Pesquisar No Site

Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

Publicado em: 26/06/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas on-line em diversas áreas como: apreciação musical, introdução à teoria queer e os seus manifestos, produção de documentário, artes e estéticas afro-brasileiras, introdução à fotografia criativa e muito mais.

As oficinas serão realizadas ao vivo com coordenação à distância por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual e atenderão público inscrito previamente. Caso o candidato tenha interesse em participar de mais de uma oficina deve preencher um formulário para cada.

#PraCegoVer: Flyer de divulgação com informações sobre as oficinas on-line. (Foto: Arte/Fundacc)

A confirmação da participação será enviada por e-mail, por isso, é necessário que o interessado fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.

As Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.

O programa é administrado pela Poiesis e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município para público interessado a partir dos 16 anos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br.

Confira abaixo as Oficinas online com inscrições abertas:

  • Posso te indicar um conto? – Clube de leitura (on-line)

Com coordenação de Renata Cirilo, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 6 a 29 de julho, das 17h às 19h.

Inscrições até 27 de junho no link: https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: Nesta oficina os participantes serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura.

  • Workshop: Introdução à fotografia criativa (on-line)

Com coordenação de Melissa Szymanski, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 7 a 16 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 28 de junho no link:  https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: A oficina tem como objetivo mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e a entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado durante o curso o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais, explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria.

  • Oficina: Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos (on-line)

Com coordenação de Ronaldo Mota, a oficina será realizada às sextas-feiras, de 3 a 31 de julho, a partir das 18h, no Youtube.

Inscrições até 1º de julho no link: https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9

Classificação indicativa: 16 anos

80 vagas

Sinopse: A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois.

  • Oficina: Artes e estáticas Afro-Brasileiras (on-line)

Com coordenação de Luciara Ribeiro, a oficina será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, de 13 a 17 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 3 de julho no link: https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos.

  • Oficina de produção de documentário (on-line)

Com coordenação de Mário de Almeida, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 13 a 29 de julho. Os quatro primeiros encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, quarta-feira (29/7), será ao vivo, às 17h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7

Sinopse: O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.

  • Oficina de apreciação musical: Música folclórica Sul-Americana (on-line)

Com coordenação de Marcos Matturro, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 14 a 28 de julho. Os quatro primeiro encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, terça-feira (28/7), será ao vivo às 17h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9

Classificação indicativa: 16 anos

80 vagas

Sinopse: Na oficina serão abordados os gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam.

  • Oficina: Introdução a teoria queer e os seus manifestos (on-line)

Com coordenação de Rafael Leopoldo e Sara Wagner York, a oficina será realizada às quartas e quintas-feiras, de 22 a 30 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9

Classificação indicativa: 18 anos

45 vagas

Sinopse: Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nessa quinta-feira (25), no Diário Oficial Eletrônico, Edição 1296 ,  o edital de convocação de 36 candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público 001/2019 para o segundo curso de Formação da Guarda Civil Municipal (2ª fase do certame). Ao todo, serão chamados 36 candidatos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024