Agricultura Familiar.
Também foram realizadas feiras de Agricultura Familiar com exposição e venda de frutas e hortaliças. Os eventos motivaram o trabalho dos agricultores no meio rural, além de divulgar o segmento ao município.
A agricultora Betisabá Pinheiro Tavares, conta que o apoio técnico e de mão de obra da Prefeitura agregam muito no serviço diário. “Receber serviços de roçada e arado facilita nossa vida, pois diminui muitos dias de trabalho, se fizéssemos de forma manual. As capacitações expandiram nossos conhecimentos, ensinando como lidar melhor com a terra. Só tenho a agradecer”, declarou.
Veja Também Recentes
Recreação nos Bairros integra programação dos 169 anos de Caraguatatuba com atividades gratuitas
A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba promove, nos dias 18, 19 e 20 de abril, mais uma edição do evento “Recreação nos Bairros”, com atividades gratuitas em diferentes regiões da cidade. A ação integra a programação oficial de aniversário do município, que celebra 169 anos. No sábado (18),
Maíra Alexandre conquista título internacional e leva nome de Caraguatatuba ao topo no boxe
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba celebra mais uma conquista expressiva no cenário esportivo. A atleta Maíra Alexandre Alfredo brilhou em competição internacional ao representar o Brasil na 2ª Copa de Portoviejo 2026, realizada entre os dias 7 e 10 de abril, no
Espetáculos do grupo Os Geraldos têm entrada gratuita na próxima semana no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe na próxima semana os espetáculos “Parará – Um Reino Pela Música” e “Saudade”, do grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. As apresentações têm entrada gratuita e integram a programação de aniversário da cidade, que completa 169 anos no dia 20 de abril.
Mais 20 bolsistas do PEAD são convocados para atuar na zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 20 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até sexta-feira (17), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no centro. Após a assinatura do contrato,
Caraguatatuba soma 20 medalhas em torneio regional de natação em São José dos Campos
A natação de Caraguatatuba voltou a mostrar consistência e alto nível competitivo ao conquistar 20 medalhas no 2º Torneio Regional da 6ª Região, realizado no último sábado (11), no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos. A competição, disputada em piscina olímpica de 50 metros, reuniu 284