Pesquisar No Site

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida
Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

A jovialidade, alegria e bem-estar tomaram conta do ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) na manhã do último sábado (7), devido à abertura e o início dos 11º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi).

#PraCegoVer: Atletas participam da ginástica da alegria chinesa da equipe de Tai Chi Chuan (Foto: Divulgação/PMC)

O Joremi, que é a competição de preparação para a 24ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI), que será realizada em São Sebastião, de 18 a 22 de abril, reuniu cerca de 200 atletas.

Os idosos mostraram que vivem muito bem e com muito mais qualidade de vida. Eles disputaram nas modalidades de atletismo, buraco, dominó, damas, natação, tênis, tênis de mesa, malha, truco, vôlei adaptado, bocha e xadrez.

A cerimônia reuniu autoridades do município, como vereadores e o secretário de Esportes, Flávio Nishiyama, que desejou “boa sorte aos atletas” e saudou os presentes.

#PraCegoVer: Marli e Ida disputam partida de dominó. Marli está costas e tem cabelos grisalhos e curtos. De frente, está Ida, com cabelos loiros (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com o apoio de enfermeiros voluntários do Colégio Tableau e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Além de Caraguatatuba, também participaram atletas de São Sebastião e Paraíbuna.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, também participou da cerimônia de abertura e representou o prefeito Aguilar Junior.

Em sua saudação, Samara agradeceu a presença de todos e ressaltou os trabalhos e os atendimentos que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza todos os dias.

“É uma alegria enorme estar aqui. Em nome do prefeito Aguilar Junior, quero agradecer a presença de todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste evento”, disse.

Segundo a presidente do Fundo Social “são 3 mil idosos cadastros e mais de 700 atendimentos por dia na Sepedi”. Depois do discurso, a primeira dama declarou aberta a 11ª edição do Joremi.

#PraCegoVer: Uma atleta participa de competição dentro da piscina. Ela usa roupas próprias para o esporte, óculos e touca (Foto: Divulgação/PMC)

Nos preparativos para a competição, a dupla Marli Raquel Batista, de 67 anos, e Ida Ferreira, de 81 anos, estavam sentadas em espaço reservado para competidores no aguardo para conhecerem as suas adversárias.

Elas são alunas de uma das atividades que mais requer concentração e técnica, o dominó. Ambas, praticam o jogo de pedras retangulares no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

Animadas, Marli e Ida disseram que “antigamente a disputa era mais difícil, porque elas jogavam contra homens e que hoje é bem melhor poder competir com mulheres”.

Questionada sobre a dificuldade do jogo e as técnicas, Ida sorriu e disse: “tem que saber usar a cabeça; é um exercício e você precisa contar as pedras e estar atento a cada movimento da adversária”.

#PraCegover: Atletas sobem no pódio para receberem medalhas da competição (Foto: Divulgação/PMC)

Competições a parte, em uma coisa Marli, que participa do Joremi pela segunda vez, e a veterana Ida, que já está na sua oitava edição, estão completamente certas. Para as duas “o Joremi é uma troca de experiências e um momento de socialização e interação, divertido e prazeroso”.

Ainda na cerimônia, cerca de 60 alunos da equipe de Tai Chi Chuan dos professores Benedito dos Santos, o “Ditinho” e Hemerson Carvalho, fizeram uma bela apresentação da ginástica da alegria chinesa com a participação e interação dos atletas e do público em geral, que prestigiava o evento.

O que resta agora é torcer pela equipe de Caraguatatuba. Os atletas classificados do Joremi têm pela frente o desafio de encarar os adversários da 24ª edição do JOMI.

A classificação completa e as modalidades do Joremi podem ser consultadas por aqui.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024