Pesquisar No Site
Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês

Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca o trabalho da Coleta Seletiva e dos Ecopontos. A busca pelos serviços aumentou em 20% durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

#PraCegoVer: Caminhão da Coleta passando em rua, enquanto dois coletores colocam material dentro (Foto: Divulgação/PMC)
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e importância da preservação dos recursos naturais.
O plano de Gestão de Resíduos Sólidos do município conta com vários programas. Dentre eles, o Programa de Coleta Seletiva e os Ecopontos, instalados nos bairros Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu. Juntos, os dois serviços reaproveitam, todo mês, cerca de 250 toneladas de material reciclável.
Com a separação dos materiais, a Prefeitura tem uma economia de quatro a seis caminhões de lixo por mês que deixam de subir a serra ao aterro sanitário. Isso equivale a quase 200 toneladas, gerando uma economia significativa aos cofres públicos.
Com a prática do descarte correto, a Coleta Seletiva, além de diminuir novos tipos de surtos e contágios, como a dengue, evitando possíveis focos, também colabora com duas cooperativas de reciclagem da cidade.
Nestes locais, os materiais são triados e vendidos para empresas, gerando renda para mais de 20 famílias, direta e indiretamente. Em média, 100 pessoas, sobrevivem deste trabalho, colaborando com o meio ambiente e possibilitando que os resíduos retornem ao ciclo comercial como mercadoria.
Quem optar pelo descarte nos Ecopontos, instalados em três locais estratégicos da cidade, também beneficiará as cooperativas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), cada cooperativa recebe cerca de 80 toneladas de material reciclável todo mês.
A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.
Serviço
Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais
Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão
Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.

#PraCegoVer: Área do Ecoponto para separação de materiais (Foto: Divulgação/PMC)
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo