Pesquisar No Site

Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Publicado em: 09/03/2020
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Ao longo da semana passada, o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) recebeu cerca de 250 mulheres, que participaram das atividades e exames promovidos pela unidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ementado no dia 8 de março.

#PraCegoVer: Enfermeiras posam para foto com uma participante da palestra. Elas sorriem. As enfermeiras estão usando roupas cor de rosa e seguram uma moldura em homenagem ao Dia da Mulher com os dizeres: “todo dia é dia da mulher no pró-mulher” (Foto: Divulgação/PMC)

Só em atividades, que incluíram rodas de conversa, palestras e encontros voltados à saúde física e emocional da mulher entre médicos, enfermeiros e pacientes, ou não, da unidade, participaram cerca 70 mulheres.

A unidade investiu em uma semana inteira de trabalhos diferenciados para atender todas as mulheres com integridade, qualidade e cuidado, como o grupo de inserção ao dispositivo intrauterino (DIU).

As boas notícias não param por aí. Preocupada com o autocuidado, o Pró-Mulher realizou 65 mamografias e 68 exames de papanicolau, em pacientes que nunca realizaram os procedimentos preventivos.

Na sexta-feira (6), a enfermeira e coach, Nara Moraes, deu uma lição sobre empoderamento feminino e o efeito das ações da mulher nos dias atuais, em uma sociedade machista, com base em três fundamentos: autoestima, autoimagem e autoeficácia para dezenas de mulheres.

#PraCegoVer: A enfermeira Nara Moraes está em pé e fala ao público sobre experiências de vida. Ela é a palestrante do encontro (Foto: Divulgação/PMC)

Em suas palavras, a enfermeira iniciou o bate-papo e começou a interagir com o público quando fez o seguinte questionamento: “como está a sua imagem?”. Para ela, as mulheres também precisam “ter coragem de assumir imperfeições e pedir ajuda, para pessoas que realmente gostem da gente”.

Esbanjar empatia não é uma tarefa fácil. Tentar sentir a dor do outro e ter compaixão, também não. Em uma dinâmica que mexe com sentimentos, a enfermeira precisou ser profissional e confortar com palavras, algumas das pessoas presentes no encontro.

Emoção, comoção, abraços e interação. Nara pontuou que “esses encontros permitem uma conexão maior”. “As mulheres desabafam comigo, contam suas histórias e se abrem; isso é importante para mim; eu me conecto com elas de alguma forma, através da minha história de vida”, ressaltou a enfermeira.

Clarisse Cursi de Assis tem 67 anos. Ela é uma das frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e participou do encontro com Nara Moraes. “Foi um dos melhores convites que eu recebi; eu adoro encontros como esse, porque é uma troca de experiências muito grande”, disse.

Ter independência, se amar em primeiro lugar, se autovalorizar ou simbolizar luta e vigor? Não temos uma definição certa para “o que é ser mulher”, mas sabemos que elas querem conquistar o seu lugar e serem reconhecidas. E é com esse foco que o Pró-Mulher visa, não só a saúde física de suas pacientes, como também o emocional.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba
Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba

Os artistas e fazedores de cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo – LPG em Caraguatatuba, terão o prazo prorrogado para execução dos projetos contemplados nos Editais nº 22/2023, 23/2023 e 24/2023. A data foi estendida até 30 de junho de 2025. Após a solicitação de alguns artistas contemplados, foi referendada na reunião do Conselho Municipal de Política

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/06/2025
Sebrae de Caraguatatuba realiza capacitação sobre comportamento empreendedor e técnicas de apresentação de negócios
Sebrae de Caraguatatuba realiza capacitação sobre comportamento empreendedor e técnicas de apresentação de negócios

O Sebrae de Caraguatatuba realiza na próxima terça-feira (27), uma capacitação voltada a microempreendedores e interessados em impulsionar seus negócios com mais estratégia e confiança. Como parte da Semana do MEI, a programação incluiu o encontro “Comportamento Empreendedor e o Poder do Pitch”. A capacitação ocorre das 19h às 21h,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2025
Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua
Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua

A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu na manhã da última terça-feira (27), duas ações simultâneas na Praia do Centro e na Praça do Coreto, em Caraguatatuba, com foco na escuta qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/05/2025
Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado de Santo Antônio
Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado de Santo Antônio

As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar no dia 13 de junho (sexta-feira), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 05/06/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba atua em ocorrências de ameaça, tráfico de drogas e captura procurada pela Justiça
Guarda Civil de Caraguatatuba atua em ocorrências de ameaça, tráfico de drogas e captura procurada pela Justiça

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes na última semana em situações de ameaça, tráfico de entorpecentes e cumprimento de mandado judicial. Na noite de quarta-feira (5), a Guarda foi acionada por um morador da Rua Bartolomeu Bueno da Silva, no bairro Martim de Sá, após

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/06/2025