Pesquisar No Site

Prefeitura se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena

Publicado em: 23/04/2020
Destaques
Prefeitura se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena
Prefeitura se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena

Desde a última quarta-feira (22/04), o prefeito Aguilar Junior tem se reunido com entidades classistas e conselhos visando traçar um Plano de Retomada Pós Quarentena.

A ideia é elaborar em conjunto estratégias para retomada das atividades após o dia 10 de maio, de modo que seja seguro e viável, garantindo a proteção e preservação da vida das pessoas.

O ponto principal desse Plano de Retomada será a responsabilidade individual e das empresas com relação aos seus funcionários e clientes.

“Nesse momento é essencial que cada um tenha consciência de suas atitudes, e para mim é muito importante que todos saibam da minha preocupação com a saúde do município como um todo, por isso precisamos que o poder público, a iniciativa privada e a população estejam unidos agora. O mais importante nesse momento é que todos nós tenhamos o mesmo objetivo e cada um precisa fazer sua parte”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

 

Reunião com a Associação Comercial de Caraguatatuba

Durante o encontro com o presidente da Associação Comercial, Lucas Gallina, o prefeito Aguilar Junior apresentou os dados atualizados e o Plano de Contingência. A expectativa é que nos próximos dias o Governo do Estado divulgue o cronograma e as estratégias para a reabertura gradativa dos comércios nos municípios.

O prefeito esclareceu que segue as recomendações do Ministério Público e o Decreto Estadual. “Meu foco está na proteção à vida, tanto na saúde quanto na economia. Estamos junto com Sebrae e a Associação Comercial criando uma série de ações visando o fortalecimento do comércio. Precisamos encontrar o equilíbrio saudável“, destacou.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, as ações precisam estar bastante alinhadas para que não tenhamos prejuízo em nenhum ponto. “Isso precisa ser muito bem pensado para que o comércio possa passar por esse desafio da melhor maneira”, disse Gallina.

Também participaram da reunião o advogado da ACE, Dr. Evandro e Dr. Sandro Albok, secretário municipal de Assuntos Jurídicos.

Ficou acordado que a Associação Comercial de Caraguatatuba irá gerar um documento com alguns pontos que consideram importantes, para que seja integrado no documento geral do município.

Reuniões com representantes de igrejas

#PraCegoVer: Reunião da Prefeitura de Caraguatatuba com representantes religiosos (Foto: Divulgação/PMC)

Membros do Conselho de Pastores e representantes de igrejas evangélicas também participaram de um encontro com o prefeito Aguilar Junior.

Durante a reunião, organizada pelo presidente do Conselho do Pastores, Pastor Arthur Brulher, foram abordados aspectos importantes para o início do processo de retorno aos cultos e reuniões litúrgicas, que devem ocorrer após o dia 10 de maio.

Durante a conversa foram apontados diversos pontos como a redução do número de pessoas nas igrejas, o fracionamento dos cultos em encontros menores, o distanciamento entre os membros, a frequência de pessoas dos grupos de risco e o uso de máscaras e álcool em gel.

“Sabemos que a partir de agora precisamos reinventar nossa forma de realizar nossos encontros. Precisamos compreender e aceitar a situação atual, diluir as atividades para que elas sigam com segurança. Por isso é fundamental que possamos adotar uma nova conduta”, destacou o Pastor Arthur.

O prefeito Aguilar Junior também fez questão de apresentar o panorama geral da cidade, os casos e número de leitos, além de tirar as dúvidas dos pastores. “Preciso dividir com vocês a responsabilidade, pois sei o quanto a fé é fundamental e o quanto as pessoas precisam desses momentos de louvor e oração, por isso temos que estabelecer juntos esse compromisso de proteger as pessoas da melhor maneira”, destacou.

Ao final do encontro, os pastores se comprometeram a produzir um documento com sugestões e normativas que serão avaliadas e incluídas no documento base para o Plano de Retomada que deve ser executado após o dia 10 de maio, conforme decreto estadual.

Na tarde de hoje (23/04), o prefeito também se reuniu com lideranças da igreja católica para discutir os mesmos pontos.

 

Reunião com as Marinas

#PraCegoVer: Reunião online da Prefeitura de Caraguatatuba com empresários de Marinas do município (Foto: Divulgação/PMC)

Representantes de 10 marinas participaram de uma conferência online com o prefeito Aguilar Junior para discutir a questão do mercado náutico.

O grande ponto da conversa foi a liberação do trabalho interno para manutenção dos barcos. “Eu agradeço por vocês me procurarem e sei o quão desafiador é esse momento para todos, mas acredito que vamos encontrar juntos o melhor caminho”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Para Armando, proprietário da Marina Offshore, existe uma grande preocupação com o impacto econômico, mas também com a responsabilidade sobre os funcionários. “Todos estamos em risco, precisamos encontrar uma forma segura para funcionar, sem que isso afete a saúde de nossos colaboradores”, ressaltou.

Segundo Marcelo, proprietário da Marina Porto do Rio, apesar de todas as dificuldades, foi possível encontrar um grande ponto positivo. “Todos nos unimos para enfrentar isso. Em 20 anos de trabalho nunca tivemos essa união. Esse é um ponto positivo e que possamos seguir assim para fazer nosso mercado crescer. Precisamos sair dessa crise com segurança e saúde”, completou.

Durante a conversa cada um colocou seus pontos e sugestões para criação de normas. Ao final, ficou estabelecida a criação de uma instrução normativa para realização da manutenção dos barcos (trabalho interno).

Após o dia 10 de maio novas normas devem ser estabelecidas pensando na possibilidade de reabertura das marinas, também de maneira segura.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024