Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental firmam parceria para fiscalizar ocupações e construções irregulares

Publicado em: 05/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental firmam parceria para fiscalizar ocupações e construções irregulares
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental firmam parceria para fiscalizar ocupações e construções irregulares

Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba e da Polícia Ambiental se reuniram nesta quinta-feira (-5/03) para definirem protocolo de ação em caso de ocupações e construções irregulares.

No dia anterior, uma ação em conjunto entre o órgão estadual e as Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente flagrou casos de crime ambiental no bairro Golfinhos, Região Sul da cidade.

#PraCegoVer: Representantes da Prefeitura e da Polícia Ambiental estão sentados à mesa em uma sala de reunião (Foto: Divulgação/PMC)

Conforme informações do tenente Jonas Stanich Conde, comandante do Pelotão da Polícia Ambiental de Caraguatatuba, o objetivo do protocolo é que após seus policiais identificaram algum tipo de infração em áreas de conservação, Preservação Ambiental, Parque Estadual, as equipes da Prefeitura possam chegar para dar o apoio logístico na remoção de materiais e mesmo demolição de construções ilegais, tudo isso em, um período máximo de 48 horas.

“Nosso objetivo é prevenir as degradações ambientais, porém, quando elas ocorrerem, que as construções irregulares sejam desfeitas o mais breve possível para que não sejam incentivadas novas degradações e ocorra a efetiva recuperação ambiental”, diz o comandante.

Para o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esse protocolo fortalece o Poder Público no combate às invasões de áreas e desmatamentos. “Intensificaremos a fiscalização em áreas passíveis de invasão”.

Um exemplo foi a fiscalização conjunta realizada nesta quarta-feira quando os fiscais da prefeitura e policiais ambientais flagraram duas construções irregulares no Golfinhos, com o desmatamento de vegetação nativa, como cinco árvores da espécie embaúba, e outra ação com início de obra.

Pelos crimes, a Polícia Ambiental lavrou auto de infração no valor de R$ 23 mil, sendo R$ 10 mil para cada um dos dois homens flagrados no ato da fiscalização pelo descumprimento do embargo da obra e R$ 300 para cada um pelo corte de cada uma das cinco árvores.

Willian Xavier, diretor de fiscalização e monitoramento ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, também entende que essa parceria é importante porque vai agilizar o combate aos crimes ambientais e sem burocracia. “Com essa nova diretriz do Estado, o processo será mais ágil e vamos dar o apoio logístico”, destacou.

A reunião desta quinta-feira contou, ainda, com a participação de Bruna Gandufe, diretora de Projetos da Secretaria do Meio Ambiente, que destacou que o poder público municipal pode ocupar áreas degradadas com o plantio de mudas.

 

Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Caraguatatuba conquista 12 medalhas em torneio de boxe em Mogi das Cruzes
Equipe de Caraguatatuba conquista 12 medalhas em torneio de boxe em Mogi das Cruzes

Os atletas de Caraguatatuba tiveram uma participação de destaque na 1ª edição da Pugilato Boxing Cup, realizada no último sábado (30), no Centro de Artes Marciais Jackson Durães, em Mogi das Cruzes. A competição reuniu boxeadores de diversas cidades do estado em evento organizado pela Federação Estadual de Boxe do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/06/2026
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba
Palestra com Dr. Álvaro Gonzaga integra programação da 10ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Álvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 10/06/2026
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal

Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 08/06/2026
Caraguatatuba realiza formatura unificada para alunos dos cursos em parceria com o Senai São José dos Campos
Caraguatatuba realiza formatura unificada para alunos dos cursos em parceria com o Senai São José dos Campos

Alunos que concluíram os cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas para Pintura Predial, Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos, Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Governo e ministrados por instrutores do Senai São José dos Campo, participaram da formatura conjunta, na quarta-feira (3), no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 09/06/2026
CAPA
Capacitação reforça segurança alimentar e qualifica manipuladores de alimentos em Caraguatatuba

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação. O curso foi ministrado pela nutricionista

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/06/2026