Pesquisar No Site

Prefeito anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

Publicado em: 29/05/2020
Prefeito anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho
Prefeito anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira (27/05) as regras de isolamento seletivo, com permissão de flexibilização no funcionamento de atividades econômicas do município a partir de 1º de junho. Trata-se do Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior mostra o plano de retomada econômica de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

A cidade foi classificada pelo Governo do Estado na Fase 2 no Plano de Retomada Consciente, onde está inserida a Região da Diretoria Regional de Taubaté.

A definição de fases leva em conta a média da taxa de isolamento, o número de casos confirmados/óbitos e a estrutura hospitalar para acolher pacientes neste momento da pandemia.

Com isso, a cidade de Caraguatatuba poderá flexibilizar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, além da construção civil que já estava liberada.

Essa flexibilização já está contida no Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba. O decreto foi confeccionado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020.

O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura com dados até 22 de maio.

A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de Caraguatatuba.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. Agora é um desafio e a responsabilidade é de todos”, cita.

Os comércios liberados terão de atender todas as normas estabelecidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária do Município, como distanciamento mínimo, controle de acesso, uso de máscaras e álcool em gel, entre outros itens.

Os critérios de funcionamento de cada segmento serão publicados em decreto municipal até o final de semana no Diário Oficial do Município.

Saiba mais sobre o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Caraguatatuba aqui

O Plano São Paulo de Retomada Consciente também pode ser consultado aqui

Proibidas

Continuam proibidas nesta fase, ou seja, pelo menos até o dia 15 de junho, o funcionamento das seguintes atividades: bares, restaurantes e similares, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, além da realização de eventos esportivos e culturais.

A flexibilização deverá ser decidida pelo Estado, quando a Região da Diretoria Regional de Saúde Taubaté mudar da fase 2 para a fase 3.

O prefeito Aguilar Junior vai solicitar ao Estado que a avaliação dos dados não sejam feitos como Região Metropolitana do Vale, mas sim apenas como Região do Litoral Norte. “Nossos índices são bons, assim como os municípios do Litoral Norte. A ideia é tentar antecipar que os outros serviços sejam liberados antes do previsto”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024