Pesquisar No Site

Número de vacinados na Campanha de Vacinação contra gripe ultrapassa 32 mil em Caraguatatuba

Publicado em: 02/07/2020
Secretaria de Saúde alerta para que gestantes, puérperas, crianças, e adultos entre 55 e 59 anos se vacinem contra gripe até dia 24
Número de vacinados na Campanha de Vacinação contra gripe ultrapassa 32 mil em Caraguatatuba

Mesmo com a extensão da Campanha de Vacinação contra gripe até o dia 24 de julho, a Prefeitura de Caraguatatuba segue empenhada e focada em atingir as metas de imunização do município.

Segundo o último balanço do número de doses aplicadas, anunciado nesta quinta-feira (02/07) pela Vigilância Epidemiológica (VE) de Caraguatatuba, a Prefeitura já imunizou 32.125 pessoas.

#PraCegoVer: Enfermeiras sentadas atendem pessoa para receber vacina (Foto: Divulgação/PMC)

Embora o número seja consideravelmente bom, a equipe da VE continua preocupada com quatro dos seis grupos prioritários da campanha. A primeira preocupação é em relação às crianças (de seis meses a menores de seis anos). Foram aplicadas 5.469 vacinas, que representa 64,30% da meta estabelecida para o município.

Outra situação muito parecida com a das crianças é das puérperas, com 45 dias pós-parto. Nesse grupo de mulheres foram aplicadas 136 vacinas – 64,15% do objetivo da campanha. Já o número de gestantes vacinadas chegou a 729 – 57% da meta. E, com 33% e 1.684 vacinados, o grupo dos adultos, de 55 a 59 anos, é o que detém o percentual mais baixo da campanha.

Por outro lado, o município já aplicou a vacina contra o vírus em 4.376 profissionais de saúde (128% da meta) e 19.731 idosos (169% do objetivo de imunização).

Com a prorrogação da campanha, a expectativa da Prefeitura é de que as pessoas dos grupos prioritários como gestantes, crianças, puérperas e adultos procurem um posto de saúde para receber a dose da vacina.

Vacinação para todas as faixas etárias

Em relação à liberação da vacina para todas as faixas etárias, a enfermeira e coordenadora de vacinas da VE, Danielle Rodrigues, ressaltou que as doses estarão disponíveis nas unidades enquanto houver estoque e que “o dever do município é garantir a vacina ao grupo prioritário da campanha porque eles são os mais vulneráveis à influenza”.

Rodrigues explicou que a vacinação, que não protege contra a Covid-19 (novo coronavírus), mas imuniza a pessoa contra as demais gripes (H1N1, H2N3 e influenza B), é importante porque quando a pessoa não adoece por essas doenças, ela deixa de procurar a unidade de saúde por conta de síndrome gripal.

“Ela evita que o paciente vá à unidade por conta de um sintoma de síndrome gripal e também, que ele adoeça e procure atendimento médico porque neste ambiente pode estar circulando o novo coronavírus” ressaltou a enfermeira.

As doses das vacinas podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga (região central), Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário. A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024