Pesquisar No Site

Prefeitura se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena

Publicado em: 23/04/2020
Destaques
Prefeitura se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena
Prefeitura se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena

Desde a última quarta-feira (22/04), o prefeito Aguilar Junior tem se reunido com entidades classistas e conselhos visando traçar um Plano de Retomada Pós Quarentena.

A ideia é elaborar em conjunto estratégias para retomada das atividades após o dia 10 de maio, de modo que seja seguro e viável, garantindo a proteção e preservação da vida das pessoas.

O ponto principal desse Plano de Retomada será a responsabilidade individual e das empresas com relação aos seus funcionários e clientes.

“Nesse momento é essencial que cada um tenha consciência de suas atitudes, e para mim é muito importante que todos saibam da minha preocupação com a saúde do município como um todo, por isso precisamos que o poder público, a iniciativa privada e a população estejam unidos agora. O mais importante nesse momento é que todos nós tenhamos o mesmo objetivo e cada um precisa fazer sua parte”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

 

Reunião com a Associação Comercial de Caraguatatuba

Durante o encontro com o presidente da Associação Comercial, Lucas Gallina, o prefeito Aguilar Junior apresentou os dados atualizados e o Plano de Contingência. A expectativa é que nos próximos dias o Governo do Estado divulgue o cronograma e as estratégias para a reabertura gradativa dos comércios nos municípios.

O prefeito esclareceu que segue as recomendações do Ministério Público e o Decreto Estadual. “Meu foco está na proteção à vida, tanto na saúde quanto na economia. Estamos junto com Sebrae e a Associação Comercial criando uma série de ações visando o fortalecimento do comércio. Precisamos encontrar o equilíbrio saudável“, destacou.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, as ações precisam estar bastante alinhadas para que não tenhamos prejuízo em nenhum ponto. “Isso precisa ser muito bem pensado para que o comércio possa passar por esse desafio da melhor maneira”, disse Gallina.

Também participaram da reunião o advogado da ACE, Dr. Evandro e Dr. Sandro Albok, secretário municipal de Assuntos Jurídicos.

Ficou acordado que a Associação Comercial de Caraguatatuba irá gerar um documento com alguns pontos que consideram importantes, para que seja integrado no documento geral do município.

Reuniões com representantes de igrejas

#PraCegoVer: Reunião da Prefeitura de Caraguatatuba com representantes religiosos (Foto: Divulgação/PMC)

Membros do Conselho de Pastores e representantes de igrejas evangélicas também participaram de um encontro com o prefeito Aguilar Junior.

Durante a reunião, organizada pelo presidente do Conselho do Pastores, Pastor Arthur Brulher, foram abordados aspectos importantes para o início do processo de retorno aos cultos e reuniões litúrgicas, que devem ocorrer após o dia 10 de maio.

Durante a conversa foram apontados diversos pontos como a redução do número de pessoas nas igrejas, o fracionamento dos cultos em encontros menores, o distanciamento entre os membros, a frequência de pessoas dos grupos de risco e o uso de máscaras e álcool em gel.

“Sabemos que a partir de agora precisamos reinventar nossa forma de realizar nossos encontros. Precisamos compreender e aceitar a situação atual, diluir as atividades para que elas sigam com segurança. Por isso é fundamental que possamos adotar uma nova conduta”, destacou o Pastor Arthur.

O prefeito Aguilar Junior também fez questão de apresentar o panorama geral da cidade, os casos e número de leitos, além de tirar as dúvidas dos pastores. “Preciso dividir com vocês a responsabilidade, pois sei o quanto a fé é fundamental e o quanto as pessoas precisam desses momentos de louvor e oração, por isso temos que estabelecer juntos esse compromisso de proteger as pessoas da melhor maneira”, destacou.

Ao final do encontro, os pastores se comprometeram a produzir um documento com sugestões e normativas que serão avaliadas e incluídas no documento base para o Plano de Retomada que deve ser executado após o dia 10 de maio, conforme decreto estadual.

Na tarde de hoje (23/04), o prefeito também se reuniu com lideranças da igreja católica para discutir os mesmos pontos.

 

Reunião com as Marinas

#PraCegoVer: Reunião online da Prefeitura de Caraguatatuba com empresários de Marinas do município (Foto: Divulgação/PMC)

Representantes de 10 marinas participaram de uma conferência online com o prefeito Aguilar Junior para discutir a questão do mercado náutico.

O grande ponto da conversa foi a liberação do trabalho interno para manutenção dos barcos. “Eu agradeço por vocês me procurarem e sei o quão desafiador é esse momento para todos, mas acredito que vamos encontrar juntos o melhor caminho”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Para Armando, proprietário da Marina Offshore, existe uma grande preocupação com o impacto econômico, mas também com a responsabilidade sobre os funcionários. “Todos estamos em risco, precisamos encontrar uma forma segura para funcionar, sem que isso afete a saúde de nossos colaboradores”, ressaltou.

Segundo Marcelo, proprietário da Marina Porto do Rio, apesar de todas as dificuldades, foi possível encontrar um grande ponto positivo. “Todos nos unimos para enfrentar isso. Em 20 anos de trabalho nunca tivemos essa união. Esse é um ponto positivo e que possamos seguir assim para fazer nosso mercado crescer. Precisamos sair dessa crise com segurança e saúde”, completou.

Durante a conversa cada um colocou seus pontos e sugestões para criação de normas. Ao final, ficou estabelecida a criação de uma instrução normativa para realização da manutenção dos barcos (trabalho interno).

Após o dia 10 de maio novas normas devem ser estabelecidas pensando na possibilidade de reabertura das marinas, também de maneira segura.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba entrega projeto de Planta Popular em casa
Prefeitura de Caraguatatuba entrega projeto de Planta Popular em casa

Em tempos do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, traz mais uma novidade para as pessoas que precisam ficar em casa. Quem precisa de um projeto de planta popular, agora pode receber a equipe em casa. O Planta Popular Delivery foi a forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/06/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas on-line em diversas áreas como: apreciação musical, introdução à teoria queer e os

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/06/2020
Pacientes e profissionais de saúde do Instituto de Nefrologia de Caraguatatuba são testados para Covid-1
Pacientes e profissionais de saúde do Instituto de Nefrologia de Caraguatatuba são testados para Covid-19

Cerca de 200 pacientes e 50 funcionários do Instituto de Nefrologia, Hipertensão Arterial e Diabetes (Inehdi) de Caraguatatuba, no bairro Cidade Jardim, passaram por teste rápido para a Covid-19, nesta segunda e terça-feira (8 e 9). O município é referência no tratamento de hemodiálise e recebe pacientes de São Sebastião,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/06/2020
Arquivo Municipal Arino Sant'Ana de Barros participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos
Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA), que ocorre de 8 a 14 de junho, em instituições arquivísticas de todo país. O Dia Internacional de Arquivos é comemorado em 9 de junho. Este ano, o tema

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/06/2020
Força tarefa de conscientização já abordou 800 pessoas nas ruas e 130 comércios de diversos bairros da cidade
Força tarefa de conscientização já abordou 800 pessoas nas ruas e 130 comércios de diversos bairros da cidade

A força tarefa criada pela Prefeitura de Caraguatatuba, para conscientizar a população sobre a prevenção da Covid-19, nas vias públicas e comércios, já abordou 800 pessoas, desde o início da ação, na última segunda-feira (22/6). A equipe formada por 130 pessoas, entre jovens da Guarda Mirim e artistas orientadores da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 24/06/2020