Pesquisar No Site

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Publicado em: 15/07/2020
Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia
Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Durante todo o ano, as gestantes precisam realizar todos os acompanhamentos para que tenham uma gestação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Agora, em meio à pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde da mãe precisam ser redobrados.

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

Imagem 1 #PraCegoVer: Imagem mostra gestante com as mãos na barriga (Foto: Divulgação)

De acordo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), dos 526 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Caraguatatuba, apenas um foi registrado em gestante. Outros dois casos suspeitos já receberam diagnóstico negativo para a doença.

Mesmo que número de gestantes infectadas seja consideravelmente baixo, é preciso seguir as recomendações para evitar o contágio e a disseminação do vírus, já que essas mulheres pertencem ao grupo de risco da Covid-19.

Covid-19: cuidados com a gestação devem ser redobrados durante a pandemia

#PraCegoVer: Médico de costas realiza exame de ultrassom em uma mãe.Ao fundo, é possível observar que as imagens do exame aparecem em uma tela de computador (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo o médico, obstetra e ginecologista, Juliano Ribeiro Barros, as recomendações para as grávidas, de alto-risco ou não, são exatamente as mesmas da população geral. “A gestante deve evitar aglomerações, aderir ao isolamento social, utilizar máscara ao sair de casa, lavar as mãos frequentemente e fazer o uso do álcool gel”.

O medo de ir a consulta é perceptível. Barros disse que “é possível perceber o receio das mães com a doença durante as consultas nas unidades de saúde do município”. Mas, embora exista o medo, o médico ressalta que “as mães não devem faltar ou suspender as consultas de pré-natal, avaliações físicas e exames, como o ultrassom, pois todos esses procedimentos são importantes para a saúde dela e da criança”.

Fundamentado nas orientações da Associação de Obstétrica e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), o médico informou que Codid-19 é uma doença nova e todas as informações sobre elas são mudadas com muita velocidade e que, até o momento, não existe comprovação científica de que vírus possa fazer mal a criança durante o período de gestação. No entanto, “há um risco maior das mães que contraem a Covid-19 de terem trabalho de parto prematuro”.

Quando surgir sintomas compatíveis aos da Covid-19, a gestante será tratada. Se confirmar a suspeita ela será colocada em isolamento domiciliar, que é diferente do isolamento social. “Ela não vai sair de casa para evitar a disseminação do vírus”, explicou Barros.

Outra preocupação dos especialistas com as gestantes é em relação ao inverno. Nesse período, os dias são frios e secos. O obstetra orientou que elas precisam:

  • Se vacinar contra a influenza (H1N1);
  • Manter o ambiente arejado durante o dia;
  • Manter as vias aéreas úmidas, que pode ser feito com o uso de soro fisiológico ou chaleira com água morna no quarto, isso mantém a umidade um pouco mais alta;
  • Manter alimentação saudável e hidratação;

No caso da vacinação contra influenza, os dados da Sesau mostram que 762 gestantes procuraram os postos de saúde para receberem a dose. Esse número representa 59% da meta estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo.

A vacinação, que não protege contra a Covid-19 (novo coronavírus), mas imuniza a pessoa contra as demais gripes (H1N1, H2N3 e influenza B), é importante porque quando a pessoa não adoece por essas doenças, ela deixa de procurar a unidade de saúde por conta de síndrome gripal.

A gestante pode ser afastada do trabalho?

O médico é muito questionado por suas pacientes quanto ao local de trabalho e pedidos de afastamento. Segundo ele, não há uma recomendação específica em relação ao afastamento da gestante do trabalho.

A orientação é que a medida da necessidade, o especialista pode pedir à empresa uma adequação do posto de trabalho da gestante. Barros esclareceu que “dessa maneira, é possível evitar que ela fique mais exposta à presença do vírus”.

Entre as adequações estão: a colocação de um acrílico protetor para entre a gestante e a pessoa atendida, manter no mínimo 1,5m de distância de outras pessoas, além de oferecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar o contágio.

Para gestantes de alto-risco, por terem algumas comorbidades, como pressão alta e diabetes, e uma chance maior de contrair a doença, existem situações especiais onde pode ocorrer o afastamento. “No caso das gestantes que trabalham em ambientes insalubres, a própria empresa tem a obrigação de tirar elas desse local”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de estagiários com 60 aprovados no processo seletivo de 2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de estagiários com 60 aprovados no processo seletivo de 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a primeira convocação com 60 aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024, juntamente com mais quatro classificados de um curso da seleção 01/2023. Os candidatos chamados precisam se apresentar nas próximas segunda, terça e quinta-feira (29

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024