Pesquisar No Site

Alistamento militar obrigatório é prorrogado até 30 de setembro

Publicado em: 08/06/2020
Alistamento militar obrigatório é prorrogado até 30 de setembro
Alistamento militar obrigatório é prorrogado até 30 de setembro

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2002, agora têm até o dia 30 de setembro para se alistar nas Forças Armadas. A princípio, o alistamento encerraria no dia 30 de junho, mas foi estendido para o final de setembro devido ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 (doença causada pela nova cepa do coronavírus).

#PraCegoVer: Jovens de Caraguatatuba durante o juramento à Bandeira Nacional em 2019. (Foto: Divulgação/PMC)

A medida foi regulamenta pelo Decreto nº 10.384, de 28 de maio de 2020, assinado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, publicado na edição do Diário Oficial da União do dia 29 de maio.

Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar no serviço militar pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action. Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF, RG, e-mail e telefone.

Os jovens nascidos antes de 2002 que ainda não fizeram o alistamento têm até o dia 30 de junho para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020). O atendimento presencial no período do distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19 (doença do corona vírus), é às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (terças e quintas) e pelo e-mail jsm077@gmail.com. Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase dois milhões de jovens realizem o alistamento. É necessário pagar a multa de R$ 4,48 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares.

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024