Pesquisar No Site

MP e Prefeitura ingressam com Ação Civil Pública para fechamento da Tamoios

Publicado em: 20/03/2020
MP e Prefeitura ingressam com Ação Civil Pública para fechamento da Tamoios
MP e Prefeitura ingressam com Ação Civil Pública para fechamento da Tamoios

O Ministério Público do Estado de São Paulo e Município de Caraguatatuba ingressaram com uma Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência liminar para o fechamento da Rodovia dos Tamoios (SP-99), principal via de acesso ao Litoral Norte.

Segundo o documento, a “saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) sugeriu aos Estados medidas voltadas a prevenir novas transmissões e a propagação da circulação do vírus, adotando medidas como o distanciamento social, a quarentena de casos confirmados e de pessoas que tiveram contato com pessoas contaminadas ou com suspeitas”.

De acordo com a Ação Civil Pública, depois de adoção de medidas restritivas pelo Estado sobre o novo coronavírus (Covid-19), houve aumento do contingente de turistas que acessaram o Litoral Norte e o Município de Caraguatatuba, aumento na ocupação hoteleira e a utilização/aglomeração nas praias, restaurantes e demais estabelecimentos turísticos, viabilizando um grave aumento de contágios pela proliferação do coronavírus no Município, advindo da transmissão pelos turistas de outras regiões do Estado e Brasil.

Como medida preventiva, o Município de Caraguatatuba editou os decretos municipais reconhecendo juridicamente a situação de emergência em todo território e dentre as medidas restritivas determinou o fechamento de estabelecimentos públicos, não essenciais, visto que 14% da população é idosa, sendo o grupo de maior risco de contaminação pelo vírus.

“A não adoção de medidas mais restritivas para evitar novas contaminações e o alastramento do coronavírus em Caraguatatuba gera grave risco à saúde pública, dado o real potencial de colapso do sistema de atendimento emergencial público de saúde atualmente existente. Vale reafirmar que isolamento não é férias. É urgente e necessário que cada pessoa permaneça recolhida em seu lar. Portanto, a determinação, por meio judicial, do fechamento da Rodovia dos Tamoios (SP-99) é medida preventiva urgente, apta e eficaz para prevenir a disseminação do vírus e o colapso do sistema de saúde em Caraguatatuba”, destaca no documento a promotora de Justiça de Saúde Pública, Regiane Maria Heil e os procuradores do Município de Caraguatatuba.

A ação exclui veículos de emergência e de locomoção para atendimento médico, transporte e abastecimento de suprimentos, de prestação de serviços essenciais; que comprovadamente estejam em trânsito para outra cidade, que comprovem atividade comercial na cidade ou vínculo domiciliar na cidade e nos demais casos imprescindíveis ao município através da emissão de autorização pela autoridade de trânsito municipal.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entende que a medida se faz necessária visto que é perceptível a vinda de turistas para as praias como forma de sair da capital e Região Metropolitana de São Paulo.

“Queremos preservar vidas acima de tudo e qualquer medida para evitar aglomerações é valida e por isso pedimos a sensibilidade do Judiciário, neste sentido”, destaca o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura recolhe 200 toneladas de lixo em Operação Bota-fora no final de semana
Prefeitura recolhe 200 toneladas de lixo em Operação Bota-fora no final de semana

Durante todo o final de semana, entre os dias 25 e 26 de abril, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou a Operação Bota-fora em toda a cidade, entre eles os bairros Sumaré, Tinga, Poiáres, Porto Novo e Massaguaçu. Aproximadamente 200 toneladas de inservíveis (móveis quebrados ou velhos) resíduos em geral foram

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 27/04/2020
Caraguatatuba confirma dois novos casos para Covid-19
Caraguatatuba tem 32 casos confirmados e quatro óbitos por Covid-19

Subiu para 32 o número de casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus em Caraguatatuba. Outras 37 pessoas que fizeram exame para Covid-19 aguardam o resultado em isolamento domiciliar. Há quatro óbitos comprovados pela doença e uma em investigação. Nesta quarta-feira (29), o município tem registrado cinco pessoas internadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/04/2020
Conselho de Esportes determina pagamento da bolsa auxílio aos profissionais do FIDA
Conselho de Esportes determina pagamento da bolsa auxílio aos profissionais do FIDA

O Conselho Municipal de Esportes (CME) de Caraguatatuba realizou na última quinta-feira (30/04) uma reunião para determinar o pagamento da bolsa auxílio do mês de abril para projetistas do Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA) da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer). Desde dia 23 de março, as aulas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/05/2020
Jovens de Caraguatatuba que completam 18 anos em 2020 têm até 30 de junho para fazer alistamento militar
Jovens de Caraguatatuba que completam 18 anos em 2020 têm até 30 de junho para fazer alistamento militar

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2002, devem se alistar nas Forças Armadas pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action. Todo brasileiro, do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar no serviço militar.  O prazo encerra

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 21/05/2020
Banco do Povo Paulista prorroga prazo para pagamento de parcelas
Banco do Povo Paulista prorroga prazo para pagamento de parcelas

O Banco do Povo Paulista (BPP) prorrogou para 60 dias, o prazo de pagamento das parcelas vigentes, referente aos contratos firmados de clientes não inadimplentes. A decisão é uma das medidas para conter os efeitos econômicos no estado de São Paulo, causado pela pandemia da Covid-19. A prorrogação do prazo

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 05/05/2020