Pesquisar No Site

Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

Publicado em: 26/06/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas on-line em diversas áreas como: apreciação musical, introdução à teoria queer e os seus manifestos, produção de documentário, artes e estéticas afro-brasileiras, introdução à fotografia criativa e muito mais.

As oficinas serão realizadas ao vivo com coordenação à distância por meio da utilização de ferramentas de reunião virtual e atenderão público inscrito previamente. Caso o candidato tenha interesse em participar de mais de uma oficina deve preencher um formulário para cada.

#PraCegoVer: Flyer de divulgação com informações sobre as oficinas on-line. (Foto: Arte/Fundacc)

A confirmação da participação será enviada por e-mail, por isso, é necessário que o interessado fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.

As Oficinas Culturais – Formação para o Interior é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura.

O programa é administrado pela Poiesis e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município para público interessado a partir dos 16 anos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br.

Confira abaixo as Oficinas online com inscrições abertas:

  • Posso te indicar um conto? – Clube de leitura (on-line)

Com coordenação de Renata Cirilo, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 6 a 29 de julho, das 17h às 19h.

Inscrições até 27 de junho no link: https://forms.gle/iDNZqzfyRhx3Q8iN7

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: Nesta oficina os participantes serão convidados à leitura de contos clássicos e contemporâneos brasileiros com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo sobre impressões de leitura.

  • Workshop: Introdução à fotografia criativa (on-line)

Com coordenação de Melissa Szymanski, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 7 a 16 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 28 de junho no link:  https://forms.gle/MZGNNk5L2fRfeZaL7

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: A oficina tem como objetivo mostrar o quão importante é aprender os pilares da fotografia e a entender o percurso da luz, para estimular maior consciência no ato de fotografar. Será estudado durante o curso o modo manual, com ênfase em câmeras SLR, DSLR e semiprofissionais, explorando ISO, diferenças entre negativo e positivo, tipos e tamanhos de arquivos na câmera digital, velocidade do obturador, distância focal, abertura do diafragma e fotometria.

  • Oficina: Dançar a dois, abrir espaços e construir caminhos (on-line)

Com coordenação de Ronaldo Mota, a oficina será realizada às sextas-feiras, de 3 a 31 de julho, a partir das 18h, no Youtube.

Inscrições até 1º de julho no link: https://forms.gle/8RQoHGpkdbfhRjrs9

Classificação indicativa: 16 anos

80 vagas

Sinopse: A oficina de dança de salão propõe um exercício do desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, utilizando-se de princípio da técnica Klauss Vianna de despertar e conhecer o corpo para a dança a dois.

  • Oficina: Artes e estáticas Afro-Brasileiras (on-line)

Com coordenação de Luciara Ribeiro, a oficina será realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, de 13 a 17 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 3 de julho no link: https://forms.gle/QikCBxhGjYY8RHAV6

Classificação indicativa: 16 anos

50 vagas

Sinopse: A oficina visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos.

  • Oficina de produção de documentário (on-line)

Com coordenação de Mário de Almeida, a oficina será realizada às segundas e quartas-feiras, de 13 a 29 de julho. Os quatro primeiros encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, quarta-feira (29/7), será ao vivo, às 17h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/cjt1y2vBGuQDCyfs7

Sinopse: O diretor Mário de Almeida introduz os espectadores à linguagem documental e apresenta formas de se produzir documentários com baixíssimo orçamento e poucos recursos técnicos, abordando principalmente as questões de âmbito criativo, desde a preparação das filmagens até a edição do documentário.

  • Oficina de apreciação musical: Música folclórica Sul-Americana (on-line)

Com coordenação de Marcos Matturro, a oficina será realizada às terças e quintas-feiras, de 14 a 28 de julho. Os quatro primeiro encontros estarão disponíveis, a partir das 17h, no Youtube, já o último, terça-feira (28/7), será ao vivo às 17h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/Gf6SYKgnYfdGY8hD9

Classificação indicativa: 16 anos

80 vagas

Sinopse: Na oficina serão abordados os gêneros: Candombe (Uruguai), Zamba (Argentina), Milonga (Argentina, Uruguai e Brasil) e Bambuco (Colômbia), através da produção musical de seus principais expoentes, sua retrospectiva histórica e características fundamentais que os identificam.

  • Oficina: Introdução a teoria queer e os seus manifestos (on-line)

Com coordenação de Rafael Leopoldo e Sara Wagner York, a oficina será realizada às quartas e quintas-feiras, de 22 a 30 de julho, das 14h às 16h.

Inscrições até 10 de julho no link: https://forms.gle/dQ3zEuotBC2DvArp9

Classificação indicativa: 18 anos

45 vagas

Sinopse: Os participantes desta oficina serão introduzidos ao pensamento queer, através do conceito de manifesto enquanto gênero literário e dos manifestos produzidos pela própria teoria queer.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba faz testes para Covid-19 em monitores do Parque Estadual Serra do Mar
Caraguatatuba faz testes para Covid-19 em monitores do Parque Estadual Serra do Mar

Na próxima semana, profissionais da Prefeitura de Caraguatatuba aplicarão o teste para Covid-19 nos funcionários do Parque Estadual Serra do Mar, no Rio do Ouro. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar a testagem em servidores que atendem o público, grupos de risco ou com maior vulnerabilidade social.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 24/07/2020
Protocolos sanitários e ações da Secretaria de Educação serão tema de live em Caraguatatuba
Protocolos sanitários e ações da Secretaria de Educação serão tema de live em Caraguatatuba

Em tempos de pandemia de coronavírus, dúvidas e incertezas são naturais. Com o objetivo de informar sobre todas as medidas que o município está tomando e ajudar as famílias neste momento, na próxima quarta-feira (12), às 18h, será realizada uma live com o Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 11/08/2020
PAT de Caraguatatuba tem 24 vagas abertas nesta terça-feira (28/7)
PAT de Caraguatatuba tem 24 vagas abertas nesta terça-feira (28/7)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba divulgou, nesta terça-feira (28/7), 24 vagas de emprego abertas para diversas áreas e nível de instrução. As oportunidades ficam disponíveis até atingir um limite de encaminhamentos ou serem preenchidas pelo empregador. Com exigência de formação em nível superior estão disponíveis as

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 28/07/2020
Prefeitura de Caraguatatuba investe em segurança com instalação de mais 19 mil luminárias LED desde 2017
Prefeitura de Caraguatatuba investe em segurança com instalação de mais 19 mil luminárias LED desde 2017

A Prefeitura de Caraguatatuba já contabiliza 24.573 mil luminárias instaladas em todas as regiões do município. Desse montante, 19.384 equipamentos utilizam a tecnologia LED. O investimento do município em iluminação pública e na Atividade Delegada contribui para aumento da segurança. A instalação é feita pela concessionária Caraguá Luz, responsável pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 31/07/2020
Secretaria de Turismo retorna funcionamento nos finais de semana
Secretaria de Turismo retorna funcionamento nos finais de semana

Mesmo não incentivado pela Prefeitura de Caraguatatuba, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), diversos turistas viajam para o município semanalmente. Assim, para que os visitantes não fiquem desamparados, a Secretaria de Turismo voltará a funcionar nos finais de semana, a partir deste sábado (08/08). De acordo com a secretária

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 06/08/2020