Pesquisar No Site

Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%

Publicado em: 01/07/2020
Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%
Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%

Com a entrada em vigor da Emenda Constitucional (EC) nº 103, de 12 de novembro de 2019, o Governo Federal alterou o sistema de previdência social de todo o Brasil. Dessa forma, Caraguatatuba terá que reajustar a alíquota de 11% para 14% na contribuição previdenciária dos servidores municipais.

A medida precisa ser aplicada pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) brasileiros até 31 de julho, conforme regulamentado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia por meio da Portaria nº 1.348, de 3 de dezembro de 2019.

O aumento de 14% previsto no artigo 11 da Emenda Constitucional é uma imposição da Constituição Federal. Com isso, todos os municípios brasileiros com RPPS devem alterar a alíquota de contribuição previdenciária para igualá-la a dos servidores da União. A alteração será feita por meio de lei municipal. O desconto começa a ser efetuado no salário do servidor três meses após da aprovação da lei de natureza tributária, prazo exigido no parágrafo 6º do artigo 195 da Constituição Federal.

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), órgãos máximos que representam os servidores municipais ativos e inativos no instituto, aprovaram a determinação prevista no parágrafo 4º do artigo 9º da Emenda Constitucional nº 103/2019. Pelo dispositivo, Estados, Distrito Federal e Municípios não podem manter alíquota inferior à da contribuição dos servidores da União, que passou a ser de 14%.

De acordo com o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, a não adoção da alíquota de 14% pode acarretar sanções do Governo Federal ao município. “É uma imposição da Constituição Federal em que o município precisa fazer esse reajuste no desconto previdenciário dos servidores municipais para continuar com Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia”.

Segundo ele, o CRP comprova que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados e pode receber transferências voluntárias de recursos da União, celebrar convênios, entre outros benefícios financeiros.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302 – Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 98159-9043 ou pelo telefone (12) 3883-3252. O atendimento ao público online e via telefone é das 9h às 16h30, nos dias úteis.

 

Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa de pesquisa sobre percepção do Turismo do governo do Estado
Caraguatatuba participa de pesquisa sobre percepção do Turismo do governo do Estado

Até o próximo dia 28 de janeiro, moradores de Caraguatatuba podem votar na Pesquisa Online de Percepção do Turismo, do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR SP). O formulário pode ser respondido por meio do link

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 07/01/2022
Troca de sistema interrompe atendimento no Paço de Caraguatatuba nesta sexta e segunda-feira (7 e 10/1)
Troca de sistema interrompe atendimento no Paço de Caraguatatuba nesta sexta e segunda-feira (7 e 10/1)

Caraguatatuba, não haverá atendimento ao público nas próximas sexta e segunda-feira (7 e 10/1) em diversos setores do Paço Municipal, no centro. O expediente interno de trabalho nas repartições continua normalmente. O atual programa de gestão funcionará normalmente até às 18h desta quinta-feira (6), ficando indisponível a partir desse horário.

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 05/01/2022
Novo sistema de gestão do ISS e NF-e da Prefeitura de Caraguatatuba inicia no dia 1º de janeiro
Novo sistema de gestão do ISS e NF-e da Prefeitura de Caraguatatuba inicia em janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma capacitação para 18 servidores públicos da Secretaria da Fazenda que vão operar o novo sistema gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nesta sexta-feira (17/12), na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), no Sumaré. A ferramenta entra em

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 17/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 216 vagas de emprego nesta quarta-feira (12)
PAT de Caraguatatuba tem 216 vagas de emprego nesta quarta-feira (12)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego desta quarta-feira (12) para 216 vagas. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, 14 vagas para Técnico de Enfermagem e 12 vagas para Corretor de Imóveis. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 12/01/2022
Prefeitura inicia tratativas do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Prefeitura inicia tratativas do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) iniciou nesta terça-feira (11), as tratativas para elaboração do novo Termo de Permissão de Uso do Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A primeira reunião contou com a participação da Colônia dos Pescadores Z-8, onde foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/01/2022