Pesquisar No Site

Coleta Seletiva e Ecoponto reaproveitam 120 toneladas de material por mês em Caraguatatuba

Coleta Seletiva e Ecoponto reaproveitam 120 toneladas de material por mês em Caraguatatuba
Coleta Seletiva e Ecoponto reaproveitam 120 toneladas de material por mês em Caraguatatuba

Caraguatatuba possui um plano de Gestão de Resíduos Sólidos onde um dos principais programas é o da Coleta Seletiva e Ecopontos. Juntos, os dois serviços reaproveitam cerca de 120 toneladas de material reciclável por mês.

#PraCegoVer: Fachada Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

A reciclagem é uma atividade importante para o meio ambiente, pois consiste na transformação de materiais usados em produtos novos, onde voltam a fazer parte do sistema produtivo do material sem a necessidade de extrair mais recursos naturais.

Outro fator é a redução do lixo gerado pela população. A reciclagem reduz cerca de 120 toneladas de resíduos que seriam enviadas ao aterro, possibilitando uma economia ao município.

A reciclagem também proporciona qualidade de vida, uma vez que gera empregos por meio das cooperativas. Em Caraguatatuba, 20 famílias sobrevivem deste trabalho. Caso da Cícera Laureane da Silva que há quase 20 anos mantém o sustento da família através da reciclagem.

#PraCegoVer: Local do Ecoponto para separação de material (Foto: Divulgação/PMC)

Ela conta que mora com os quatro filhos e se não fosse o trabalho na cooperativa estaria desempregada. “É importante que cada vez mais a população tenha a consciência de separar o lixo porque colabora com o meio ambiente, mas também ajuda as famílias a tirarem seu sustento. O que é jogado fora vira renda para gente, é muito importante”, contou Cícera.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cada vez mais aproxima os serviços de Coleta Seletiva e dos Ecopontos da comunidade.

Em três anos, o território de abrangência da Coleta Seletiva porta a porta passou de 16% para 90%. Atualmente, 1.550 logradouros são atendidos pelo serviço em todas as três regiões do município.

A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Outra opção são os Ecopontos instalados em três locais estratégicos da cidade. Materiais que normalmente seriam descartados irregularmente em vias públicas têm a destinação correta, onde munícipes podem levar voluntariamente os materiais no espaço.

O aposentado Edson Luis mora no bairro Martim de Sá e tem o hábito de levar os materiais ao Ecoponto mais de uma vez por semana. “Além de tudo, é uma questão de saúde pública, muito importante para o crescimento da cidade. Espero que um dia vire hábito para todos, pois a geração de lixo será mínima”, disse.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico, animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos.

Os Ecopontos colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto, é necessária a participação de todos.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024