Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba consegue bloqueio de reservas nos sites Airbnb e Booking

Prefeitura de Caraguatatuba consegue bloqueio de reservas nos sites Airbnb e Booking
A Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu, na noite desta quarta-feira (08/04), uma liminar para bloqueio de reservas dos sites de locação de imóveis Booking.com Brasil Serviços de Reservas de Hotéis Ltda e Airbnb Serviços Digitais Ltda.
A medida tem como principal objetivo desestimular a vinda de turistas para a cidade no feriado prolongado da Paixão de Cristo, iniciado nesta sexta-feira (10/04).
Segundo a Prefeitura, é necessário que o poder público realize ações sistemáticas que visem restringir o fluxo de pessoas, como forma efetiva de prevenção da propagação do novo coronavírus (Covid-19) e de evitar ao colapso do sistema de saúde.
“As ações administrativas do Município junto aos hotéis e pousadas estão sendo constantes, porém, enquanto estes estabelecimentos se veem obrigados a cumprir a medida restritiva, os sites a todo momento estão dando novas opções de hospedagem, sem nenhum controle, em vários imóveis residenciais para locação de fins de semana e feriados, situação que torna impossível o exercício de fiscalização por parte do Município”, esclarece na ação.
A decisão pela concessão de tutela de urgência liminar foi assinada pela juíza de Caraguatatuba, Marta Andrea Matos Marinho.
Em seu despacho, a magistrada “impõe às rés que excluam de seus sistemas de pesquisa, no prazo de 24 horas, toda e qualquer oferta de hospedagem em residências, pousadas e hotéis desta cidade de Caraguatatuba, por prazo indeterminado, ou até cessar a situação de risco e emergência decretada, sob pena de multa diária de R$ 5 mil”.
E a mesma medida, de acordo com a decisão, é válida até a efetiva cessação da situação de risco e emergência, ou enquanto estiver vigente o Decreto Municipal 1.238/20.
“Nas circunstâncias de fato apresentadas é preciso utilizar-se do mecanismo de ponderação da teoria dos princípios, a fim de resolver o aparente conflito, para chegar à conclusão (não fácil, porém necessária) de que vulnera menos o direito à vida digna no atual estado de coisas a restrição temporária (e que perdure o mínimo possível) do direito de liberdade de ir e vir. Anoto ainda que a medida é necessária por respeito ao postulado da isonomia, uma vez que a atividade fim desenvolvida pelas demandadas equipara-se à atividade desempenhada por hotéis, pousadas e congêneres, esses que, em âmbito local, tiveram igualmente suas atividades-fim suspensas em razão da pandemia”, finaliza.
Veja Também Recentes

Covid-19: Caraguatatuba reacende alerta de preocupação com idosos
Os números da Secretaria de Saúde hoje, em Caraguatatuba, apontam que 80% dos óbitos e 60% das internações referentes ao Covid-19 são de idosos. Assim, é necessário reforço nos cuidados, já que a cidade possui 20 mil idosos. Das 123 mortes registradas na cidade, mais de 80% são de pacientes

2ª via do carnê do IPTU 2021 pode ser baixada no site da Prefeitura de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, está distribuindo 84.988 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 pelos Correios. O proprietário pode acessar 2ª via pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br, na parte destinada ao “Cidadão/Tributos”. É necessário ter em mãos o número da Inscrição Cadastral

Prefeitura de Caraguatatuba discute decreto da fase vermelha com profissionais de Educação Física
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, se reuniu nesta terça-feira (26), com cerca de 40 profissionais de Educação Física para discutir o Decreto Municipal 1.389/2021 que colocou o município, novamente, na fase vermelha do Plano São Paulo. Pelo documento, que segue as diretrizes do Plano

Vunesp divulga resultado da avaliação psicológica do concurso da GCM da Prefeitura de Caraguatatuba
A Fundação Vunesp publicou o resultado preliminar da avaliação psicológica do Concurso Público 01/2019 de Guarda Civil Municipal (GCM) de 2ª classe da Prefeitura de Caraguatatuba nesta quarta-feira (27/01), no Diário Oficial Eletrônico do Município (Edital 461) e no site https://www.vunesp.com.br/PMCR1901. Quem foi considerado inapto deve solicitar o procedimento

Ciapi de Caraguatatuba oferece atividades online por meio do Youtube
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) continua com a promoção de vídeos interativos para o canal no Youtube, criado no início da pandemia, com a suspensão das atividades presenciais. Até o momento, o canal tem 379 inscritos, 101 vídeos publicados e mais de