Pesquisar No Site

SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

Publicado em: 07/07/2020
SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020
SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba fechou o primeiro semestre de 2020 com 5.638 atendimentos. No mesmo período de 2019, o SAMU atendeu 7.369 ocorrências. Essa diferença entre os números representa uma queda de 23%.

#PraCegoVer: Equipe do SAMU se reúne para foto (Foto: Divulgação/PMC)

O levantamento do Setor de Estáticas do SAMU apontou que cerca de 40% das ocorrências estão relacionadas à mal súbito, que é um sintoma de diversos problemas de saúde. Esse percentual equivale a 2.160 atendimentos.

O dado ainda mostra que a soma do número de atropelamentos, acidentes de trânsito com vítimas e acidentes com motocicletas atendidos pelo SAMU chegam a 259. Esse número representa, aproximadamente, 5% do total de atendimentos do semestre. Somente em acidentes envolvendo motos, o SAMU atendeu 129 chamados.

O mesmo levantamento indicou que, além desses atendimentos, a equipe deu suporte a 234 gestantes, pessoas vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória. Outros tipos de ocorrências, como queimaduras, situações consideradas de urgência ou emergência, crises convulsivas, somam 2.718.

Com pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o SAMU passou atender, com segurança e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), casos suspeitos da doença. No mês de março, foram registrados 19 chamados para atender esse tipo de situação. Mas, até o final de junho, esse número saltou para 160, um aumento de 742%.

Quando acionar o SAMU?

O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.

#PraCegoVer: Base do SAMU na região norte. Uma ambulância está estacionada de baixo de uma cobertura (Foto: Divulgação/PMC)

SAMU Caraguatatuba – O serviço no município conta com quatro ambulâncias Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com bases descentralizadas na Região Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) e uma base central.

O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024