Pesquisar No Site

Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

Publicado em: 09/07/2020
Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19
Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no período de março a junho de 2020 o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou 6.419 atendimentos. Entre eles, estão consultas e procedimentos ginecológicos, pré-natais de alto risco e exames, como densitometria óssea e ultrassonografia.

#PraCegoVer: Uma criança está deitada em uma cama hospitalar e recebe dose da vacina palivizumabe. Uma enfermeira aplica a vacina, enquanto outra segura os membros inferiores da criança para a sua segurança (Foto: Divulgação/PMC)

No caso do exame de densitometria óssea, foram realizados apenas 134. A coordenadora e enfermeira do Pró-Mulher, Celina Medalha, esclareceu que “esse tipo de procedimento não se enquadra como emergência, então todos os pacientes marcados para abril e maio foram reagendados. Isso explica a pouca quantidade de exames realizados”.

Outro procedimento realizado desde março de 2020 na unidade é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês de junho foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

#PraCegoVer: Duas pacientes são atendidas no balcão de recepção do Pró-Mulher.Ambas usam máscara de proteção. Dois funcionários estão do outro lado do balcão com máscara de proteção e protetor de rosto em acrílico (Foto: Divulgação/PMC)

Em março, o número de pacientes atendidos pelo Pró-Mulher chegou a 2.390. No mês de abril, com a redução do número de consultas, devido aos decretos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Caraguatatuba para conter a Covid-19, foram realizados 934 atendimentos. Uma queda considerável de 60% que, de acordo com Celina, “já era esperada pela equipe por conta da doença”.

Se comparado a abril, e com a liberação da agenda em 50%, a unidade fechou o mês de maio com um aumento de 29% do número de atendidos, que chegou a 1.205. Já o mês de junho registrou um aumento 102%, na comparação com abril. Nesse período, o Pró-Mulher realizou 1.891 atendimentos,

Cuidados com a Covid-19

#PraCegoVer: Imagem mostra a fachada do Pró-Mulher (Foto: Divulgação/PMC)

O Pró-Mulher segue à risca as recomendações e orientações das autoridades de saúde para continuar atendendo a população com segurança e qualidade. Por isso, a unidade oferece álcool gel logo no balcão de recepção.

As cadeiras foram separadas por fitas sinalizadoras para evitar aglomerações e o contato de pessoas. E assim como os demais prédios públicos, estabelecimentos e outros locais o uso da máscara de proteção no local é obrigatório para funcionários, além dos pacientes e acompanhantes de idosos e menores de idade, que devem aguardar na área externa da unidade.

Serviço

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é (12) 3897-3500.

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura adota novas medidas para solicitação de “home office” de servidores na Covid-19
Prefeitura adota novas medidas para solicitação de “home office” de servidores na Covid-19

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba adotou novos procedimentos para servidores com doenças crônicas continuarem trabalhando remotamente de casa durante o período da pandemia do Covid-19 (doença provocada pela nova cepa do coronavírus).  Com a publicação da Instrução Normativa 02/2020 – Sesau na edição do Diário Oficial Eletrônico

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/07/2020
Caraguatatuba realiza 3º Fórum de Aleitamento Materno em comemoração ao Agosto Dourado
Caraguatatuba realiza 3º Fórum de Aleitamento Materno em comemoração ao Agosto Dourado

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das capacidades humanas. E o aleitamento materno é mais uma incrível estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição da mãe com seu filho.  Constitui a mais sensível e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. Para comemorar o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/07/2020
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2002 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de setembro
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2002 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de setembro

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino, nascidos em 2002, devem fazer o alistamento militar até o dia 30 de setembro (quarta-feira).  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar nas Forças Armadas pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action. Para o cadastro online, é necessário apenas, o

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/08/2020
Pronto Atendimento do Massaguaçu ganha reforma geral para melhor atendimento
Pronto Atendimento do Massaguaçu ganha reforma geral para melhor atendimento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras de melhorias e reforma geral do Pronto Atendimento 24 horas do Massaguaçu, localizado na Região Norte da cidade. A unidade recebe a substituição dos sistemas hidráulicos e elétricos, novos pisos, reforma geral dos banheiros, pintura

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 20/07/2020
CCZ reinicia agendamento presencial para castração de cães e gatos com entrega de 20 senhas
CCZ reinicia agendamento presencial para castração de cães e gatos com entrega de 20 senhas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba reinicia na terça-feira (11) o agendamento presencial para o Programa de Castração de Cães e Gatos. O atendimento será diário, das 9h às 12h e serão entregues 20 senhas por dia, por animal. Por conta da pandemia do novo

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 07/08/2020