Pesquisar No Site

SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

Publicado em: 07/07/2020
SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020
SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba fechou o primeiro semestre de 2020 com 5.638 atendimentos. No mesmo período de 2019, o SAMU atendeu 7.369 ocorrências. Essa diferença entre os números representa uma queda de 23%.

#PraCegoVer: Equipe do SAMU se reúne para foto (Foto: Divulgação/PMC)

O levantamento do Setor de Estáticas do SAMU apontou que cerca de 40% das ocorrências estão relacionadas à mal súbito, que é um sintoma de diversos problemas de saúde. Esse percentual equivale a 2.160 atendimentos.

O dado ainda mostra que a soma do número de atropelamentos, acidentes de trânsito com vítimas e acidentes com motocicletas atendidos pelo SAMU chegam a 259. Esse número representa, aproximadamente, 5% do total de atendimentos do semestre. Somente em acidentes envolvendo motos, o SAMU atendeu 129 chamados.

O mesmo levantamento indicou que, além desses atendimentos, a equipe deu suporte a 234 gestantes, pessoas vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória. Outros tipos de ocorrências, como queimaduras, situações consideradas de urgência ou emergência, crises convulsivas, somam 2.718.

Com pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o SAMU passou atender, com segurança e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), casos suspeitos da doença. No mês de março, foram registrados 19 chamados para atender esse tipo de situação. Mas, até o final de junho, esse número saltou para 160, um aumento de 742%.

Quando acionar o SAMU?

O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.

#PraCegoVer: Base do SAMU na região norte. Uma ambulância está estacionada de baixo de uma cobertura (Foto: Divulgação/PMC)

SAMU Caraguatatuba – O serviço no município conta com quatro ambulâncias Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com bases descentralizadas na Região Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) e uma base central.

O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Em cerimônia virtual, Prefeitura realiza entrega oficial do CRAS Massaguaçu
Em cerimônia virtual, Prefeitura realiza entrega oficial do CRAS Massaguaçu

Moradores dos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III receberam oficialmente nesta quarta-feira (15/07), o novo prédio do CRAS Massaguaçu. Equipado e com ambientes planejados, o novo prédio está pronto para prestar melhor atendimento para mais de 800 famílias referenciadas na região de

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 15/07/2020
Conselho Municipal de Educação e UNCME/SP se reúnem para revisão do Regimento Interno
Conselho Municipal de Educação e UNCME/SP se reúnem para revisão do Regimento Interno

O Conselho Municipal de Educação (CME) se reuniu, nesta terça-feira (4), com representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNCME/SP) para estudo que dispõe sobre a instituição da Comissão para revisão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação. A presidente do CME

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 04/08/2020
SEBRAE abre seleção para Programa Criativ@s-SP
SEBRAE abre seleção para Programa Criativ@s-SP

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) está com seleção aberta para o Programa Criativ@s-SP. Os interessados em realizar a pré-inscrição devem preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/jLG87xMmaywRvdh29. Ao todo, o programa disponibiliza 40 vagas para empreendedores culturais que queiram se preparar para inscrição de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 23/07/2020
Prefeitura de Caraguatatuba orienta comércios para horário de fechamento durante a semana
Prefeitura de Caraguatatuba orienta comércios para horário de fechamento durante a semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está passando nos estabelecimetnos comerciais da região central para orientar os lojistas sobre a necessidade de fechamento das portas nos horários determinados. Desde que a reabertura dos estabelecimentos foi autorizada, ficou estipulado o horário de funcionamento, com fechamento às 17h

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 29/07/2020
Caraguatatuba ganha força-tarefa para coibir “rolezinhos” e atos infracionais
Caraguatatuba ganha força-tarefa para coibir ‘rolezinhos’ e atos infracionais

Uma força-tarefa, envolvendo representantes da Promotoria de Justiça, Prefeitura de Caraguatatuba e Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, atuará para inibir formação de “rolezinhos”, também conhecidos como “fluxos”, nas vias públicas da cidade. O objetivo é combater o uso de entorpecentes, consumo de bebidas alcoólicas e prática

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 23/07/2020