Pesquisar No Site

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida
Idosos participam da 11ª edição do Joremi e provam que estão na melhor fase da vida

A jovialidade, alegria e bem-estar tomaram conta do ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) na manhã do último sábado (7), devido à abertura e o início dos 11º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi).

#PraCegoVer: Atletas participam da ginástica da alegria chinesa da equipe de Tai Chi Chuan (Foto: Divulgação/PMC)

O Joremi, que é a competição de preparação para a 24ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI), que será realizada em São Sebastião, de 18 a 22 de abril, reuniu cerca de 200 atletas.

Os idosos mostraram que vivem muito bem e com muito mais qualidade de vida. Eles disputaram nas modalidades de atletismo, buraco, dominó, damas, natação, tênis, tênis de mesa, malha, truco, vôlei adaptado, bocha e xadrez.

A cerimônia reuniu autoridades do município, como vereadores e o secretário de Esportes, Flávio Nishiyama, que desejou “boa sorte aos atletas” e saudou os presentes.

#PraCegoVer: Marli e Ida disputam partida de dominó. Marli está costas e tem cabelos grisalhos e curtos. De frente, está Ida, com cabelos loiros (Foto: Divulgação/PMC)

O evento contou com o apoio de enfermeiros voluntários do Colégio Tableau e a equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Além de Caraguatatuba, também participaram atletas de São Sebastião e Paraíbuna.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, também participou da cerimônia de abertura e representou o prefeito Aguilar Junior.

Em sua saudação, Samara agradeceu a presença de todos e ressaltou os trabalhos e os atendimentos que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza todos os dias.

“É uma alegria enorme estar aqui. Em nome do prefeito Aguilar Junior, quero agradecer a presença de todos que contribuíram de alguma forma para a realização deste evento”, disse.

Segundo a presidente do Fundo Social “são 3 mil idosos cadastros e mais de 700 atendimentos por dia na Sepedi”. Depois do discurso, a primeira dama declarou aberta a 11ª edição do Joremi.

#PraCegoVer: Uma atleta participa de competição dentro da piscina. Ela usa roupas próprias para o esporte, óculos e touca (Foto: Divulgação/PMC)

Nos preparativos para a competição, a dupla Marli Raquel Batista, de 67 anos, e Ida Ferreira, de 81 anos, estavam sentadas em espaço reservado para competidores no aguardo para conhecerem as suas adversárias.

Elas são alunas de uma das atividades que mais requer concentração e técnica, o dominó. Ambas, praticam o jogo de pedras retangulares no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

Animadas, Marli e Ida disseram que “antigamente a disputa era mais difícil, porque elas jogavam contra homens e que hoje é bem melhor poder competir com mulheres”.

Questionada sobre a dificuldade do jogo e as técnicas, Ida sorriu e disse: “tem que saber usar a cabeça; é um exercício e você precisa contar as pedras e estar atento a cada movimento da adversária”.

#PraCegover: Atletas sobem no pódio para receberem medalhas da competição (Foto: Divulgação/PMC)

Competições a parte, em uma coisa Marli, que participa do Joremi pela segunda vez, e a veterana Ida, que já está na sua oitava edição, estão completamente certas. Para as duas “o Joremi é uma troca de experiências e um momento de socialização e interação, divertido e prazeroso”.

Ainda na cerimônia, cerca de 60 alunos da equipe de Tai Chi Chuan dos professores Benedito dos Santos, o “Ditinho” e Hemerson Carvalho, fizeram uma bela apresentação da ginástica da alegria chinesa com a participação e interação dos atletas e do público em geral, que prestigiava o evento.

O que resta agora é torcer pela equipe de Caraguatatuba. Os atletas classificados do Joremi têm pela frente o desafio de encarar os adversários da 24ª edição do JOMI.

A classificação completa e as modalidades do Joremi podem ser consultadas por aqui.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O mês de maio nos lembra de que, infelizmente, ainda temos que combater um mal que atinge muitas crianças e adolescentes, bem como a seus familiares: o abuso e a exploração sexual. Esta é uma luta que se faz necessária e precisa contar com a participação de toda a sociedade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 18/05/2020
Inscrições abertas para ‘Ciclo de Oficinas Práticas e Remotas de Dança Contemporânea’ com Andrea Thomioka
Inscrições abertas para ‘Ciclo de Oficinas Práticas e Remotas de Dança Contemporânea’ com Andrea Thomioka

As Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas até 22 de maio para interessados que queiram participar do ‘Ciclo de Oficinas Práticas e Remotas de Dança Contemporânea’, ministrado por Andrea Thomioka. O candidato deve enviar uma carta de interesse

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 21/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novas medidas para ajudar no controle da fila da Caixa Econômica
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novas medidas para ajudar no controle da fila da Caixa Econômica

A Prefeitura de Caraguatatuba adotou, nesta segunda-feira (4), novas medidas para ajudar no controle da fila na Caixa Econômica Federal (CEF). Mais 10 controladores de acesso foram para a agência se juntar os outros cinco que trabalham desde a semana passada. A população também ganhou apoio da Sabesp que colocou

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba volta a apoiar CEF para novos saques de auxílio emergencial
Prefeitura de Caraguatatuba volta a apoiar CEF para novos saques de auxílio emergencial

O governo federal definiu o cronograma para pagamento da segunda parcela do auxilio emergencial de R$ 600. Os depósitos começam a partir do dia 20 de maio e os saques no dia 30. Com isso, a Prefeitura de Caraguatatuba volta à parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) para dar

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre fake news do uso de máscaras em carros particulares
Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre fake news do uso de máscaras em carros particulares

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, alerta que a informação disparada nas redes sociais referente à obrigatoriedade do uso de máscara em carros particulares é uma fake news. Não usar máscara ao dirigir veículos particulares não acarreta em multa, perda de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/05/2020