Pesquisar No Site

Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração

Publicado em: 13/03/2020
Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração
Prefeitura publica chamamento para credenciamento de clínicas veterinárias para castração

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou na edição nº 241 do edital do Diário Oficial Eletrônico do Município o Chamamento Público que visa o credenciamento de clínicas veterinárias para prestação dos serviços de castração cirúrgica nas espécies caninas e felinas.

O Edital e seus Anexos poderão ser obtidos na internet pelo site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/licitacoes.

Os pedidos de esclarecimento poderão ser protocolados na Secretaria de Administração, situada na Av. Siqueira Campos, nº 44, Centro, Caraguatatuba/SP, de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h30 até o dia 20 de março.

As empresas contratadas devem realizar prestação de serviços gratuitos à população no âmbito do Programa Anual de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos no município de Caraguatatuba, instituídos pela Lei Municipal nº 1298/2006, pelo período de 12 meses.

#PraCegoVer: Deitado, um cãozinho filhote em cima de uma mesa dentro de um consultório veterinário. Sua pelagem é de cor marrom, com focinho preto (Foto: Divulgação/PMC)

Importante ressaltar que o Programa Anual de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) e que a partir do momento que forem contratadas as clinicas o atendimento será aberto à população novamente.

Para participar do programa de castração o munícipe deverá apresentar no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de renda (três salários mínimos). Além disso, cães e gatos só serão castrados a partir dos seis meses de idade.

Segundo o CCZ de Caraguatatuba, desde o início do programa, cerca de 20 mil animais já passaram pelo CCZ e foram encaminhados para castração. Outros 20 mil pets foram microchipados.

Vacinação

O Governo do Estado disponibilizou para o município de Caraguatatuba 500 doses da vacina antirrábica que imuniza animais (cães e gatos) contra o vírus da raiva.

A vacina, que é aplicada em animais a partir dos três meses de idade, é o único meio de prevenção da doença e será aplicada somente em animais microchipados na feira de adoção deste sábado (14) no CCZ.

A médica veterinária do CCZ, Caroline Andrade, contou que “a raiva é transmitida principalmente por mordedura e lambedura, porque o vírus fica na saliva do animal”. Ela disse que a medida de prevenção é a mais eficaz contra a doença.

A veterinária listou alguns sinais clínicos da doença. “A tem diversas fases de evolução e seus sinais neurológicos incluem contrações musculares involuntárias, confusões, paralisias e mudanças de comportamento, que é um dos sintomas mais comuns”.

Caroline Andrade ressaltou que a única pessoa que pode saber se esses sinais clínicos são condizentes com raiva é um médico veterinário. E por isso, a pessoa precisa procurar os profissionais qualificados para o diagnóstico correto da doença.

A preocupação da doença é também com seres humanos. Pessoas mordidas por um cão, gato e morcego, que também pode ser um hospedeiro da doença, precisam procurar uma unidade de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Inicialmente, a pessoa precisa lavar o ferimento com água e sabão”, ressaltou a veterinária.

Veterinários recomendam que a vacinação contra raiva deva ser realizada anualmente. Se o animal recebeu a vacina pela primeira vez, o reforço precisa ser depois de 30 dias e assim seguir a recomendação anual.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024