Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba forma 3ª turma da Guarda Mirim

Publicado em: 06/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba forma  3ª turma da Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma 3ª turma da Guarda Mirim

Alegria, orgulho e felicidade. Em meio a muita emoção, foi realizada na noite desta quinta-feira (05/03), a cerimônia de formatura da 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Em destaque, o prefeito Aguilar Junior fala ao microfone durante a cerimônia de formatura de 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba. Ao fundo, estão os alunos do projeto (Imagem: Divulgação /PMC)

A solenidade aconteceu no Teatro Mário Covas e contou com a presença de diversas autoridades, as quais compuseram a mesa: o Prefeito Aguilar Junior; a Secretária de Educação, Márcia Paiva; os vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), presidente da Câmara Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China), Vilma Teixeira de Oliveira Santos e o diretor e professor do projeto Daniel Ribeiro de Souza.

Os cerimonialistas Lais Fontes e José Matheus Cosmo, guardas mirins da 1ª turma, conduziram a solenidade que teve como oradora a aluna Ana Luiza Trombim Rodrigues e como juramentista Cauê de Freitas Adriano.

A terceira turma da Guarda Mirim participou do curso de formação com duração de seis meses. Durante a formação, os 51 aspirantes foram preparados por professores e instrutores sobre noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Além do caráter educativo, de promoção da cidadania, a qualificação tem como objetivo preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho.

Sabor da conquista

Em seu discurso, o diretor do projeto e professor Daniel Ribeiro de Souza, enalteceu a conquista e a trajetória dos jovens que superaram muitos desafios e desesperanças, mas que se mantiveram firmes, unidos e agora estão colhendo os méritos de sua dedicação.

#PraCegoVer: Após a cerimônia de formatura, a 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba posa para foto (Imagem: Divulgação /PMC)

Acreditem em seus sonhos e busquem torná-los realidade através do caminho que lhes foi ensinado. Levem consigo o orgulho de carregar o brasão da Guarda, de vestir o azul. Lembrem-se que onde estiver um guarda mirim, ali estarão todos”, disse.

O prefeito Aguilar Júnior compartilhou da felicidade e emoção predominante durante a cerimônia. Agradeceu ao empenho de todos os envolvidos no projeto. “A Guarda Mirim é um projeto que surpreendeu a todos. Os impactos positivos na vida desses jovens, de suas famílias e, consequentemente, de nossa sociedade, é algo que não poderíamos imaginar quando desenhamos o projeto. É algo imensurável. Tenho muito orgulho em ter tomado a decisão que nos permite estar aqui hoje. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, fazendo as escolhas certas, que é a de cuidar de pessoas”, disse.

As autoridades presentes também parabenizaram o projeto. Falaram de sua importância para os jovens, para as famílias e para o município. Destacaram, ainda, o apoio recebido pela administração municipal para a implantação e manutenção do projeto, iniciado na gestão do prefeito Aguilar Júnior.

Após a entrega do certificado de conclusão do curso, os novos guardas mirins se colocaram em formação e, sob o comando do professor Daniel Ribeiro de Souza, abalaram as estruturas do Teatro Mário Covas com o tradicional brado do grito de guerra.

4ª turma

Seguem abertas, até 23h30 do dia 15 de março de 2020, as inscrições para a 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba. A partir desta turma, o curso de formação passa a ter um ano de duração.

Os interessados devem consultar todas as condições no edital: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2020/02/Edital_232.pdf

As inscrições são on-line e podem ser realizadas pelo link: http://guardamirim.caraguatatuba.sp.gov.br/

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024