Pesquisar No Site

Pró-Mulher comemora Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Publicado em: 28/05/2020
Pró-Mulher comemora Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
Pró-Mulher comemora Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Hoje (28), Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, Caraguatatuba comemora os 24.176 atendimentos, entre maio de 2019 e maio de 2020, realizados no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher).

O Pró-Mulher foi criado há um ano, cumprindo compromisso de campanha do prefeito Aguilar Junior de proporcionar atendimento de qualidade em um ambiente acolhedor à população feminina, em suas necessidades nas várias fases da vida. No espaço são oferecidos consultas, exames e procedimentos ginecológicos diversos.

#PraCegoVer: Saguão de entrada do Pró-Mulher com várias cadeiras onde mulheres aguardam atendimento. (Foto: Divulgação/PMC)

“O equipamento tem como objetivo a promoção da saúde da mulher, oferecendo um trabalho humanizado para que elas  tenham o direito de cuidar da saúde com todo carinho que merecem”, explicou a enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha.

As mulheres são encaminhadas ao Pró-Mulher por meio de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Pró-Mulher reduziu o horário de atendimento de 8h às 14h. “Mesmo com a limitação de atendimentos devido à Covid-19, estamos nos desdobrando para atender nossas pacientes da forma mais eficiente”, garantiu a coordenadora.

Luta Internacional

O Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde realizado em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna foi demonstrada com toda a sua magnitude.

No ano seguinte, no encontro realizado em São José da Costa Rica, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe, propôs que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.

A mortalidade materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as mulheres e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas são consideradas evitáveis.

As principais causas da morte de uma mulher, durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação são: a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia); hemorragias graves (principalmente após o parto); infecções (normalmente depois do parto); complicações no parto; e abortos inseguros.

Hoje, no Brasil, o índice de mortalidade está em 64,5 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos — número bem acima da meta firmada com Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 30 óbitos para cada 100 mil nascido vivos até 2030.

Serviços do Pró Mulher

Consulta ginecológica e procedimentos ginecológicos que se necessários são realizados no momento da consulta;

Pré-Natal de Alto Risco: para as gestantes que apresentam alguma complicação durante a gravidez, desta forma contribuímos para a redução da mortalidade materna;

Planejamento Familiar: com grupos para inserção DIU, grupos de aconselhamento para método contraceptivo cirúrgico com psicóloga e assistente social, ampliando o acesso da mulher a informações dos métodos contraceptivos auxiliando a fazer sua opção contraceptiva para cada momento da vida garantindo o exercício dos direitos reprodutivos;

Atendimento a Mulher Adolescente: Acolhimento com Enfermeira para um trabalho de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Grupos terapêuticos: atendimentos para mulheres que enfrentam determinados transtornos psíquicos, neste espaço, junto à psicóloga, elas realizam trocas de experiências, fortalecem relações interpessoais, entre outros.

Exames de Ultrassonografia: todos voltados para a saúde da mulher incluindo Ultrassom Obstétrico e Morfológico;

Exame de Mamografia: para rastreamento do câncer de mama e se caso diagnosticada com a doença paciente já sai com agendamento do Pró Mulher para o setor de Oncologia;

Exame de Densitometria Óssea: um cuidado a mais para a saúde da mulher acima dos 40 anos ou que estão na menopausa;

Consulta nutricionista: nos cuidados da mulher nas fases do ciclo menstrual, gestação, amamentação e menopausa e outros conforme indicação médica.

Serviço – Pró-Mulher: Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.138, próximo ao Camaroeiro. Telefone: (12) 3897-3500.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jogos do Torneio de Aniversário da Cidade Futsal serão nesta quarta-feira
Jogos do Torneio de Aniversário da Cidade Futsal serão nesta quarta-feira

Caraguatatuba terá mais uma rodada eletrizante do Torneio Aniversário da Cidade Futsal nesta quarta-feira (6). Às 20h, a equipe do Jetuba/Caiçara entra em quadra para enfrentar Os Travados, seguido do embate entre Eduardo Stadium e União do Morro, às 21h. Os jogos serão realizados no Ginásio Morro do Algodão, localizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações
No Dia do Consumidor, Procon de Caraguatatuba orienta estabelecimentos para evitar infrações

Esta sexta-feira (15) é lembrada como Dia do Consumidor no Brasil. Para marcar a data, o Procon de Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Procon-SP, reuniu diversos representantes de estabelecimentos no auditório da Fundacc para falar sobre fiscalização e como evitar infrações. No encontro, a coordenadora do Procon do Núcleo

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 15/03/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Parceria entre Prefeitura e Centro Universitário Módulo propicia estágio aos alunos de fisioterapia
Parceria entre Prefeitura e Centro Universitário Módulo propicia estágio aos alunos de fisioterapia

Alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Módulo foram recebidos na última semana na Secretaria Municipal de Educação para uma ação de cuidado às mulheres. Recepcionados pela secretária de Educação, Márcia Paiva, o evento marca o início da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Curso de Fisioterapia,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024