Pesquisar No Site

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente
Caraguatatuba possui cinco programas de preservação do meio ambiente

No dia 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Os benefícios que as árvores trazem para os municípios são vários, dentre eles podem se destacar a redução da temperatura em dias calorosos, da poluição atmosférica, diminuição da sensação térmica, melhora da qualidade do ar e a valorização dos imóveis.

#PraCegoVer: Foto da arborização da Praça Cândido Mota, no centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Você sabe o que a Prefeitura de Caraguatatuba tem feito para preservar o meio ambiente e manter a cidade mais arborizada?

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) do município possui além do Plano de Arborização Urbana ­­­­­­­­— que consiste em aumentar a cobertura verde da cidade — outros quatro programas de preservação e manutenção ambiental, são eles: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.

Com essas iniciativas desenvolvidas pela SMAAP, a prefeitura já realizou o plantio de 3,1 mil de árvores em toda a cidade. O seu cultivo busca deixar a flora municipal o mais próximo de seu bioma natural, por isso, todas são nativas da Mata Atlântica.

Cada projeto desenvolvido tem suas especificidades e importância para manter o plantio de espécies nativas e colaborar com a melhora da qualidade de vida do caraguatatubense.

Adote o Verde

É uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes, de acordo com o Decreto 841/2018. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.

Espaço Árvore

Este programa de preservação ambiental visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais. Aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios.

#PraCegoVer: Foto das mudas no viveiro municipal (Foto: Arquivo/PMC)

Disk Árvore

O projeto tem a missão de realizar a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima a sua residência. Para receber a planta basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e solicitar uma visita, lembrando que é preciso atender aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana.

Viveiro Municipal

As atividades do viveiro foram iniciadas em 2011 com o intuito de reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Desde então, elas estão sendo utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

No Viveiro estão disponíveis mais de 5 mil mudas originárias da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.

O local também é aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio.

Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024