Pesquisar No Site

Covid-19: Idosos com sintomas leves de gripe ou resfriado devem procurar atendimento imediato na UPA Centro

Publicado em: 22/07/2020
Covid-19: Caraguatatuba reacende alerta de preocupação com idosos
Covid-19: Idosos com sintomas leves de gripe ou resfriado devem procurar atendimento imediato na UPA Centro

Caraguatatuba tem uma população de aproximadamente 20 mil idosos, segmento este mais vulnerável ao novo coronavírus. Das 47 mortes registradas no município (45 de Caraguatatuba e 2 de outros municípios) até esta quarta-feira (22), , 78,78% são de idosos acima de 60 anos. Destes, 54,34% são de homens e 24,44% de mulheres.

Covid-19: Idosos com sintomas leves de gripe ou resfriado devem procurar atendimento imediato na UPA Centro

#PraCegoVer: Médica atende uma idosa que está em cadeira de rodas. Ambas usam máscara de proteção(Foto: Divulgação)

O motivo dessa maior vulnerabilidade se deve às alterações sofridas pelo sistema imunológico. Após os 60 anos, a resposta do organismo às infecções se torna mais lenta devido à queda na produção de proteína (interferon) produzida pelos leucócitos para estimular a atividade de defesa celular.

Por isso, fica cada vez mais difícil para o sistema imunológico eliminar as células infectadas e também acionar os mecanismos de resposta imune, aumentando as chances de agravamento dos sintomas que podem levar o idoso à morte.

Outro fator importante a ser considerado, é o fato dos idosos terem alguma comorbidade (doença renal, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, etc.), o que aumenta ainda mais os riscos de complicações ao contrair a Covid-19.

Justamente por causa desses fatores, a Secretaria de Saúde pede que os idosos sejam levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro ao mínimo sintoma de gripe ou resfriado: tosse, febre, dor no corpo, dor de cabeça, falta de ar, cansaço ou confusão mental.

Lá, os idosos vão fazer a tomografia dos pulmões e o teste rápido. Quanto mais cedo o atendimento, maior a chance de cura.

“Com a tomografia, conseguimos antecipar o diagnóstico do paciente suspeito de Covid-19. Dá para constatar a lesão pulmonar em estágio inicial e começar o tratamento imediatamente, no caso do novo coronavírus ou de outras enfermidades”, destacou o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher.

Prevenção – Os idosos devem redobrar as medidas de precaução: higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou com álcool em gel a 70%, evitar sair de casa e se for sair, use máscara. Utilize a Rede de Apoio (amigos, vizinhos, filhos) para evitar saídas para ir ao banco, farmácia e supermercados.

Evitar aglomerações, contato com pessoas com sintomas de gripe, tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sem lavá-las, apertos de mão, abraços e beijos ao cumprimentar as pessoas.

Manter a casa limpa e arejada e desinfetar bem os alimentos antes de consumi-los.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024