Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba distribui 120 mil preservativos para os blocos de carnaval da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba distribui 120 mil preservativos para os blocos de carnaval da cidade
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realizou nesta quarta-feira (19) a distribuição de 120 mil preservativos gratuitos para os foliões dos 17 blocos de rua, que irão agitar o carnaval da cidade.
A ação é focada em todos os públicos, adolescentes e adultos, e tem como objetivo a conscientização do uso de preservativos, que é o método mais acessível eficaz para se prevenir do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como sífilis e hepatites virais.

#PraCegoVer: Giseli Santos, representante da UAMI, e Alemão, representante do Bloco dos Troxas posam para foto (Foto: Divulgação/PMC)
Os preservativos foram entregues em um encontro realizado na sede da Secretaria de Turismo (Setur) de Caraguatatuba e contou com a presença dos representantes da UAMI e dirigentes dos blocos carnavalescos.
Quem também participou da reunião foi o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano. Ele ressaltou a importância da ação. “A ideia é que vocês distribuam os preservativos nos blocos e conscientizem os participantes sobre a prevenção”, disse.
O fundador do Bloco dos “Troxas”, Diogo Cabelo Dias Neto, mais conhecido como Alemão, recebeu os preservativos e garantiu que irá “distribuir os itens para todos os foliões”. A preocupação de Alemão com a prevenção é antiga. Só no ano passado, ele distribuiu cerca de 3 mil preservativos e que “quando a pessoa vai comprar o abadá, os preservativos ficam bem visíveis em cima de uma mesa”.
Giselli dos Santos, responsável pelo programa IST/AIDS da UAMI, reforçou que “a unidade está de portas abertas para a realização dos testes rápidos e gratuitos e que todas as unidades de saúde já estão abastecidas para o carnaval com preservativos e matérias educativos, que informam sobre as IST’s”.
Durante todo o ano, a equipe da UAMI está empenhada na realização de testes e ações de conscientização de IST’s. Estes testes dão ao paciente, de foram segura e sigiloso, o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites virais.
A UAMI faz parte do Programa Municipal de Prevenção de IST’s vinculado a Secretaria de Saúde do Estado. A unidade tem a responsabilidade de identificar um diagnóstico precoce, seguido de um aconselhamento. Se o resultado der positivo, o paciente será acolhido e atendido. A partir daí, ele poderá iniciar a fase de tratamento.
Qualquer pessoa, a partir de 12 anos, pode realizar os testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis. Os interessados podem comparecer a unidade que está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré, de segunda a quinta-feira das 11h às 15h30.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana
Caraguatatuba será palco do grande encontro off-road 4×4, o “JipeFest 2026”, neste fim de semana, de 16 e 18 de outubro, com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas, exposição de veículos e shows. A programação também inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba
Caraguatatuba é campeã invicta no Campeonato da Federação Paulista Regional de Basquete
A equipe masculina de basquete Sub-18 de Caraguatatuba conquistou, na última sexta-feira (2), o título do Campeonato da Federação Paulista Regional. Na decisão, disputada em Taubaté, os atletas caraguatatubenses venceram Guaratinguetá por 72 a 56 e encerraram a competição com 100% de aproveitamento. A campanha contou com sete jogos e
Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada
O Cadastro Único, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na última sexta-feira (2) o programa “64+”, iniciativa desenvolvida por uma assistente social da pasta com o objetivo de orientar moradores de Caraguatatuba sobre os preparativos necessários para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao completar 65 anos.
Reclamações financeiras e internet fixa são destaques no ranking do Procon de Caraguatatuba de setembro
O balanço de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe a formalização dos 437 dos 895 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de setembro. Desse total, 458 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O Procon de Caraguatatuba recebeu 154 queixas de envio de
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba recuperou, na manhã desta quarta-feira (7), uma motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de roubo, no bairro Travessão, Nova Caraguá I. Durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu do Centro de Operações Integradas (COI) a informação sobre a localização da motocicleta na